Nintendo PS3 Xbox 360

Nova Xbox e PS4 Podem Juntar-se à Wii U Em 2012

Nova Xbox e PS4 Podem Juntar-se à Wii U Em 2012

O mercado está preparado para novas consolas? Esta é uma pergunta legítima e lançamento perro da Playstation Vita no Japão não é encorajador, mas 2012 não será apenas o ano em que a portátil da Sony chega à Europa, como também o ano de lançamento da Wii U e agora correm rumores de que a nova Xbox e a PS4 podem marcar presença na E3.

Se olharmos para a PS3 e Xbox 360 percebemos que elas se estão a dar bem, todos os meses são lançados jogos de qualidade. Os jogadores debatem-se é com o preço dos jogos, pois apesar de já existir alguma diversidade nesse departamento e jogos a preços baixos, os novos lançamentos ainda são excessivamente caros. A questão é simples, será que com uma crise económica a alastrar-se pela Europa e a fazer-se sentir um pouco por todo o mundo, existe de facto espaço para novas consolas potentes mas também ultra-caras?

No caso da Playstation Vita estamos a falar de uma portátil, o seu preço de lançamento até pode ser considerado acessível quando comparado por exemplo com um colosso como foi a PS3 ou a Xbox 360. Mas em 2012 chega a Wii U, uma consola que pretende redefinir a forma como jogamos videojogos e de acordo com os últimos rumores, este ano as novas consolas da Sony e Microsoft já devem marcar presença na E3 numa preparação para um futuro lançamento, quem sabe, em 2013.

Novos gráficos, nova potência, novos jogos e preços mais elevados. É isto que vem com as novas consolas e que permanece durante alguns anos até que finalmente os preços comecem a baixar. Os gamers estão sempre preparados para experimentar coisas novas, já no que diz respeito às suas carteiras, a conversa é outra.

A crise financeira afeta inevitavelmente o poder de compra de todos, é verdade que a indústria do gaming consegue atravessar estes períodos relativamente incólume, mas também é verdade que são poucas as vezes em que uma crise financeira tem tanta probabilidade de se espalhar descontroladamente. Olhando para o mercado é dificil perceber as razões para uma nova consola da Sony e da Microsoft neste momento, a não ser a de não ficar atrás da Nintendo que mais uma vez se antecipou.

O que parece ser certo é que tanto a Microsoft como a Sony vão apresentar as suas consolas na E3 deste ano, talvez não sejam revelados preços nem datas de lançamento, mas preparem-se para assistirem a mais uma evolução no mundo do gaming e já agora, talvez seja uma boa ideia ir preparando as carteiras.

Fontes: MCV, Videogamer

Paulo Figueiredo
O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Também poderás gostar de: