Notícias PC

Steam: Líder Indiscutível Na Distribuição Digital

Steam: Líder Indiscutível Na Distribuição Digital

Apesar da Valve ter sido obrigada a lidar recentemente com ataques aos seus servidores que podem ter comprometido os dados dos seus clientes, a sua plataforma de distribuição digital continua mais forte do que nunca. A Steam é a indiscutível líder de mercado na distribuição digital e apesar da concorrência ter vindo a ganhar terreno, ainda está longe de ser incomodativa.

Resultados de vendas na Steam são coisa rara em parte porque a Valve não gosta de divulgar essa informção, no entanto Guillaume Rambourg do popular serviço Good Old Games (um serviço de distribuição digital mais focado em jogos antigos e RPG’s) revelou à Gamesindustry.biz os resultados de vendas do “The Witcher 2” em vários serviços como o Direct2Drive, Impulse, Gamersgate, e Steam.

Em conjunto o Direct2Drive, Impulse e a Gamersgate venderam cerca de 10 mil unidades enquanto o GOG foi mais longe e chegou às 40 mil unidades, ou seja no total absoluto eles conseguiram vender 50 mil unidades. Depois vem a Steam que durante o mesmo período vendeu cerca de 200 mil cópias de “The Wicher 2” uma diferença considerável e que demonstra bem a posição dominante da “galinha dos ovos de ouro” da Valve.

Opinião do Gaming Portugal:

O mercado de distribuição digital está inegavelmente em alta e a Valve é uma das principais responsáveis pelo seu crescimento. A hegemonia da Steam veio dar um novo fôlego ao gaming no PC, abrir caminho para novos serviços e mais concorrência que ao final do dia são benéficas para o cliente.

Nos próximos tempos o mercado deve ficar ainda mais interessante, com a Origin este mês a introduzir jogos de outras distribuidoras e com a OnLive em 2012 a provavelmente expandir o seu serviço para outros países europeus.

Paulo Figueiredo
O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Também poderás gostar de: