Notícias PC

Team Meat: Consolas Não São Prioridade

Team Meat: Consolas não São Prioridade

Será o desenvolvimento para as grandes consolas um caminho a seguir pelas companhias independentes? Edmund McMillen e Tommy Refenes da Team Meat que criaram o icónico Super Meat Boy parecem acreditar que não e apontam os custos de desenvolvimento como o maior entrave.

O mercado de jogos independentes tem crescido muito no PC, hoje é cada vez mais comum encontrarmos jogos que foram desenvolvidos por uma equipa reduzida ou até por uma ou duas pessoas. A distribuição digital e em especial a Steam tornaram o mercado mais apetecível para as companhias independentes e a Team Meat é um exemplo perfeito de sucesso.

Agora com Mew-Genics na calha, os criadores de Super Meat Boy revelaram em entrevista à Eurogamer que o desenvolvimento para consolas ainda não está nos seus planos e tudo se resume a uma questão de custos:

[sws_blockquote_endquote align=”” cite=”Team Meat” quotestyle=”style02″] Desenvolver no Steam custa zero se tu já tiveres um computador. Quando nós olhamos para as grandes consolas, nós vamos ter de comprar kits de desenvolvimento de mil dólares, pagar por certificação, testes e pagar pela localização – ou seja, temos todas estas coisas para pagar e ao final do dia pensamos que poderíamos estar a desenvolver para outras plataformas e teria sido mais fácil. [/sws_blockquote_endquote]

 

No que diz respeito às consolas de próxima geração como é o caso da PS4 a Team Meat não está totalmente confiante, pelo contrário ela pretende esperar para ver. Eles mencionaram também como exemplo o WiiWare que no início foi encarado como cheio de potencial e todas as companhias independentes o queriam aproveitar, mas passado algum tempo a popularidade diminuiu e já ninguém queria saber mais dele.

A prudência é a palavra de ordem e de facto isso é compreensível, nos dias que correm o PC continua a ser de longe a plataforma que envolve menos custos de desenvolvimento e dificilmente isso mudará na próxima geração.

Obrigado, Eurogamer

Também poderás gostar de: