Jogos Indie PC

O Fantástico Mundo de Oozi: Earth Adventure

O Fantástico Mundo de Oozi: Earth Adventure

Se é verdade que os videojogos independentes estão claramente em alta, também é verdade que um género parece ser o mais dominador, o dos jogos de plataformas. Oozi: Earth Adventure é para variar mais um belíssimo jogo de plataformas 2D que tem feito sucesso na Xbox 360 e chegou recentemente ao PC.

Os jogos de plataformas quase ajudaram a definir o conceito de gaming e fazem questão de marcar presença em todas as gerações. Há já alguns anos atrás nós temos assistido a um fenómeno interessante, o ressurgir do jogo de plataformas 2D clássico mas adaptado aos tempos modernos.

Oozi
Um alien, uma aventura de plataformas e toda a glória do 2D…

Agora são cada vez mais os jogos de plataformas 2D no mercado e o Oozi: Earth Adventure é provavelmente um dos melhores que andam por aí. Nele nós controlamos Oozi, um alien que parece estar sempre bem disposto e que acaba por se despenhar num planeta desconhecido e perigoso.

O jogo foi desenvolvido pela Awesome Games Studio que optou pelo formato clássico 2D com uma jogabilidade totalmente “old school” baseada em saltos e acompanhada por visuais em HD magníficos.

Oozi-1
Oozi: Earth Adventure é um dos jogos de plataformas mais bonitos que andam por aí…

Nas últimas semanas nós temos realçado a importância de um bom trabalho artístico num jogo 2D, porque de facto ele é meio caminho andado para que um jogo seja alvo de muita atenção e despolete interesse suficiente para que não passe despercebido.

Em Oozi: Earth Adventure esse trabalho foi muito bem executado. Recheado de cores, criaturas divertidas e ambientes cheios de vida, devo confessar que este é um dos jogos mais bonitos que eu vi este ano.

A jogabilidade é a esperada para o género, preparem-se para darem um grande número de saltos e para morrerem muitas vezes. Existem vários níveis de dificuldade mas para quem procura por um bom desfio a minha sugestão é que experimentem o “hardcore” e lidem com as frustrações de uma morte rápida.

Temos quatro mundos distintos à nossa espera: a selva, a cave, o laboratório e o planeta alien, pelo caminho existem diversos inimigos e claro, os malditos bosses. Para além disso temos um modo “Arcade” semelhante ao história mas este com o tempo limite e há também um “Challenge mode” para nos levar à loucura com a sua dificuldade por vezes extrema.

Oozi-2
Pode ter um visual infantil, mas no “hardcore” preparem-se para um desafio…

No modo de história existem ao todo 20 níveis e 4 bosses, dependendo do nível de dificuldade são várias horas de jogo que nos esperam. A Awesome Games Studio diz que são 5 horas, mas eu já estou a jogar no “hardcore” há cerca de 3 e ainda não vou a meio, portanto calculo que deve ser um pouco mais.

Tanto me falaram deste jogo na Xbox 360 que eu tinha de o experimentar e as minhas primeiras impressões de Oozi: Earth Adventure no PC são ótimas. O jogo é divertido e relembra os títulos do passado que tantas alegrias deram aos gamers, é visualmente polido, capaz de agradar a pequenos e graúdos e tendo em conta o seu preço reduzido, não há razões para não o comprarem.

É também bastante óbvio que o jogo possui qualidades mais do que suficientes para justificarem a sua entrada no Steam, por essa razão aproveitem para visitar a página oficial e contribuírem com o vosso apoio. Se ainda tiverem dúvidas experimentem o demo e vejam vocês próprios o que ele tem para oferecer.

Se estás a desenvolver um jogo independente ou se achas que nós deveríamos dar destaque no Gaming Portugal a um determinado videojogo, então envia-nos um email em geral [arroba] gamingportugal.com ou visita o nosso fórum oficial e deixa-nos lá a tua sugestão.

Paulo Figueiredo
O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Também poderás gostar de: