PC Primeiras Impressões

Sky Beneath: Manipular a gravidade é divertido

Sky Beneath é um jogo de platformas e resolução de puzzles 3D no qual nós vestimos a pele de Cassie que, auxiliada por tecnologia alien, é capaz de manipular a gravidade.

Recentemente nós tivemos a oportunidade de experimentarmos a demo deste jogo através da Steam e foi sem grandes expectativas que “mergulhámos” nesta nova experiência.

Plataformas e resolução de puzzles

Sky Beneath é um jogo de plataformas 3D na terceira pessoa focado na resolução de puzzles e que possui uma mecânica de jogabilidade que nos permite manipular a gravidade.

A demo começa com a introdução de alguma história através do diálogo entre a protagonista e a sua amiga Annie enquanto simultaneamente temos o primeiro contacto com os controlos.

No início não temos acesso ao mecanismo que nos permite manipular gravidade e a jogabilidade resume-se a avançar até o objectivo. Por esta altura a jogabilidade é a tradicional para um jogo de plataformas 3D, muito embora exista uma rigidez nos movimentos que nos pareceu antiquada.

Visualmente Sky Beneath é um trabalho francamente bom, os detalhes das personagens e dos cenários estão bem elaborados e o trabalho artístico resulta numa beleza digna de registo. Para complementar a performance é excelente e o jogo corre às mil maravilhas.

A mecânica da manipulação de gravidade

O grande trunfo de Sky Beneath é a sua mecânica na qual podemos manipular a gravidade. Ou seja, de forma instantânea podemos andar pelas paredes ou pelo tecto e isso transforma por completo a experiência e abre inúmeras possibilidades na resolução de puzzles.

Se por um lado quando demos os primeiros passos no jogo não ficámos impressionados com a jogabilidade, assim que passamos a conseguir controlar a gravidade a coisa muda de figura. Sky Beneath faz um excelente trabalho ao misturar as plataformas 3D com a mudança de gravidade.

À medida que fomos jogando acabámos por perceber que a rigidez de movimentos talvez não seja uma falha mas uma necessidade devido às alterações drásticas à jogabilidade provocadas pelas mudanças constantes de gravidade.

Acreditamos que sem essa rigidez poderia ser complicado passar do chão, para as paredes sem que fosse gerada algum caos visual e aliás, sem essa rigidez talvez até existisse o risco de os jogadores ficarem enjoados com as flutuações de movimento.

A realidade é que encontrámos na manipulação de gravidade uma mecânica muito divertida e recompensadora. Pode requerer alguma habituação inicial mas um tutorial certifica-te de que ficamos preparados. Depois disso o mundo transforma-se e subitamente não existem barreiras para a exploração.

Isto abre caminho para a criação de puzzles muito interessantes, no entanto e porque estamos a falar de uma demo é difícil avaliar até que ponto eles são realmente engenhosos neste departamento. O máximo que podemos dizer neste momento é que o jogo deixa boas indicações.

Também acreditamos que Sky Beneath tem tudo para ser um bom título de resolução de puzzles. Sem ser revolucionário ele já revela solidez e o potencial do modo de cooperação também promete oferecer muitos momentos de diversão.

Se ainda não conheces este jogo então aqui fica a nossa sugestão para que testes a demo e decidas por tu próprio se ele merece ou não um olhar mais atento.

Última atualização: Maio 4, 2021 às 14:22

Adepto do ar livre e dos desportos radicais, nós nunca sabemos se no próximo fim-de-semana ele não irá longe demais, levando a equipa a ficar com um elemento a menos. Quer dizer, o exercício é uma coisa boa, mas quando isso envolve quedas de grandes alturas ou escaladas perigosas, talvez seja melhor ficar em casa a jogar videojogos.

Apesar de ser editor, juntamente com o Diogo encarrega-se de gerir toda a equipa, é uma espécie de terceiro “boss” que muitas vezes acaba por ser o primeiro. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

Também poderás gostar de:

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ESTAMOS AGORA AO VIVO!
AO VIVO na Twitch todos os dias!!
0
Partilha tua opinião, comenta.x
()
x