Jogos Indie Notícias PC

Steam Greenlight: Mais Espaço Para Jogos Independentes

Steam Greenlight: Mais Espaço Para Jogos Independentes

Uma das nossas previsões para 2012 foi a de que os jogos independentes iriam continuar a crescer e recentemente a Steam anunciou o Steam Greenlight, um novo sistema que vai permitir à comunidade ajudar a escolher os próximos jogos a serem lançados no popular serviço de distribuição digital.

As companhias vão poder publicar informação, vídeos e screenshots dos seus jogos no Steam Greenlight, depois os utilizadores vão poder oferecer o seu feedback durante todos os estágios de desenvolvimento e decidir se ele merece ou não ser lançado no serviço.

A ideia em si não é nova, por exemplo no Indie DB já é possível acompanhar de perto o desenvolvimento de jogos independentes, mas digamos que é reveladora de que de facto o mercado de jogos independentes tem vindo a ganhar cada vez mais força.

A boa notícia é que o Steam Greenlight vai permitir às pequenas companhias divulgarem com maior eficácia os seus projetos e conseguir que os seus jogos sejam lançados no Steam, a má notícia é que cada vez mais os grandes grupos começam a perceber o potencial deste mercado e mais cedo ou mais tarde vão querer também uma fatia.

Felizmente a Valve costuma ter uma forma de operar muito transparente e neste caso particular pode-se dizer que os utilizadores terão o controle total sobre o Steam Greenlight. Isto significa que qualquer entidade ou pessoa poderá publicar o seu projeto na comunidade para ele ser submetido ao olhar crítico dos gamers. Os prometedores receberão com toda a certeza votos positivos e serão apoiados incondicionalmente, no entanto nem todos terão a mesma sorte.

O arranque da comunidade está agendado para Agosto e nós mal podemos esperar para ver no que vai dar.

Diogo Mota
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.

Também poderás gostar de: