Artigos PC 2

Star Wars: The Old Republic Vale a Pena?

Star Wars: The Old Republic Vale a Pena?

Fãs de MMO’s, adeptos de aventuras online gigantescas e épicas, o SWTOR (Star Wars: The Old Republic) era um dos jogos mais esperados do ano e chegou finalmente ao mercado. Têm sido muitos os gamers que se aventuraram pelo mundo extraordinário de SWTOR e apesar de alguns problemas relacionados com servidores tão cheios que é necessária uma fila de espera para que possamos jogar, tudo tem corrido relativamente bem.

Para já é importante esclarecer que não se fica literalmente sem poder jogar, o que acontece é que nos servidores mais cheios por vezes nós somos obrigados a entrar numa fila de espera, no entanto sempre podemos escolher outro servidor para jogar, ou seja, no fundo isso só é um problema para quem criou logo no inicio a sua personagem nos servidores que agora estão sobrelotados. Já no caso de novos jogadores, basta escolherem um dos muitos servidores disponíveis que não estejam cheios, é muito simples.

Mas vamos ao que interessa, o que todos os gamers querem saber é se SWTOR  é um MMO que vale a pena comprar ou não. A realidade é que apenas três dias depois do seu lançamento é sempre dificil oferecer um feedback com 100% de certezas, no entanto aquilo que podemos fazer é oferecer-vos uma pequena ideia geral do que este jogo é e do que vos espera. Já agora, aproveitamos para informar que o vídeo de primeiras impressões deste jogo está para sair, mas como nós sabemos que muitos de vocês não gostam de esperar, decidimos criar um pequeno artigo.

Para tornar o processo mais fácil optámos pelo sistema simples de pergunta e resposta, temos a certeza que será mais fácil para todos:

  • 1. O jogo é surpreendente?

Nós não o chamaríamos de surpreendente, aliás até certa medida ele é tudo aquilo que esperávamos que fosse. É um GRANDE jogo, não só em tamanho como em qualidade e na nossa opinião estabeleceu um novo padrão para o género. Ou seja, apesar de não o considerarmos um MMO revolucionário, ele veio adicionar qualidade a praticamente todos os aspetos do género, seja na jogabilidade; apresentação; história; grafismo e por aí fora. Qualidade é a palavra de ordem aqui, mas se tu já jogaste MMO’s no passado então dificilmente ficarás surpreendido com este.

  • 2. E o grafismo?

O grafismo é muito bom, talvez o melhor que já se viu até hoje em MMO’s. Estamos a falar de um mundo gigantesco onde há muito para fazer e por isso mesmo existem limitações gráficas óbvias. Apesar de não ser caso para celebrar entusiasticamente, a verdade é que SWTOR brilha dentro do seu género.

  • A jogabilidade é boa?

A jogabilidade é tão boa como qualquer outro bom MMO. Como seria de esperar SWTOR possui uma jogabilidade bastante semelhante a WOW (World Of Warcraft) o que até é bom porque se vocês jogam ou jogaram WOW vão perceber como tudo funciona desde o primeiro minuto. A familiaridade funciona então como um ponto positivo e não é por acaso que se dizia que um dos objetivos de SWTOR era precisamente o de “roubar” alguns gamers ao WOW.

  • Mas eu já jogo Wow, vale a pena mudar de jogo?

Tudo depende dos nossos gostos pessoais, por exemplo para um gamer que seja fã de MMO’s e também de Star Wars eu arrisco-me a dizer que a mudança é obrigatória. Por outro lado para gamers que já tenham jogado e até estão um pouco fartos de WOW, é importante que saibam que SWTOR não faz milagres e o que vos espera é muito semelhante a tudo o que já fizeram e viram em WOW.

  • E sobre a história e os diálogos?

A história é um dos pontos fortes de SWTOR  e talvez seja o mais forte, neste jogo existe voz em todos os diálogos algo que melhora a experiência e torna a nossa progressão menos aborrecida. Seria quase impossível um jogo sobre Star Wars possuir uma história fraca e The Old Republic é uma excelente adição ao franchise. Uma nota especial para os vídeos introdutórios que são do melhor que já vimos.

  • Mas este jogo é mais um Wow?

No fundo, no fundo temos de responder que sim. É verdade que SWTOR parece estar mais polido em algumas áreas mas ao final do dia os MMO’s não são ASSIM tão diferentes, temos pena.

  • Então vale a pena comprar ou não?

Para os grandes fas de MMO’s que gostam de Star Wars e ainda não estão fartos de jogar este tipo de jogos a resposta é SIM! Para todos os outros que ainda têm dúvidas, que até nem ligam muito a MMO’s e não gostam da ideia de ser necessário pagar uma mensalidade, o melhor é não gastarem o vosso dinheiro pelo menos por agora.

Do nosso ponto de vista, para além de uma história muito boa, não existem novidades significativas que justifiquem o preço elevado de SWTOR + as mensalidades. Com as promoções da Steam a decorrer neste momento existem compras muito melhores por aí para o PC. Mas não nos levem a mal, o SWTOR é muito bom, mesmo muito bom, só que é mais um MMO em que é necessário pagar para jogar e isso nestes dias difíceis só é um bom negócio se tivermos perante algo não só excepcional como também revolucionário, mas pelo que vimos até agora não podemos dizer isso sobre SWTOR.

Brevemente publicaremos um novo artigo à medida que vamos explorando melhor o jogo, pode ser que nessa altura a nossa opinião seja outra. Fiquem também atentos ao GP, porque um vídeo de primeiras impressões deste jogo deve ser publicado em breve.

Helio Costa

Apesar de ser editor, juntamente com o Diogo encarrega-se de gerir toda a equipa, é uma espécie de terceiro “boss” que muitas vezes acaba por ser o primeiro. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

Também poderás gostar de:

  • Daniel Igor Miguel

    O jogo é bom, o problema é que tem só gringo puxa saco:PS:não achei brasileiros

  • clubrune

    eu prefiro baixar so tem 32 mb mais quando se instala ele vai pra 28 gb

%d bloggers like this: