Notícias PC

World Of Warcraft Continua Líder e Bem De Saúde

World Of Warcraft Continua Líder e Bem De Saúde

Nunca antes o mercado dos MMO’s esteve tão preenchido, existem títulos para todos os gostos e a popularidade do formato “free-to-play” atraiu um grande número de jogadores que no passado nunca tinham jogado MMO’s. No meio de tudo isto existe um jogo que não perde a sua posição dominante, o World Of Warcraft.

Todos os MMO’s “pay-to-play” têm sentido na pele a forte concorrência dos “free-to-play“, existe até quem defenda que o pagamento de uma subscrição está a morrer e o curioso em que em alguns casos os jogos de portas abertas conseguem obter lucros extraordinários.

O gigante da Blizzard teve perdas consideráveis, recorde-se que em Outubro de 2010 o WOW contava com 12 milhões de contas ativas, mas em Maio de 2011 esse número tinha descido para os 11.1 milhões e agora ficou-se nos 10.2 milhões. Mas apesar disso a realidade é que World Of Warcraft continua com uma posição bastante dominante no mercado dos MMO’s e graças ao seu número massivo de subscritores, dificilmente a vai perder.

E preciso reconhecer o notável trabalho desenvolvido pela Blizzard, durante todos estes anos foi como se eles se estivessem a preparar para os maus tempos. O resultado é que nem a perda de uns valentes milhões de subscritores consegue abalar a sua posição, eles provam que o formato “pay-to-play” ainda tem algum fôlego apesar de beneficiarem por estarem no mercado há muito mais tempo do que a concorrência.

Para as companhias um MMO envolve quantidades astronómicas de trabalho, a Bioware por exemplo deve estar a sentir isso com a recente queda de subscritores e diminuição do número de jogadores. O SWTOR que foi encarado como uma ameaça séria à hegemonia de WOW não está propriamente mal, mas ainda tem um longo caminho a percorrer para transformar essa ameaça em realidade.

Fontes: GameIndustry International, CVG, Eurogamer

Diogo Mota

O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.

Também poderás gostar de: