Tutoriais / Dicas 2

Warframe Guia: Parte 3 (Warframes Mais Úteis)

Na terceira parte do guia de Warframe eu vou escrever um pouco sobre aquelas que considero ser as warframes mais úteis no jogo com algumas dicas de jogabilidade pelo meio.


Considera dares uma vista de olhos pelas outras partes do guia:

Neste jogo não existem warframes más e como eu já escrevi no passado, a qualidade geral de uma warframe depende sempre dos mods e polaridades que nela são aplicados.

Na realidade eu encontro utilidade em todas as warframes mas reconheço que no conjunto das mais de 30 warframes disponibilizadas no jogo existem algumas que eu considero particularmente úteis.

Para já não vou entrar em demasiados detalhes sobre cada warframe até porque no futuro estou a planear publicar abordagens mais específicas dedicadas a todas elas. Por agora aqui fica a minha lista (sem ordem específica) das warframes que eu considero serem as mais úteis no jogo.


  • Excalibur: A Lâmina Destruidora

A Excalibur é uma das warframes disponíveis no início do jogo e existe uma razão forte para que ela seja escolhida: é uma warframe bastante equilibrada.

Eu acredito que esta warframe é uma excelente introdução ao jogo, a sua mobilidade e habilidades simples e fáceis de executar são excelentes para novos jogadores e mesmo para os veteranos uma Excalibur com todo o seu potencial desbloqueado (parece que estou a escrever sobre o Dragon Ball) é uma visão impressionante.

Tal como todas as outras warframes também a Excalibur possui 4 habilidades e apesar de todas elas serem muito úteis, é a “Exalted Blade” (a 4ª habilidade) que mais se destaca devido ao seu enorme poder destrutivo.

O que eu pessoalmente gosto na Excalibur é que ao mínimo sinal de apuros basta carregar no 4 e espalhar destruição por todas as direcções. A “Exalted Blade” é uma habilidade extremamente poderosa e mesmo em “endgame” é capaz de destruir inimigos com facilidade.

Esta warframe balanceia bem habilidades ofensivas e defensivas e isso torna-a bastante útil para qualquer tipo de missão. Por outro lado o facto de ser desprovida de complexidade pode tornar a sua jogabilidade um pouco aborrecida para jogadores mais exigentes.


protip: “Chromatic Blade” é um daqueles mods obrigatórios numa “build” focada na “Exalted Blade” e a boa notícia é que ele pode ser comprado num dos sindicatos apenas com pontos de reputação.


  • Loki/Loki Prime: O Mestre da Invisibilidade

  • pequena nota: o vídeo serve para dares uma vista de olhos pelo Loki mas não está actualizado e a sua armadura é agora 65 e não 50.

O Loki é provavelmente a warframe mais útil desta lista e a sua fragilidade é compensada com habilidades bastante poderosas de distracção e engano. A invisibilidade é obviamente um dos seus pontos fortes bem como a quarta habilidade chamada “Radial Disarm” que permite desarmar os inimigos obrigando-os a recorrerem apenas a ataques corpo-a-corpo.

Ágil e rápido ele é, à semelhança da Excalibur, uma warframe que encaixa bem em todo o tipo de missões. A invisibilidade permite evitar o perigo com facilidade enquanto ao mesmo tempo se pode continuar a distribuir dano e a ajudar o esquadrão.

Melhor do que isso, na eventualidade de algum dos membros do esquadrão ficar em baixo, é muito fácil fazer uso dessa mesma invisibilidade para os reviver em segurança mesmo no meio do caos.

O Loki é ainda uma warframe relativamente fácil de modificar e não são necessárias muitas polaridades para explorar o seu potencial.

O Loki Prime é uma versão mais poderosa do Loki original e pode ser obtido através da abertura de relíquias.

protip: estender a duração da invisibilidade e diminuir o seu custo de energia é sempre uma boa ideia porque permitirá ao jogador ficar invisível quando quiser aumentando desta forma consideravelmente a capacidade de sobrevivência desta warframe.


  • Rhino/Rhino Prime: O Tanque

  • pequena nota: o vídeo serve para dares uma vista de olhos pelo Rhino mas não está actualizado e a sua armadura é agora 190 e não 150.

O Rhino é uma warframe “tanque” que se destaca pela sua robustez. Também se trata de uma warframe equilibrada que compensa a sua lentidão com uma armadura poderosa e que lhe confere uma enorme resistência.

Ele é facilmente uma das warframes preferidas dos jogadores e a sua utilidade estende-se em todas as fases do jogo, ou seja, numa fase inicial da aventura ele será uma ajuda preciosa e em “endgame” está preparado para os desafios mais difíceis.

Das suas habilidades aquela que na minha opinião faz toda a diferença é a “Iron Skin” (2ª habilidade) porque oferece uma valiosa camada extra de protecção contra dano e outros efeitos. O resultado é um “colosso” de warframe e fazendo novamente uma referência ao “Dragon Ball” (os fãs da saga vão perceber esta referência), o Rhino é uma espécie de Jiren no jogo.

Rhino Prime é uma versão mais poderosa do Rhino original e pode ser obtido através da abertura de relíquias.

protip: eu pessoalmente gosto de builds que reforcem a “Iron Skin” e uma em particular com a adição do mod “Reinforcing Stomp” é bastante útil porque permite recarregar a “Iron Skin” sempre que se utiliza o “Rhino Stomp” (4ª habilidade desta warframe).


  • Trinity/Trinity Prime: A Excelência Do Suporte

  • pequena nota: o vídeo serve para dares uma vista de olhos pela warframe Trinity mas não está actualizado e a sua armadura é agora 15 e não 10.

A Trinity é talvez a melhor warframe de suporte disponível no jogo e a sua adição a um esquadrão facilita a vida a todos, especialmente nas missões com um nível de dificuldade elevado.

A sua jogabilidade é um pouco mais complexa quando comparada com as warframes mencionadas anteriormente, no entanto isso também ajuda a tornar a experiência um pouco mais recompensadora quando jogamos com ela.

Na minha opinião ela é muito valiosa pela forma como oferece escudo extra e um fluxo de energia constante para os elementos do esquadrão. A sua quarta habilidade (Blessing) é fantástica e muito útil em situações de emergência mas é a segunda habilidade (Energy Vampire) que é capaz de fazer uma grande diferença no campo de batalha.

A Trinity Prime é uma versão mais poderosa da Trinity original e pode ser obtida através da abertura de relíquias.

protip: A “Energy Vampire” (segunda habilidade) quando combinada com o “Vampire Leech” proporciona a todo o esquadrão não só energia como também precioso escudo extra. Aliás a minha build é toda ela construída em torno desta habilidade, ou seja, quando eu me junto a um grupo com a minha Trinity não há escassez de energia ou de escudo.


  • Frost/Frost Prime: A Defesa Gelada

  • pequena nota: o vídeo serve para dares uma vista de olhos pelo Frost mas não está actualizado e a sua armadura é agora 300 e não 150.

O Frost é uma warframe muito popular em missões de defesa e qualquer outra missão em que seja necessário permanecer algum tempo num local específico. Ele é bastante robusto e funciona como uma espécie de tanque que possui habilidades defensivas e ofensivas.

O grande destaque desta warframe vai para sua terceira habilidade (Snow Globe) que permite a colocação de uma bolha gelada de protecção em torno de qualquer local. Quem estiver no interior da bolha ficará a salvo de qualquer tipo de projecteis e poderá continuar a distribuir dano às forças inimigas.

É devido à sua terceira habilidade que o Frost é tão popular no jogo e muito utilizado sobretudo em missões de defesa. Como se isso não fosse o suficiente, habilidades como a “Ice Wave” e a “Avalanche” são também extremamente poderosas e podem fazer a diferença numa partida.

Frost Prime é uma versão mais poderosa do Frost original e pode ser obtida através da abertura de relíquias.

protip: eu recomendo a utilização do “Chilling Globe” para todos aqueles que se focarem numa build em torno do “Snow Globe”, porque é um mod que oferece aquela camada extra de protecção especialmente quando os inimigos entram na bolha.


  • Ember/Ember Prime: A Incendiária

  • pequena nota: o vídeo serve para dares uma vista de olhos pela Ember mas não está actualizado e a sua armadura é agora 100 e não 15.

