Imagina que podes jogar todos os teus jogos de PC onde quiseres e em múltiplos aparelhos na “cloud”. É precisamente isso que a SHADOW oferece com o seu “Shadow PC|Gaming”, um autêntico computador de gaming “nas nuvens”.
Sempre que se fala em “cloud” a SHADOW tem sido um nome repetido vezes sem conta. A companhia é especializada na oferta de computadores na “cloud” para todo o tipo de funções.
O Shadow PC|Gaming é o nome do seu serviço de subscrição dedicado ao mundo dos videojogos e que essencialmente oferece aos seus subscritores a possibilidade de terem um computador de gaming na “cloud”.
Nesse computador os jogadores podem instalar os seus videojogos para depois poderem jogá-los na “cloud”, em todo o tipo de aparelhos compatíveis: computadores; smartphones e tablets; Smart TVs; boxes e até VR.
O Shadow PC|Gaming é diferente do Xbox Cloud Gaming, porque não inclui na sua subscrição o acesso a um catálogo de jogos e é diferente do Geforce Now porque o jogador necessita de instalar, ele próprio, os videojogos no seu computador da “cloud”.
Comparando superficialmente os três serviços, o Shadow PC|Gaming é tecnicamente mais completo e o único no qual o utilizador tem de facto acesso sem restrições a um PC de gaming na “cloud”.
Embora a SHADOW não seja a única companhia no mercado a oferecer este tipo de serviço, ela é uma das mais referenciadas pela sua qualidade um pouco por todo o mundo.
Pois bem, nos últimos meses nós fomos conhecer melhor este serviço e testámos nós próprios a sua capacidade. Será que esta companhia é merecedora de todos os elogios? Continua a ler e descobre a resposta.
Como começar a usar o serviço no PC e outros aparelhos?
O Shadow PC|Gaming é um serviço de subscrição e muito à semelhança do que acontece com o Xbox Cloud Gaming ou o Geforce Now, só precisas de criar uma conta, subscrever o serviço, esperar que a tua máquina seja preparada e depois poderás começar a utilizar o teu computador de gaming na “cloud”.
Após o pagamento, o tempo estimado de espera para que a tua máquina esteja pronta é de 60 minutos.
Neste momento existem três planos de subscrição disponíveis. O Discovery que é o mais barato de todos, o Boost que é um pouco melhor e finalmente o Power que é, digamos, o plano “premium” dos três.
Os preços não são muito convidativos, especialmente em comparação com os mais populares Xbox Cloud Gaming ou Geforce Now. Mas o que é certo é que nenhum destes dois oferece o acesso, sem restrições, a um computador de gaming.
O plano utilizado para esta análise foi o “Power”, a versão mais robusta do serviço de gaming da SHADOW.
A experiência de acesso ao PC de gaming na cloud
Com a subscrição feita e a máquina disponível é só aceder ao computador de gaming. Esse acesso pode ser feito de várias formas dependendo dos aparelhos nos quais pretenderes utilizar o serviço.
Estão neste momento disponíveis aplicações para: Windows; macOS; Linux; Raspberry Pi OS; Android; iOS e para Oculus Quest.
também é possível aceder diretamente de um “browser” compatível sem necessidade de instalar a aplicação.
uma pequena nota
Nós optámos por dedicar a maior parte do nosso acesso através de outros computadores (desktops e laptops) e há uma razão para isso. Tudo está relacionado com a forma como o Shadow PC|Gaming é anunciado.
A SHADOW anuncia o seu serviço de gaming como sendo de topo. Ela afirma que os computadores mais desatualizados, e que têm problemas para correr os jogos mais modernos, podem regressar à sua antiga glória quando eram máquinas poderosas. Tudo devido ao Shadow PC|Gaming .
São afirmações audazes e por isso nesta análise decidimos analisar o Shadow PC|Gaming enquanto alternativa viável para o jogador moderno. Que é como quem diz:
Será que em vez de comprar um PC de gaming eu posso simplesmente subscrever o Shadow PC|Gaming
uma pequena nota
Voltando ao que interessa…
Instalámos a aplicação em vários desktops e portáteis. A instalação é muito simples e a aplicação é uma espécie de “launcher” através do qual podemos estabelecer a ligação com o nosso computador de gaming na “cloud” e começar a utilizá-lo.
O acesso ao computador processa-se com bastante rapidez e depois é como se estivéssemos a utilizar o nosso próprio computador de gaming em casa.
A experiência de utilização do PC de gaming na cloud
Neste serviço nós temos de facto acesso a um PC de gaming na “cloud” sem restrições, o que significa que podemos utilizá-lo e configurá-lo ao nosso gosto.
O que temos em mãos é um computador de gaming com o Windows 10 (como a nossa versão é a “Power”, o update para o Windows 11 também é uma opção) instalado e pronto a utilizar. A primeira coisa que fizemos foi atualizar o Windows e as drivers da placa gráfica.
Depois disso instalámos as principais plataformas de distribuição digital (Steam, Epic Games etc…). Seguiu-se o descarregamento e instalação de alguns jogos, e de imediato constatámos que as velocidades de download são excelentes.
Descarregar jogos de 90GB ou mais de 100GB não é um problema e apesar de, cá em Portugal, nós já estarmos habituados a velocidades-rápidas, é sempre agradável quando de facto a SHADOW anuncia essas velocidades e cumpre a sua palavra.
Enquanto isso decorria fomos aproveitando para realizarmos alguma costumização…
Alteramos o fundo do ambiente de trabalho, adicionámos algum software que consideramos indispensável para um computador de gaming e a experiência é virtualmente idêntica a utilizarmos o nosso próprio computador local.
Quando acedemos ao PC na “cloud” o software coloca-nos em “fullscreen”, no entanto é possível alternar para o modo janela e voltar ao computador local sempre que for necessário.
As transferências de ficheiros entre o computador local e o computador na “cloud” são fáceis e no geral tudo é simples, rápido e sem percalços, especialmente para quem já está habituado a trabalhar com computadores.
A qualidade da experiência de jogo
Já estabelecemos que utilizar um computador da SHADOW é virtualmente idêntico à utilização de um computador local. Mas foi quando começámos a correr videojogos nele que percebemos o seu verdadeiro potencial.
A qualidade da experiência de jogo é acima da média no Shadow PC|Gaming. O pacote “Power” é dispendioso, mas o tipo de “performance” que é possível retirar dele é francamente boa.
Na nossa opinião (e neste campo fizemos questão de reunir as opiniões de todos os membros da equipa), o Shadow PC|Gaming está um patamar abaixo da performance do Geforce Now, mas é superior ao do Xbox Cloud Gaming.
Mas será que, à semelhança do que acontece com o Geforce Now, a experiência no Shadow PC|Gaming é tão boa que se torna difícil perceber quando um jogo está a correr localmente num PC de gaming ou através da “cloud” num computador da SHADOW?
Identificar corretamente jogabilidade local e jogabilidade na “cloud
Recorremos ao mesmo teste realizado nas reviews da “Xbox Cloud Gaming” e “Geforce Now” que embora seja trabalhoso, é, na nossa opinião, o melhor indicador do desempenho que tem um serviço de gaming na “cloud”.
O teste foi restringido ao 1080p pelas seguintes razões:
- Ela é a resolução mais comum em Portugal;
- Acreditamos também que a experiência em 1080p é a mais desafiante para distinguir entre experiência na “cloud” e local;
- Xbox Cloud Gaming só suporta 1080p e fazer este teste num computador da SHADOW a uma resolução maior retirava a possibilidade de qualquer comparação;
- Para um serviço de “cloud gaming”, atingir qualidade nesta resolução, significa que ele pode ser visto como uma alternativa à experiência local;
- Quisemos dar margem às velocidades de Internet. O 1080p é a resolução na qual é possível obter os melhores resultados até com velocidades de Internet que não sejam muito rápidas.
Parâmetros
- Pacote testado: Power (pacote premium da SHADOW para gaming)
- Plataforma de testes: Vários computadores de gaming modernos e antigos, incluindo máquinas que não cumpriam requisitos para correr os jogos mais exigentes.
- Número de jogos testados: 5
- Número de sessões por jogo: 2 sessões por jogo (uma local|uma na “cloud”)
- Tempo de duração de sessão: cada sessão (uma local|uma na “cloud”) teve a duração de 20 minutos.
- Tempo de duração total das sessões por jogador: no total, cada um de nós foi exposto a 200 minutos de jogabilidade ao longo de várias semanas, alternando sessões de jogabilidade local e na “cloud”
- Tempo de duração total das sessões: 1200 minutos com todas as sessões contabilizadas
- Jogos testados: Diablo IV, Marvel’s Guardians of the Galaxy; Senua’s Saga: Hellblade II; Starfield; Have a Nice Death;
- Condições: Mesma resolução e definições gráficas. Torre do PC local foi colocada numa divisão diferente e router ocultado do olhar da pessoa testada.
- Resposta: após cada sessão o alvo do teste respondia à pergunta: “Este jogo foi corrido localmente ou na “cloud?”
Resultado dos testes Shadow PC Gaming
Nome | Total de jogos testados | Bem identificados |
---|---|---|
Ary (editor-sénior) | 5 | 2 |
Hélio (editor-chefe) | 5 | 2 |
Gualter (editor) | 5 | 3 |
Hélder (editor) | 5 | 2 |
Márcio (editor) | 5 | 4 |
Paulo (editor) | 5 | 2 |
O resultado é evidente, todos tivemos dificuldades para distinguir entre a experiência local e a experiência na “cloud”.
Isto é um testemunho da qualidade do Shadow PC|Gaming e de como este serviço consegue aproximar-se da experiência de correr um videojogo localmente.
A estabilidade da experiência de jogo
Por estabilidade entenda-se, uma experiência consistente e que causa o mínimo de problemas possível. Essa é a principal razão pela qual a nossa análise ao serviço se estendeu ao longo de dois meses.
Jogámos vários géneros de jogos, instalámos e desinstalámos jogos de todos os tamanhos. Tivemos sessões de jogo que duraram várias horas e outras mais breves de alguns minutos.
Durante todo esse período o serviço revelou uma estabilidade notável. Não registámos nada que possa ser considerado de problema recorrente.
Por vezes (muito poucas) fomos obrigados a reiniciar a “stream” porque ela parou. Ou seja, o computador na “cloud” estava a funcionar perfeitamente, mas por alguma razão a “stream” simplesmente bloqueou. Reiniciar resolveu prontamente o problema.
A par do Geforce Now foi das experiências de “cloud gaming” mais estáveis que nós já tivemos.
Mas um computador de gaming não dá mais trabalho?
Por um lado ter de gerir um computador de gaming é mais trabalhoso do que simplesmente escolher o jogo como acontece com um serviço como o Geforce Now ou o Xbox Cloud Gaming.
Pelo outro, instalar o software das principais plataformas digitais e descarregar os videojogos não é propriamente uma tarefa que possa ser considerada muito complexa.
Obviamente existem problemas que podem ocorrer com a máquina virtual. Mas partindo do principio que a sua utilização será dedicada ao gaming, é mais difícil fazer uma grande asneirada.
E em comparação com outros serviços de “cloud gaming”?
Shadow PC|Gaming rivaliza em estabilidade com o Geforce Now, mas não é capaz de proporcionar o mesmo nível de “performance”.
Em comparação com o Xbox Cloud Gaming, o Shadow PC|Gaming não oferece o acesso gratuito a um catálogo de jogos mas a sua “performance” é superior.
As duas grandes desvantagens do Shadow PC|Gaming são:
- É um pouco mais trabalhoso em oposição aos concorrentes no qual é ligar e jogar;
- É consideravelmente mais dispendioso do que os principais concorrentes.
A questão do preço é muito relevante porque quando alguém que adquire o Shadow PC|Gaming pretende, lá está, jogar videojogos.
Pois bem, isso é algo que se pode fazer, quer seja através do Geforce Now ou via Xbox Cloud Gaming, a preços muito mais baixos, sendo que no caso do Geforce Now a qualidade da experiência é superior, enquanto o Xbox Cloud Gaming inclui um catálogo gratuito de videojogos na “cloud” que lhe acrescenta muito valor.
Para se aproximar dos gigantes do mercado a SHADOW precisava de um preço mais competitivo e, quem sabe, talvez isso passe pela oferta de um serviço mais simplificado que se limite a oferecer o acesso a videojogos.
Última atualização: Julho 24, 2024 às 12:44