Notícias PS4

Sony Submete Patente Para Microtransações Para Jogadores Presos nos Jogos?

A resposta a esta pergunta é: sim. Recentemente a Sony tem estado “sob fogo” por ter submetido uma patente para uma IA (Inteligência Artificial) que sugere microtransações para jogadores que estejam presos nos jogos sem saber o que fazer.

Digamos que nos tempos que correm a grande parte dos videojogos (no nível de dificuldade normal) está longe de ser muito difícil ou desafiante. Existem excepções e títulos que são criados especificamente para serem difíceis, mas a esmagadora maioria dos videojogos opta por não dificultar demasiado a vida aos jogadores quando eles escolhem níveis de dificuldade normais.

Infelizmente e mesmo com os jogos na dificuldade “normal” a serem cada vez mais fáceis, existem alguns jogadores que se queixam. Talvez seja a pensar nestes jogadores que a SONY decidiu submeter esta patente, no entanto é importante esclarecer que o facto de uma patente ter sido submetida para registo não significa que ela vá alguma vez ser utilizada.

Se fosse utilizada isto poderia funcionar mais ou menos da seguinte forma:

  1. Jogador está bloqueado e não consegue ultrapassar uma área num jogo;
  2. Ele falha tantas vezes que o sistema recomenda pagar por algo que pode ser uma dica, o desbloqueio de um puzzle ou até recursos necessários para abrir ou construir uma porta etc…
  3. O jogador paga e ultrapassa o obstáculo.

É claro que a ser implementado nestes moldes, o sistema seria com toda a certeza alvo de uma enorme contestação, daí nós por cá acreditarmos que dificilmente isto poderia acontecer da forma acima descrita. Quanto mais não seja talvez num jogo free-to-play haja espaço para algo deste género, no entanto teria de ser muito bem pensado.

Por agora não há motivos para alarme e por isso vamos esperar para ver o que acontece.

O Gualter é uma daquelas pessoas que deve ser hiperativa e nunca chegou a ser diagnosticada. O homem trabalha rápido e move-se nos “meandros” do mundo do gaming com uma agilidade tal que é uma espécie de “sniper” cá da casa. Ele dedica-se a um pouco de tudo, notícias; grandes jogos; jogos independentes; previews e ainda arranja tempo para jogar. O seu jogo preferido é o Portal.

Também poderás gostar de:

 
Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Partilha tua opinião, comenta.x
()
x