Opiniões PC

Townsmen: A Kingdom Rebuilt Review

townsmen-kingdom-rebuilt

Townsmen: A Kingdom Rebuilt é uma versão remasterizada do popular jogo de construção e gestão de cidades que os proprietários do jogo original de 2016 vão receber gratuitamente. Ele traz consigo mais conteúdo e a resolução de muitos dos problemas que assolavam o original resultando numa experiência divertida e surpreendentemente viciante.

O primeiro Townsmen é um jogo de origens humildes que foi transportado das plataformas móveis para o PC e isso notava-se. Com a nova versão remasterizada a HandyGames oferece-nos um titulo mais robusto, com muito mais conteúdo do que o original e que de facto já parece ser um jogo de PC e não um jogo de mobile no PC como acontece com a versão original.

O melhor de tudo é que aqueles que têm o jogo original vão receber esta versão remasterizada gratuitamente. Por isso se tu gostaste do original então é altamente provável que vás gostar desta nova versão.

Mas vamos a algumas das novidades

  1. Um novo tutorial com 6 missões que explica todas as mecânicas do jogo;

  2. 24 mapas para o modo sandbox bem como 26 cenários;

  3. Pesquisa mais de 70 tecnologias;

  4. Constrói mais de 150 edifícios e objectos;

  5. Novas vozes;

  6. Estações e condições climatéricas têm impacto na jogabilidade;

  7. Desastres como incêndios; doenças; secas entre outros.

Juntamente com todas estas mudanças eu diria que aquela mais significativa está na jogabilidade e no interface. Townsmen: A Kingdom Rebuilt é realmente um jogo de estratégia e gestão de cidades no computador, aquele interface adaptado da versão mobile para o PC do primeiro jogo desapareceu e foi substituído por um que se assemelha ao padrão que habitualmente vemos neste género de jogo.

A aventura começa com o “tutorial” que é composto por 6 missões que nos explicam um pouco o jogo. O tutorial é extenso no entanto não é tão completo como eu esperava e deixa de fora algumas explicações importantes e que poderiam ser uma ajuda preciosa. Não é nada que não se aprenda com a experiência de jogo ou que não possa ser inserido posteriormente com updates, no entanto é uma falha. O objectivo final é obviamente aprendemos a criar uma cidade auto-suficiente e que seja capaz de prosperar mesmo em condições adversas.

Apesar de Townsmen: A Kingdom Rebuilt ser uma experiência relativamente simples, à medida que progredimos no tutorial descobrimos rapidamente que ele não é “pêra doce” é só quando “mergulhamos” no jogo propriamente dito é que percebemos como ele pode desafiar as nossas mentes estratégicas.

Neste jogo a criação e gestão da cidade envolve reunir os habituais recursos (como madeira, pedra etc…) e garantir que a população não só trabalha bem como está satisfeita em viver na nossa terra. Por exemplo: vamos necessitar de construir casas para os habitantes e para o fazermos teremos de reunir madeira, no entanto para transformamos a madeira em tábuas de construção vamos precisar de uma serração e é mais ou menos assim que funciona.

Será também necessário ter atenção ao rendimento da cidade pois ninguém gosta de viver numa cidade na bancarrota (nós portugueses sabemos isso melhor do que ninguém). Temos de gastar dinheiro mas ainda mais importante: temos de ganhar dinheiro sem nunca esquecermos, claro está, os índices de satisfação. Por exemplo, subir demasiado os impostos nunca é uma medida popular e muito descontentamento pode ter consequências negativas.

Junte-se a isto as condições climatéricas que dependendo da severidade podem danificar ou até destruir edifícios e “adicione-se à receita” desastres como incêndios, secas e sabe Deus mais o quê e já dá para ter uma noção como às vezes tudo pode correr mal.

A melhor forma de jogar com algum sucesso é nunca descurar as necessidades da população. Se não há alojamento suficiente devemos tratar do problema; se a comida escasseia então faz-se disso uma prioridade e em situações de maior aperto o mercado pode ser uma boa fonte de rendimento bem como o local ideal para comprar recursos adicionais.

A localização dos edifícios também é importante para garantir que todas as movimentações fluam com naturalidade e sejam o menos dolorosas possíveis para os habitantes. Por exemplo um incêndio pode ser mitigado com rapidez se uma “torre de incêndios” for colocada numa área que abrange as suas imediações. Não é nada que já não se tivesse visto nos outros jogos dentro do género mas é sempre bom ver estas mecânicas implementadas até em pequenos jogos independentes como é o caso do Townsmen.

Do ponto de vista gráfico Townsmen: A Kingdom Rebuilt é também muito interessante e faz uso de arte pixel para oferecer visuais atractivos e que de certa forma relembram os grandes clássicos como o exemplo os jogos da saga “Settlers“. Há de facto uma espécie de charme visual que funciona muito bem com este jogo e até lhe acrescenta qualidade. Foi uma surpresa agradável.

Apesar de estar longe de ser revolucionário tenho de confessar que a experiência de jogo é divertida e até chega a ser viciante. A Kingdom Rebuilt é despido de uma complexidade excessiva que faz com que seja o título ideal para o jogador casual, mas poderá ser considerado demasiado simples para os veteranos.

Recomendado
Esta versão remasterizada vem melhorar a experiência original em todas as áreas e o seu preço reduzido faz com que seja uma boa opção para os apreciadores de jogos de construção e gestão de cidades.

Também poderás gostar de:

 

Deixa um comentário

avatar
  Subscrever  
Notificações de

ESTAMOS AGORA AO VIVO!
TRANSMISSÃO AO VIVO AGORA OFFLINE