Notícias PC

Os MMO’s Estão Demasiado Fáceis?

Os MMO's Estão Demasiado Fáceis?

Quem faz a pergunta é Mark Kern, o ex-funcionário da Blizzard que esteve muito envolvido no World Of Warfcraft e que agora dedica o seu tempo ao MMOFPS chamado Firefall, questionou a facilidade que carateriza o MMO moderno e receia que o formato tenha perdido a sua magia.

World Of Warcraft foi o primeiro grande MMO, inovador o jogo conquistou rapidamente o interesse de milhões de gamers. Nos seus estágios iniciais World Of Warcraft estava longe de ser uma experiência fácil, os jogadores eram obrigados a percorrer o mundo de Azeroth e pelo caminho encontravam inúmeros perigos. Havia um factor “desconhecido” que exigia que os gamers explorarem e descobrissem eles próprios todos os segredos do jogo.

Mas com a popularidade veio também o facilitismo, a Blizzard foi melhorando o seu jogo mas também o foi tornando gradualmente mais fácil. Hoje World Of Warcraft nada tem a ver com a versão original e muitos gamers defendem que a facilidade tornou-se excessiva.

Mark Kern parece concordar com esse ponto de vista, ele acha que se perdeu a magia de “toda a viagem” que o gamer fazia até chegar ao nível máximo. Ele parece arrependido de ter ajudado a Blizzard precisamente a seguir esse caminho durante alguns anos e tem receio que isso tenha contribuído para dar cabo do género.

Kern parece ter alguma razão quando se refere ao WOW que está à parte de todos os outros MMO’s graças à sua longevidade. Porém se olharmos para o mercado dos videojogos neste momento, vemos que nunca antes existiram tantos MMO’s e que eles não só conseguem atrair multidões como são lucrativos.

Existe de facto algum aborrecimento generalizado com a experiência clássica do MMORPG, mas por outro lado as companhias já começam a explorar experiências massivas online em géneros diferentes. Jogos tremendamente bem sucedidos como o Planetside 2 ou League Of Legends provam-nos que os MMO’s continuam a ser muito populares e uma fórmula que pode resultar muito bem.

Sobre o World Of Warcraft, o seu inevitável destino e caso o número de subscritores continue a descer como tem descido até agora, talvez passe pela adoção em pleno de um formato free-to-play. Para já o popular jogo parece estar numa fase clara de declínio e mudanças são precisas.

Obrigado, MMORPG

Última atualização: Julho 2, 2013 às 15:27

Paulo Figueiredo

O Figueiras é um elemento fundamental da Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada impede-o de acumular uma posição de maior destaque. A sua participação na Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Subscrever
Notificações de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários