Opiniões PC

Sockventure: Opinião

Sockventure é um jogo de plataformas “hardcore” que em vez de “dar as mãos aos jogadores” atira-os para o meio de situações intensas e frenéticas das quais só os mais hábeis serão capazes de escapar.

Durante alguns anos o conceito de “dificuldade” andou perdido no mundo dos videojogos. As vidas atarefadas acabaram por dar destaque às experiências mais acessíveis e houve momentos em que o modo mais elevado de dificuldade chegou a ser uma anedota.

Naturalmente os jogadores protestaram, afinal de contas a história dos videojogos também foi construída com os feitos gloriosos que os jogadores atingiram nas famosas “salas de jogo” onde uma sessão de jogo envolvia sempre um gasto monetário. Nesse cenário apenas os melhores foram capazes de deixar os seus registos nas máquinas e a dificuldade sempre foi uma característica definidora.

Mas com o tempo os grandes estúdios regressaram às experiência difíceis e por vezes até imperdoáveis mas que eram também altamente recompensadoras. Franchises como o Dark Souls e títulos geniais como o Super Meat Boy provaram que os jogadores apreciam um bom desafio.

Sockventure é mais um jogo que segue este caminho. Com mais de 200 níveis de plataformas hardcore ele não é de maneira alguma um jogo para desistentes, pelo contrário devido ao nível de dificuldade e às mortes constantes, apenas os mais persistentes serão capazes de completá-lo.

Uma história sobre meias

A história é muito simples e apresenta-nos uma criança que vê as suas meias favoritas a serem engolidas por uma máquina de lavar roupa amaldiçoada. É neste momento que surge um super-herói que, no interior da máquina, vai ultrapassar todos os obstáculos para encontrar as meias perdidas.

É uma história muito simples e não esperávamos mais de um jogo que é focado sobretudo na jogabilidade. No entanto mesmo considerando a simplicidade, ela está bem apresentada e ainda tem tempo para adicionar algum sentido de humor à mistura.

Mas como referimos, Sockventure não é um jogo sobre história e ela até poderia ser praticamente inexistente sem que a experiência fosse afectada com isso. Porém é sempre uma boa ideia criar um Universo consistente à volta de um videojogo e neste caso é isso que acontece.

Um belíssimo jogo de plataformas 2D

Sockventure é um excelente trabalho no departamento visual não só graficamente mas sobretudo artisticamente. Os níveis estão recheado de cores e construções por vezes elaboradas que servem de obstáculos e todo o jogo possui a sua própria identidade visual.

O herói que controlamos também está bem desenhado e as suas fatiotas compostas por meias dão-lhe um charme especial. No geral e tendo em conta que estamos a falar de um jogo independente, Sockventure foi uma agradável surpresa no departamento gráfico.

Num jogo de plataformas 2D, especialmente uma experiência “hardcore”, a solidez visual é muito importante. Os jogadores necessitam de ver com clareza o caminho que têm pela frente porque têm de executar inúmeros movimentos de precisão durante esse caminho.

Um design atabalhoado poderia tornar a experiência muito mais frustrante do que é suposto ela ser e aniquilar o factor diversão. Felizmente Sockventure é sólido o suficiente para não apresentar problemas neste departamento, pelo contrário ele é um dos jogos de plataformas 2D mais bem desenhados que nós tivemos a oportunidade de jogar nos últimos tempos.

É tudo sobre a jogabilidade

Sejamos honestos, quando estamos a falar de uma experiência hardcore de plataformas 2D não há departamento mais importante do que a jogabilidade. Depois da solidez no departamento visual é necessário que os controles ofereçam a precisão necessária para que os jogadores sejam capazes de explorar todas as potencialidades da experiência.

Sockventure não desilude, os controles são de facto precisos e sobretudo para quem gosta deste género de jogos e até se dedica a “speedruns”, ele é uma excelente experiência.

Durante os primeiros níveis há um período de aprendizagem no qual as principais mecânicas de jogo vão sendo apresentadas. Se já jogaste algo como o Super Meat Boy então vais “sentir-te em casa”, porque Sockventure faz uso de muitas das mecânicas de jogo que foram popularizadas pelo rapaz de carne.

Esta não é no entanto uma experiência tão rápida como o Super Meat Boy, o seu ritmo é um pouco mais lento o que na nossa opinião torna este jogo ligeiramente mais acessível para novos jogadores.

Mas não nos interpretem mal, ao considerarmos o Sockventure mais acessível para novos jogadores não estamos a querer dizer que ele é fácil. Longe disso, este título não é nada fácil e tal como referimos no início só os mais persistentes é que serão capazes de tolerar a frustração dos inúmeros falhanços.

Estamos perante a clássica experiência de repetição na qual temos de morrer vezes sem conta até aprendermos o caminho ou dominarmos os movimentos necessários para chegarmos ao fim do nível. Existem momentos em que ele é muito frustrante, mas felizmente e como já costuma ser hábito com este tipo de jogo, ele é altamente recompensador quando conseguimos ultrapassar aquele nível mais complicado.

O jogo oferece mais de 200 níveis desenhados à mão e para além disso também vamos reunindo moedas para desbloquearmos os “Dark Chapters” que são versões dos níveis que elevam ainda mais o nível de dificuldade.

O jogo é um desafio considerável, mas para quem tiver sérios problemas na progressão ainda existe a possibilidade de adicionar “checkpoints” extra que são uma ajuda preciosa. Porém a utilização de ajudas desafia o verdadeiro propósito de um jogo cuja experiência se baseia em dificuldade. Por essa razão nós não recomendamos a sua utilização.

Uma excelente banda sonora é a companhia ideal

A banda sonora é mais um departamento secundário, até porque nós desconfiamos que muitos jogadores vão simplesmente remover a música e acompanhar a experiência ao som de músicas que gostam.

Mesmo assim Sockventure conta com uma banda sonora de qualidade que complementa bem a experiência e chega a ser, muitas vezes, relaxante. Nós acreditamos que ela é também um dos segredos que ajudam a atenuar os momentos de maior frustração. Isso e o “respawn” instantâneo que não nos deixa perder tempo.

De qualquer maneira e embora não seja muito importante, uma banda sonora acima da média é sem dúvida mais um ponto positivo para este jogo.

Um pequeno grande jogo de plataformas

Sockventure não traz consigo grandes surpresas mas é o jogo ideal para quem aprecia aventuras difíceis ao estilo do Super Meat Boy. Ele é simples, divertido e desafiante, nós diríamos que é também ideal para novos jogadores que se querem aventurar por este género de jogos.

Provavelmente os “speedrunners” vão fazer “gato sapato” dele, contudo o “Dark World” consegue elevar ainda mais o desafio e na busca pela perfeição nós acreditamos que o jogo tem muito para oferecer até para os “pros”.

Ao final do dia tudo depende dos teus gostos pessoais, mas se estás à procura de um jogo de plataformas 2D desafiante e sólido, então Sockventure talvez seja uma excelente opção para ti.

Última atualização: Maio 19, 2021 às 12:52

Apesar de ser editor, juntamente com o Diogo encarrega-se de gerir toda a equipa, é uma espécie de terceiro “boss” que muitas vezes acaba por ser o primeiro. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

O Márcio é uma das forças editoriais da Gaming Portugal, ele também faz um pouco de tudo mas a sua preferência reside nos artigos de opinião. Regra geral ele não é comedido nas palavras, porém em vez de optar pela dureza extrema ele prefere quase sempre pelo sentido de humor.

Também poderás gostar de:

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ESTAMOS AGORA AO VIVO!
AO VIVO na Twitch todos os dias!!
0
Partilha tua opinião, comenta.x
()
x