Nintendo Switch PC Reviews Xbox One

Wargroove Review

WarGroove

Wargroove é a próxima grande aposta da Chucklefish, o jogo de estratégia por turnos com um estilo “old school” relembra os grandes clássicos e apresenta-se como uma experiência divertida e desafiante que deverá deixar bastante satisfeitos os fãs do género.

Escusado será dizer que se tu não fores fãs de jogos de estratégia por turnos, então Wargoove não é definitivamente o jogo para ti. Este título será muito apreciado, por exemplo, pelos fãs do clássico Advance Wars ou por jogadores que privilegiam o pensamento estratégico acima de tudo, mas não é um jogo para todos.

Visualmente Wargroove é mais um belíssimo trabalho artístico da Chuckefish. O jogo é vibrante e possui uma beleza quase adorável muito ao estilo de um Starbound. Mas não se deixem enganar pelos visuais vibrantes e fofinhos da arte pixel, pois Wargroove é capaz de proporcionar algumas das mais ferozes batalhas tácticas em que eu já tive oportunidade de participar e se por um lado quando nós saímos vencedores elas são uma festa, pelo outro quando somos derrotados podemos sentir a nossa alma destruída!

A aventura começa com a campanha do jogo cuja história nos apresenta essencialmente um mundo que está em guerra. Nós vestimos a pele de uma jovem rainha que no meio do caos deve proteger o seu reino contra as forças invasoras.

wargroove-2

A campanha é importante porque ela serve como uma espécie de tutorial detalhado do jogo. Wargroove não é de todo um jogo difícil de se perceber, mas para os jogadores que não estiverem muito familiarizados com o género, a campanha será uma ajuda preciosa na compreensão das movimentações tácticas e no conhecimento das unidades que temos à disposição no campo de batalha.

A campanha tem uma duração entre 10 a 12 horas, contudo vai depender muito das capacidades individuais de cada um. Os veteranos que já estão habituados a jogar este género de jogos provavelmente serão capazes de completar a campanha mais rápido do que os novatos.

O que é certo é que a progressão no modo campanha não é propriamente rápida, pelo contrário algumas batalhas demoraram muito mais tempo do que eu esperava. Isso deve-se principalmente à inteligência artificial do jogo que nunca parece estar muito disposta a dar um centímetro que seja arriscando a derrota.

De facto a dificuldade da campanha foi uma agradável surpresa porque é sempre boa notícia quando um jogo não nos dá demasiado a mão. Embora seja relativamente fácil dominar as bases do jogo, vencer com rapidez uma batalha contra o computador é outra conversa diferente. No modo de campanha reparei que o mínimo deslize é imediatamente aproveitado pelo inimigo para enfraquecer as nossas forças. De certa forma isso forçou-me a repensar melhor estratégias e a tentar pensar dois ou três passos à frente do adversário para não ser apanhado desprevenido.

Naturalmente isto pode resultar em batalhas longas e por vezes até desnecessariamente morosas. Se por um lado um computador que não facilita demasiado é uma boa aprendizagem e uma excelente preparação para o modo de multijogador, pelo outro também pode tornar as batalhas algo aborrecidas e resultar em pequenos impasses que por sua vez atrasam a progressão.

Este eventual atraso na progressão pode ser resolvido com uma diminuição do nível de dificuldade, no entanto isso poderá ser uma má ideia para quem planeia jogar o modo de multijogador, até porque na dificuldade normal a campanha é uma excelente preparação para maiores desafios.

Para além da campanha também existe um modo “Arcade” no qual basicamente escolhemos um comandante e partimos para a batalha também contra o computador e finalmente o modo “Puzzle” que nos apresenta desafios difíceis de ultrapassar e que nos vão fazer puxar pela cabeça.

Tudo isto é no entanto uma preparação para o modo que realmente interessa neste jogo: o multijogador. A boa notícia é que os jogadores de PC, Switch e Xbox One podem todos jogar uns contra os outros porque Wargroove é um título multi-plataformas, sendo que de fora do grupo ficarão os jogadores de PS4 que só poderão jogar entre si (se tiverem problemas com isso queixem-se à Sony) quando o jogo for lançado na sua plataforma.

O modo de multijogador é o derradeiro desafio e poderás encontrar um pouco de tudo, desde jogadores inexperientes e fáceis de derrotar até mestres da movimentação táctica que não te darão qualquer hipótese. Para além de multijogador online existe um modo de cooperação no qual juntamos forças com amigos e em ambos os modos podemos jogar online ou localmente.

Como se isto não bastasse Wargroove ainda permite aos jogadores criarem mapas e até campanhas e “cutscenes”, ou seja, os jogadores podem criar novas campanhas para o jogo e partilhá-las online para que outros desfrutem do seu trabalho.

Naturalmente a participação da comunidade num videojogo aumenta substancialmente a sua longevidade e se Wargroove for bem sucedido então não deverá demorar muito até que se multipliquem todo o tipo de mapas e campanhas criados pela comunidade. O sistema de edição é muito simples e ninguém terá dificuldades para por exemplo criar alguns mapas e partilhá-los com outros jogadores.

O jogo suporta também jogabilidade assíncrona, o que significa que podemos jogar na nossa vez, sair do jogo e só voltarmos quando for novamente a nossa vez de jogar. A Steam permite a activação de notificações para sermos avisados e nunca deixarmos um adversário muito tempo à espera. Para os jogadores que realmente apreciam desafios este tipo de jogabilidade permite estar a jogar simultaneamente vários jogos. Sinceramente a jogabilidade assíncrona não é o meu estilo mas acredito que muitos jogadores a vão receber de braços abertos.

Wargroove é acima de tudo um jogo com muita variedade e uma experiência no geral muito divertida. É também um jogo que exigente que nos obriga a pensarmos muito bem em todas as jogadas mas que ao final do dia consegue ser altamente recompensador na vitória e por mais que nos irritemos na derrota, sairemos sempre com lições que poderemos aplicar em partidas futuras.

No que a estratégia por turnos diz respeito Wargroove pode muito bem ser uma das melhores adições ao género dos últimos anos e volta mais uma vez a provar que o mercado independente de videojogos está melhor do que nunca.

Wargroove está agora disponível para PC, Nintendo Switch e Xbox One.


  • Onde comprar?

Informação sobre links para compras
A Gaming Portugal é parceira de algumas lojas online. É no âmbito destas parcerias que publicamos links para compras de videojogos. Ao comprares através deles estarás não só a fazer compras em lojas legítimas como também a ajudar a Gaming Portugal. Boas compras!

Mais informações sobre as parcerias.


Wargoove é Inteligente, Divertido e Desafiante

Wargroove é um jogo bastante completo que faz uso da simplicidade para proporcionar uma experiência estratégica inteligente, divertida, desafiante e variada. É verdade que não é um jogo para todos e tão pouco vem revolucionar o género, mas deverá satisfazer todas as necessidades daqueles jogadores que não passam sem um pouco de estratégia nas suas vidas. O conteúdo da comunidade é uma mais valia e caso o jogo se torne popular ele será responsável por uma enorme longevidade.

7.4
Apresentação:
8
Grafismo:
7
Jogabilidade:
7
Banda Sonora:
7.6

Também poderás gostar de:

 

Deixa um comentário

ESTAMOS AGORA AO VIVO!
TRANSMISSÃO AO VIVO AGORA OFFLINE