Cloud Gaming Reviews

Xbox Cloud Gaming (Beta) – Análise

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Há vários anos que o “cloud gaming” é apontado como o futuro dos videojogos e o Xbox Cloud Gaming revela alguma promessa.

O “cloud gaming” permite que tu possas jogar os videojogos através de uma tecnologia de streaming. Em alguns casos, como no Xbox Cloud Gaming, nem é necessário que tenhas uma consola de jogos poderosa ou um computador de gaming.

Pelo contrário, o Xbox Cloud Gaming permite que tu possas jogar os títulos mais recentes num computador de gama mais baixa; telemóvel; tablet; portátil; browser ou até numa smart tv.

Para que isso seja possível necessitas de uma ligação à Internet relativamente rápida e uma subscrição do “Game Pass Ultimate”. Depois é só entrares na conta e começares a jogar as versões “cloud” dos videojogos sem necessidade de os instalares.


Informação
Como o Xbox Cloud Gaming ainda se encontra em “BETA” esta análise será atualizada sempre que o serviço for alvo de atualizações significativas. A data da última atualização da análise poderá ser verificada no final do artigo.

Como começar a usar o serviço no PC?

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Tal como referimos em cima, para começares a desfrutar do Xbox Cloud Gaming tens de subscrever o “Game Pass Ultimate”.

Não precisas de uma consola Xbox para o fazer porque este serviço também está disponível para PC via Windows. Ou seja, se já tens uma conta Microsoft é muito fácil de subscreveres.

O “Game Pass Ultimate” dá-te acesso a várias regalias que incluem centenas de jogos de alta qualidade na consola, PC ou na “cloud”.

No caso de usares o serviço no teu computador de gaming, é recomendado que adiras também ao Xbox Insider Program que te garante o acesso às principais novidades do “cloud gaming” no PC mesmo quando ainda estão em testes.

Subscrever e começar a jogar no PC

Uma das grandes vantagens do Xbox Cloud Gaming é a facilidade de utilização. Depois de subscreveres o serviço só precisas de ligar o comando, escolher o jogo e começar a jogar.

E sim, é assim tão simples! Podes instalar a aplicação para Windows ou simplesmente jogar através de um “browser” ou aparelho compatível.

Não é necessário instalares jogos porque , de uma forma muito simplificada, o que o “cloud gaming” faz é essencialmente correr o jogo a partir de um servidor.

Simplicidade, acessibilidade e rapidez

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Este serviço oferece simplicidade, conveniência e um acesso surpreendentemente rápido à experiência de jogo.

Por exemplo, vamos supor que tu queres jogar o “Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes”, um RPG que chegou recentemente ao mercado. Através do Xbox Cloud Gaming podes começar a jogá-lo sem sequer precisares de o comprar ou instalar.

Outra grande vantagem é que podemos continuar a jogar a versão “cloud” de um videojogos que instalámos e jogamos localmente no nosso computador local. Aqui vai um exemplo:

  1. Eu instalei o Starfield localmente no meu computador de gaming principal;
  2. Vou ter de me ausentar e levo comigo o computador portátil que apenas tem a aplicação XBOX instalada;
  3. Não posso instalar o jogo no portátil porque ele nem sequer o consegue correr, mas posso continuar a jogá-lo no portátil utilizando a sua versão “cloud” do jogo.
  4. Continuo o jogo a partir da minha última gravação.

Para além disso o Xbox Cloud Gaming permite que possas jogar na”cloud” videojogos que são demasiado exigentes para o teu computador local:

  1. Eu quero jogar Starfield mas o meu computador local não preenche os requisitos mínimos para correr o jogo;
  2. Eu tenho uma subscrição ativa do “Game Pass Ultimate”;
  3. Eu posso jogar a versão “cloud” do Starfield no meu computador que não consegue correr o jogo localmente.

A qualidade da experiência de jogar na “cloud”

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Basicamente existem três tipos de serviços de “cloud gaming”:

  1. Aquele que oferece um computador de gaming na “cloud” e no qual podemos depois instalar videojogo, dos quais somos proprietários, para depois os jogarmos via “streaming”.
  2. Aquele que oferece a possibilidade de jogarmos versões “cloud” de videojogos, dos quais já somos proprietários, sem necessidade de os instalarmos e que podem ser jogados quase instantaneamente.
  3. Aquele que oferece o acesso a um catálogo de jogos na “cloud”, sem necessidade de os instalarmos, e que podem ser jogados quase instantaneamente.

O Xbox Cloud Gaming é um serviço que se enquadra na terceira opção. Ou seja, já possui toda uma infraestrutura montada que inclui o acesso a um vasto catálogo de jogos na “cloud”.

Há no entanto uma particularidade na versão PC do Xbox Cloud Gaming. Embora exista um pequeno número de jogos compatível com “teclado+rato”, a grande maioria só funciona com comando.

É expectável que num futuro próximo mais jogos passem a ser compatíveis com “teclado+rato” mas por agora, das centenas de jogos disponíveis na cloud, pouco mais de 20 suportam “teclado+rato”.

No que diz respeito à experiência de jogo

Ela é decente. Seja no PC; telemóvel; tablet ou qualquer outro aparelho, correr um videojogo e começar a jogá-lo decorre, na maior parte das vezes, sem percalços.

A resolução máxima suportada é 1080p/60fps, mas na nossa experiência pessoal, isso não é atingido com a consistência que desejaríamos.

As diferenças visuais entre a experiência na “cloud” e local são óbvias neste serviço. Há um decréscimo de qualidade visual quando se joga na “cloud”

A imagem não tem a mesma clareza, há por vezes menos fluidez, instabilidade no “framerate” e no geral nós diríamos que há um problema de consistência.

Ou seja, quando estamos a jogar na “cloud” por vezes a qualidade da imagem não é consistentemente boa; ou os controlos não respondem consistentemente da forma desejada; ou o “framerate” não é consistentemente o mesmo.

É verdade que existem outros serviços de “cloud gaming” que são capazes de proporcionar experiências de jogo bem mais consistentes.

A diferença é que são quase sempre, ou mais dispendiosos, ou não possuem um catálogo de jogos tão bom, ou até, não incluem sequer um catálogo de jogos disponível nos seus pacotes.

Desempenho

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Nós levámos algum tempo a decidir qual o método que iríamos utilizar para medir o desempenho do Xbox Cloud Gaming.

Queríamos evitar jargão técnico de forma a que, até um novato no mundo do PC gaming, pudesse analisar com clareza os resultados. Algo apresentado de forma simples mas que tivesse sido fruto de análise minuciosa.

Acabámos por desenvolver um teste que nos deu muito mais trabalho do que antecipávamos e levámos meses a conclui-lo. Ainda assim acabámos por atingir o nosso objetivo. Este teste consiste em:

Identificar corretamente jogabilidade local e jogabilidade na “cloud


Informação

Submetemos membros da nossa equipa a um teste no qual eles seriam expostos a jogabilidade em tempo real e teriam de identificar com sucesso se era jogabilidade “local” ou na “cloud”.

Estabelecemos que, para haver justiça, o mesmo jogo nunca poderia ser alvo de dois testes seguidos no mesmo dia, já que isso facilitaria em muito a identificação.


Parâmetros

  1. Número de jogos testados: 5
  2. Jogos testados: Atomic Heart, Starfield; Senua’s Saga: Hellblade II; Forza Horizon 5; Have a Nice Death
  3. Número de sessões por jogo: 2 sessões por jogo (uma local|uma na “cloud”)
  4. Tempo de duração de sessão: cada sessão (uma local|uma na “cloud”) teve a duração de 20 minutos
  5. Tempo de duração total das sessões por jogador: no total, cada um de nós foi exposto a 200 minutos de jogabilidade ao longo de várias semanas, alternando a visualização de sessões de jogabilidade local e na “cloud”
  6. Tempo de duração total das sessões: 1200 minutos com todas as sessões contabilizadas
  7. Condições: Mesma resolução (1080p/60FPS) e definições gráficas. Torre do PC local foi colocada numa divisão diferente e router ocultado
  8. Resposta: após cada sessão o alvo do teste respondeu à seguinte pergunta: “Este jogo foi corrido localmente ou na “cloud?

Resultados dos testes Xbox Cloud Gaming

NomeTotal de jogos testadosBem identificados
Ary (editor-sénior)54
Hélio (editor-chefe)55
Gualter (editor)54
Hélder (editor)53
Márcio (editor)54
Paulo (editor)55

Como se pode ver pelos resultados, mesmo alternando os testes ao longo de vários dias e nunca repetindo o mesmo jogo, a nossa equipa não teve grandes dificuldades para identificar com sucesso quando um jogo estava a correr localmente ou pela “cloud”.

Se antes de fazermos o teste os problemas de desempenho já eram evidentes, o teste veio reforçar ainda mais a nossa opinião de que este serviço precisa de ter maior consistência se alguma vez quiser ser encarado como uma alternativa ao gaming tradicional.

Houve alturas nos testes em que bastou termos um vislumbre do menu para rapidamente percebermos ele estava a correr a partir da “cloud”.

O jogo que causou maior dúvidas foi o “Forza Horizon 5” e aqueles que ninguém falhou foram o “Starfield” e o “Senua’s Saga: Hellblade II“.

Mas não interpretem o resultado como muito negativo. O facto de ser possível perceber que se está a jogar pela “cloud”, não significa que estes jogos não são jogáveis. Muito pelo contrário, todos os jogos que integraram este teste (e muitos mais) são jogáveis pelo “Xbox Cloud Gaming” e a experiência é perfeitamente aceitável.

Este serviço pode não oferecer o nível de desempenho dos seus principais concorrentes, mas tem do seu lado um preço competitivo e principalmente o facto de incluir um catálogo de jogos na sua subscrição que simplesmente não tem paralelo no mercado.

Problemas com o serviço

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Tratando-se de uma Beta os problemas com o Xbox Cloud Gaming são comuns. Nós diríamos que não são ao ponto de invalidarem a utilização do serviço, mas alguns podem ser, no mínimo, incomodativos.

Aqui fica uma lista:

  • Problemas com a aplicação do Windows em que o jogo simplesmente não corre.

Este é talvez o problema que ocorre com maior frequência. As razões podem ser várias: aplicação desatualizada, algum erro no sistema que obriga a reiniciar a aplicação ou até a reiniciar o computador ou aparelho utilizado.

  • Problemas com o login na conta Microsoft

É sabido que as ligações das contas Microsoft por vezes dão problemas e com a aplicação Xbox do Windows isso aconteceu-nos muitas vezes. Embora pareça que estamos ligados sem problemas, quando tentamos correr um jogo na “cloud” recebemos um erro. Nesses casos foi necessário terminar a sessão na aplicação e voltar a iniciá-la. Outra solução foi jogarmos diretamente no browser.

  • Problemas de servidores

Também acontecem com alguma frequência e são comuns em todos os serviços prestados online. É verdade que a Microsoft tem bons servidores, mas nem ela se consegue livrar deles.

  • Quebras de framerate, de qualidade de imagem e na resposta dos controlos

Já referimos em cima. A experiência por vezes sofre com quebras de “framerate”; quebras na qualidade de imagem; na fluidez da jogabilidade e até na resposta dos controlos. Pode haver momentos em que, devido a diversos fatores (internet, servidores, dns etc…); a experiência de jogo se torna desagradável. Nestas situações é parar de jogar e voltar mais tarde.

Estes problemas são uma realidade neste momento, contudo e voltamos a repetir, nenhum deles invalida a utilização do serviço. Pelo contrário, no geral a experiência de jogo até tem uma estabilidade decente para uma versão Beta.

Apesar de ainda não se encontrar ao nível de substituir a experiência local, a verdade é que, como serviço complementar, o Xbox Cloud Gaming no PC tem potencial.

7.8 NOTA FINAL
4 de 5

Total de 2 Votos

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Simplicidade / Acessibilidade 8
Performance 7
Estabilidade 7
Preço 9
Positivos
  • Acessibilidade
  • Simplicidade
  • Catálogo de jogos
Negativos
  • performance
  • estabilidade
Resumo

No mundo do "cloud gaming" o Xbox Cloud Gaming é sobretudo uma mais-valia para quem já tem uma subscrição do "Game Pass Ultimate".

Thank you for taking part in our survey
4 (2)

Última atualização: Julho 15, 2024 às 11:51

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Paulo Figueiredo

O Figueiras é um elemento fundamental da Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada impede-o de acumular uma posição de maior destaque. A sua participação na Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

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Ary Costa

É a força fundadora e o grande líder por detrás da Gaming Portugal. Gosta de trabalhar nos bastidores mas ocasionalmente também publica artigos no website. Já é um veterano na indústria dos videojogos, que é como quem diz, já está a ficar velho.

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Helio Costa

O nosso editor-chefe. encarrega-se de gerir toda a equipa. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

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