ver no Youtube | ver no Dailymotion | ver no Facebook
Vídeos

Youtube: Mudanças Ameaçam a Liberdade dos Youtubers

A importância do Youtube é inegável na sociedade em que vivemos e o papel dos Youtubers tornou-se bastante relevante.

Mas se tudo começou bem a verdade é que pelo caminho a coisa azedou e cada vez mais as mudanças na popular plataforma de vídeos ameaçam a “liberdade” daqueles que no fundo ajudaram-na a tornar-se extremamente popular.

Um pouco por todo o mundo multiplicam-se os casos de criadores de conteúdo que subitamente deixam de poder rentabilizar os seus vídeos e vêem os seus trabalhos a serem bloqueados ou por alegadas violações de direitos de autor; por reutilização indevida de conteúdos; linguagem inapropriada; tópicos considerados ofensivos e a lista continua.

Se é verdade que por um lado o Youtube até pode ter razão em algumas situações, também é verdade que começa a aumentar de forma dramática o número de casos em que não parece existir uma explicação lógica para as acções da plataforma.

Por exemplo, a reivindicação de direitos de autor atingiu proporções tão ridículas que por vezes a utilização de segundos de uma música, de um trailer ou até de uma mera imagem é o suficiente para que a rentabilização de um vídeo seja removida.

Mas o problema não se fica por aqui, muitos canais da plataforma – alguns deles extremamente populares – estão sistematicamente a receber “strikes”; a ficarem com vídeos bloqueados; a perderem a rentabilização num grande número de vídeos e em alguns casos com a rentabilização a ser completamente desactivada.

As razões são muitas: desde pressão das grandes corporações; passando pela de grupos que representam as mais diversas minorias e consideram até uma inocente piada um acto de discriminação e por aí fora. Até o PewDiePie, o Youtuber mais popular da plataforma, já teve problemas e numa determinada altura houve quem o considerasse, imagine-se, racista!

Há muito que o Youtube está a mudar e é por isso que eu recomendo a todos os Youtubers portugueses na área dos videojogos que se preparem para o que está a chegar. Neste momento a plataforma já não é um oásis para um discurso livre com opiniões genuínas.

Está a ser realizado um “estrangulamento” das vozes e opiniões de criadores de conteúdo de todo o mundo e se é verdade que alguns merecem um castigo, existem muitos inocentes que estão a ser injustamente prejudicados por estas novas politicas e mudanças.

Dá uma vista de olhos pelo vídeo que eu gravei e se tiveres amigos interessados em criar um canal no Youtube aconselha-os a não “colocarem todos os seus ovos no mesmo cesto” ou eles poderão acabar desiludidos. Se por acaso tu já és Youtuber, então apressa-te a salvaguardares o teu trabalho e acima de tudo a diversificares para não seres apanhado de surpresa um dia.

 

ver no Youtube | ver no Dailymotion | ver no Facebook

Também poderás gostar de:

 

Deixa um comentário

avatar
  Subscrever  
Notificações de