A Ember é uma warframe que manipula o fogo e como consequência é uma das mais destrutivas desta lista. Trata-se de uma warframe relativamente frágil mas que compensa essa fragilidade com poderosas habilidades ofensivas que destroem inimigos com facilidade.

A segunda habilidade (Accelerant) quando combinada com uma arma como a Ignis Wraith apresenta resultados devastadores. Mas de todas as suas habilidades é a quarta (World On Fire) que faz da Ember uma warframe com muita utilidade.

Trata-se de uma habilidade que vai causando explosões de fogo à volta da Ember e atinge todos os inimigos que se aproximarem dela. Embora esta habilidade vá consumindo mais energia de acordo com o tempo que a mantemos activa, quando ela atinge os 100% de dano é uma verdadeira força da natureza.

Embora apresente algumas debilidades nas missões de “endgame”, em todas as outras a Ember tem um desempenho fantástico e por vezes nem é necessário disparar as armas para aniquilar dezenas ou centenas de inimigos numa partida.

Mesmo com o “nerf” no início deste ano a Ember continua a ser uma das warframes mais úteis do jogo.

A Ember Prime é uma versão mais poderosa da Ember original e pode ser obtida através da abertura de relíquias.

protip: Ao fazeres a tua build da Ember lembra-te que é importante balancear a quantidade de energia que ela tem com a eficiência com que essa energia é utilizada. O objectivo é tentar minimizar o gasto de energia para conseguires tirar partido do World On Fire.


  • Inaros: O Imortal

Só vais colocar as mãos em cima desta warframe quando completares a última missão da história do jogo mas acredita que vai valer a pena. O Inaros é na minha opinião a warframe mais resiliente do jogo e a sua capacidade de sobrevivência supera até a do Rhino.

Em tom de brincadeira alguns jogadores referem-se ao Inaros com “O Imortal” e por uma boa razão: é extremamente difícil morrer neste jogo quando se joga com o Inaros. O segredo reside na sua capacidade passiva para se auto-curar que pode ser potenciada com recurso aos mods e às armas certas.

Isto faz do Inaros uma warframe particularmente útil em “endgame”. Por exemplo, fazer “sorties” é quase sempre demasiado fácil e mesmo quando a dificuldade aperta basta atacar alguns inimigos para recuperar toda a vida.

Embora as suas habilidades sejam boas, dou por mim a recorrer a elas com pouca frequência. Sou capaz de usar a “Sandstorm” (3ª habilidade) e a “Scarab Swarm” (4ª habilidade) apenas porque as considero divertidas, mas a realidade é que não preciso delas para sobreviver.


protip: Uma boa build juntamente com a Hirudo são tudo o que precisas para teres um Inaros capaz de sobreviver aos piores ataques.


  • Nova/Nova Prime: A Manipuladora de Matéria

  • pequena nota: o vídeo serve para dares uma vista de olhos pela warframe Nova mas não está actualizado e a sua armadura é agora 65 e não 50.

A Nova é mais uma warframe nesta lista que compensa as suas fragilidades físicas com habilidades ofensivas muito fortes. Ela é uma manipuladora de matéria e todos os inimigos que estiverem ao alcance das suas habilidades têm o seu tempo contado.

Eu destaco duas habilidades:

  • a primeira é a habilidade de tele-transporte chamada “Wormwhole“(3ª habilidade) e que ajuda sempre a uma progressão rápida;
  • a segunda é a explosiva “Molecular Prime” (4ª habilidade) que é uma das habilidades mais poderosas presentes no jogo.

A “Molecular Prime” atinge os inimigos com energia antimatéria, colocando-os mais lentos ou mais rápidos (dependo da build) e mais susceptíveis a receberem dano. Para além disso quando os inimigos atingidos pela energia antimatéria são destruídos, dá-se uma explosão que também atinge outros inimigos por perto.

Esta 4ª habilidade pode ter um alcance considerável e afectar um grande número de inimigos. Quando uma Nova faz parte de uma equipa é muito comum os inimigos serem eliminados rapidamente e em fantásticas explosões.

A Nova Prime é uma versão mais poderosa da Nova original e pode ser obtida através da abertura de relíquias.

protip: O ideal é criares duas builds para a Nova: uma em que colocas os inimigos mais lentos para as missões mais dificeis e outra onde fazes os inimigos andarem mais rápido para missões mais fáceis e que pretendes completar rapidamente. A “Molecular Prime” é a melhor habilidade da Nova e como tal é recomendado aplicar mods e polarizações de forma a explorar todo o seu potencial.


  • Volt/Volt Prime: O Mestre da Electricidade

  • o vídeo serve para darem uma vista de olhos pelo Volt mas não está actualizado e a sua armadura é agora 15 e não 10;
  • O Electric Shield agora proporciona um bónus de 100% de dano crítico bem como um bónus de dano de electricidade;
  • Overload chama-se agora Discharge.

O Volt é outra das warframes mais populares do jogo e isso deve-se em grande parte às suas habilidades que estão entre as melhores.

Uma habilidade em particular é muito apreciada pelos jogadores, ela chama-se “Speed” (2ª habilidade) e faz o que o seu nome indica: dá velocidade. O aumento de velocidade que também afecta os membros do esquadrão que estiverem ao alcance da habilidade, é especialmente útil em missões “low level” que todos gostam de terminar rapidamente.

A terceira habilidade e não menos importante é o “Electric Shield” que para além de proporcionar cobertura garante que os projecteis que por lá passem façam ainda mais dano. Ou seja, basta colocar o escudo frente a um grupo de inimigos e disparar através dele para os destruir com facilidade.

A quarta e última habilidade chama-se “Discharge” e também é bastante poderosa. Esta habilidade funciona muito bem contra vários inimigos pois além de distribuir dano eléctrico também os paralisa durante algum tempo.

O Volt Prime é uma versão mais poderosa do Volt original e pode ser obtida através da abertura de relíquias.

protip: Eu tenho excelentes resultados com duas builds para o Volt: A primeira é focada na velocidade e eu utilizo-a principalmente para missões fáceis e que pretendo completar com o máximo de rapidez. A segunda é focada no “Discharge” (4ª habilidade) que posso usar com bastante frequência devido ao baixo consumo de energia, para além disso também tenho um alcance considerável com a habilidade e isso permite-me distribuir dano a um grande número de inimigos.


  • Banshee/Banshee Prime: O Som é uma Arma

  • o vídeo serve para darem uma vista de olhos pelo Banshee mas não está actualizado e a sua armadura é agora 15 e não 10;

A Banshee é uma warframe que faz do som uma arma. Ela também é frágil mas como acontece com outras warframes mais frágeis que já foram mencionadas neste artigo, também ela compensa as suas fraquezas com habilidades poderosas.

O “Sonic Boom” (1ª habilidade) é útil quando os inimigos estão demasiado perto de nós. Gosto de usar o “Sonar” para que o esquadrão fique a saber as posições dos inimigos bem como seus seus pontos fracos e sem dúvida que o “Silence” já me salvou a pele muitas vezes.

Mesmo assim a habilidade mais devastadora da Banshee é mesmo o “Sound Quake” (4ª habilidade), porque é capaz de acabar com um grande número de inimigos simultaneamente.

No início deste ano a Banshee foi uma das warframes a sofrer modificações, mas o que é certo é que com força e alcance nas suas habilidades ela continua letal.

A Banshee Prime é uma versão mais poderosa da Banshee original e pode ser obtida através da abertura de relíquias.

protip: A minha build possui o “Resonating Quake” que eu recomendo para quem pretende um “Sound Quake” poderoso.


Considera dares uma vista de olhos pelas outras partes do guia:
Ary Costa

Ele foi a força fundadora por detrás da Gaming Portugal e conseguiu reunir uma equipa competente e muito unida. É principalmente um elemento que trabalha nos bastidores, embora ultimamente vocês o conheçam pelo seu trabalho no podcast juntamente com a NOX.

Também poderás gostar de:

ESTAMOS AGORA AO VIVO! CLICA AQUI PARA ASSISTIRES À TRANSMISSÃO
TRANSMISSÃO AO VIVO AGORA OFFLINE