Artigos Jogos Indie

The Swapper: Plataformas e Puzzles no Espaço

The Swapper: Plataformas e Puzzles no Espaço
[gameinfo title=”Informação Geral Sobre o Jogo” game_name=”The Swapper” developers=”Olli Harjola, Otto Hantula, Tom Jubert, Carlo Castellano” publishers=”Facepalm Games” platforms=”Plataformas, Puzzles” genres=”Aventura” preco_justo=”€13.99 (Steam)” data_lancamento=”30 Maio 2013″]

The Swapper é mais um pequeno título independente que chegou ao PC no passado dia 30 de Maio de 2013. Desenvolvido pela Facepalm Games, um pequeno estúdio com base em Helsínquia na Finlândia ele conseguiu ver a “luz do dia” graças ao Indie Fund e pelo caminho foi acumulando alguns prémios.

O jogo que até já recebeu a distinção de “Jogo Da Semana” aqui no Gaming Portugal, é inteligente e possui uma atmosférica muito bem conseguida. As suas raízes modestas impediram-no de ter sido alvo de uma grande promoção, mas tal como tantos outros jogos independentes que por aí andam no Steam, o facto de ele não ser popular não significa que ele tem menos qualidade do que os outros.

Nós aterramos no que parece ser um planeta desconhecido e controlamos um astronauta que a dada altura encontra um aparelho extraordinário que é capaz de criar clones da nossa personagem. A partir daí começa a nossa aventura, com puzzles completos pela frente nós somos obrigados a utilizar toda a nossa astúcia para ultrapassar os desafios.

Apesar de não adicionar nada revolucionário ao género e do seu orçamento ter sido reduzido, The Swapper é uma experiência interessante desde o primeiro minuto. Foi realizado um trabalho artístico único que o coloca ao nível de aventuras como Braid ou Limbo e a mecânica de resolução de puzzles com clones funciona muito bem.

Inspirado nos grandes clássicos de ficção científica, quando jogamos The Swapper por vezes sentimo-nos isolados, perdidos no espaço e verdadeiramente compenetrados no momento. Com a narrativa da responsabilidade de Tom Jubert, o escritor por detrás de jogos como o Penumbra ou o FTL, é garantido que a história não vai aborrecer.

Em baixo fica um pequeno vídeo de jogabilidade:

Última atualização: Setembro 25, 2013 às 15:09

Paulo Figueiredo

O Figueiras é um elemento fundamental da Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada impede-o de acumular uma posição de maior destaque. A sua participação na Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Subscrever
Notificações de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários