Artigos PC PS3 Xbox

OUYA: Um Player De Peso No Mercado Das Consolas?

OUYA: Um Player De Peso No Mercado Das Consolas?

O futuro não poderia ser mais incerto para o mercado das consolas. Neste momento regista-te um ligeiro declínio no mercado de gaming nas consolas, que não é suficiente para abalar a sua posição dominadora no mercado global mas é um indicador de que a mudança pode chegar quando menos se espera. De um momento para o outro surgiu a OUYA, uma consola com um novo conceito que estabeleceu os seu limite de financiamento nos 950 mil dólares mas já supera os 3 milhões. Será esta consola tão revolucionária como muitos julgam?

Prudência não é uma palavra que agrade a maior parte dos gamers que são por natureza movidos pelo impulso, mas eu acredito que nesta altura ela deve ser levada muito a sério. Não é que eu não considere este projeto interessante, porque tal como muitos de vocês eu gostei do que vi. Só acho que para já é demasiado prematuro apelidá-la de revolucionária ou depositar demasiadas esperanças nela, até porque tudo pode mudar em muito pouco tempo e nem sempre as ideias geniais resultam como se espera.

Olhemos então para o mercado das consolas nos últimos tempos:

  • 1. Temos as gigantes PS3 e Xbox 360 que dominam o mercado.
  • 2. Alguém se esqueceu da Wii? Ela foi inovadora, revolucionária e até vendeu bem mas nunca conseguiu ocupar o lugar de consola de eleição dos gamers que não abdicaram da sua PS3 e Xbox 360.
  • 3. Está a chegar a Wii U que pretende continuar a inovar e se possível revolucionar e irá com toda a certeza tentar ser uma primeira escolha.
  • 4. Rumores de consolas de nova geração da Sony e da Microsoft circulam pela web e 2013 é apontado como o seu ano.
  • 5. O “cloud gaming” promete explodir em 2013 e a Sony com a compra da Gakai parece disposta a fazer uso dele.
  • 6. Da Valve vai chegar o “The Big Picture” que essencialmente irá transformar ainda mais o computador numa consola.
  • 7. A OnLive já possui a sua micro-consola de “cloud gaming” que mais cedo ou mais tarde deve chegar à Europa.
  • 8. Temos as consolas portáteis, o mobile a rivalizar, o gaming diretamente no browser com perspectivas de crescimento e até gaming no Facebook que explodiu.

Ou seja, poucas pessoas serão capazes de prever com exatidão o que se vai passar no futuro. A única certeza é que vem por aí muita mudança, aliás alguns analistas mais corajosos defendem que a consola moderna tal como nós a conhecemos vai desaparecer. A OUYA de certa forma veio dar alguma razão a quem acredita nisso, porque se trata quase de uma redefinição do conceito de consola.

O apoio a esta nova consola tornou-se massivo por uma simples razão, ela parece ser a consola com o qual os gamers sempre sonharam. Livre, aberta à experimentação e um aparelho que no fundo é mais do que uma simples consola, o conceito é inspirador e um tanto ou quanto utópico mas completamente exequível.

Se ela será assim tão revolucionária ou capaz de fazer algo de novo que ainda não tenha sido feito? Enfim, só o tempo poderá responder a esta pergunta. Na minha opinião pessoal para já ela é uma boa ideia com enorme potencial, mas eu não espero que rivalize com as grandes consolas, pelo contrário acredito que ela vai criar e ocupar um novo lugar no mundo do gaming.

ouya-consola
OUYA poderá ser chamada de nova consola ou é mais do que isso?

Prefiro refrear o meu entusiasmo e tentar analisar tudo com objetividade mas uma coisa é certa, para os gamers o futuro é promissor. Vamos ter mais por onde escolher, plataformas a preços baixos e haverá mais espaço para independência e criatividade o que se traduzirá em videojogos cada vez melhores.

Diogo Mota

O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.

Também poderás gostar de: