Notícias PC

Star Wars: The Old Republic Chega Amanhã

Star Wars: The Old Republic Chega Amanhã

O próximo grande MMORPG chega amanhã ao mercado, Star Wars: The Old Republic é um projeto ambicioso, gigante e promete ser uma concorrência de peso para o colosso World Of Warcraft. Apesar disso uma questão ainda continua a assombrar qualquer MMO pay-to-play que esteja prestes a sair: Será que vai valer MESMO a pena?

Pagar para jogar nos dias que correm nunca é boa ideia, a não ser que uma assinatura dê acesso a um grande número de jogos, como é o caso do OnLive. Por um lado é estranho ver um novo MMO “pay-to-play” a chegar ao mercado, pelo outro com a força do “franchise” Star Wars a servir de alavanca consegue-se perceber a motivação dos gamers para jogar este MMO.

É inegável que Star Wars: The Old Republic é um grande jogo e possui argumentos para ser bem sucedido, no entanto num mundo onde são cada vez mais os MMO’s a mudar para o formato grátis parece que escolher o “pay-to-play” é uma decisão arriscada a longo prazo.

Para quem não sabe, a história de SWTOR ocorre cerca de 300 anos depois dos jogos anteriores e 3500 anos antes dos filmes. Escusado será dizer que no departamento da história há muito para explorar e até certo ponto os “twists” no argumento são inesgotáveis, resta saber se tudo isso combina com a jogabilidade e o mundo massivo do qual fazemos parte. Tenho a certeza que muitas pessoas por simples curiosidade ou por serem fãs da história de Star Wars vão dar ums hipótese a este jogo, mas tenho também algumas dúvidas sobre se o interesse vai durar.

É necessária capacidade de inovar e hoje em dia o espaço para se fazer isso num MMORPG parece ser limitado, apesar de serem boas notícias para o mercado até porque o WOW necessita de concorrência à altura, é óbvio que o mercado dos “pay-to-play” está em queda e 2012, tendo em conta a crise económica mundial, talvez não seja o melhor ano para este tipo de jogos.

Eu não sou de forma alguma contra MMO’s, pelo contrário acho-os geniais e jogos que conseguem envolver realmente os gamers na experiência. Mesmo assim hoje tenho dúvidas sempre que vejo mais um jogo que nos obriga a pagar uma mensalidade para jogarmos, mesmo que isso seja obviamente benéfico para a sua evolução temo que a longo prazo não seja uma boa ideia e que eventualmente todos acabem por fazer o mesmo, adoptar o formato free-to-play.

 

O tempo dirá se SWTOR será tão épico como todos esperamos que seja, a verificar-se então poderá ser um caso sério de sucesso e um MMO que todos vão querer jogar. Daqui a mais ou menos um ano será uma boa altura para avaliar a dimensão deste jogo e podem crer que nós vamos andar de olho nele.

Diogo Mota

O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.

Também poderás gostar de: