Notícias Nintendo

Warhammer 40,000 Boltgun: Simplicidade funciona porque funciona

Eu sei, eu sei. Que raio de título é este? O que mais posso eu escrever sobre um videojogo como o “Warhammer 40,000 Boltgun”, uma experiência despretensiosa e nostálgica que nos relembra mais uma vez que sim, a simplicidade funciona porque………………….bom, porque funciona.

Warhammer 40,000 Boltgun é o mais recente título que explora o muito conhecido Universo sci-fi do “franchise” Warhammer 40,000. Mas ao contrário de outros videojogos da série mais elaborado, este é um pequeno shooter de estilo “retro” que vai buscar inspiração aos grandes clássicos dos anos 90.

A ideia parece ter sido uma aposta forte numa das características definidoras dos grandes clássicos do género: a simplicidade. Não houve uma tentativa para “reinventar a roda”, pelo contrário Warhammer 40,000 Boltgun é antes uma homenagem a uma era gloriosa no mundo dos videojogos e, verdade seja dita, não é o único videojogo no mercado que faz isso.

O visual é “retro” o que significa que os gráficos são pixelizados e o jogo faz uso de filtros para criar aquele visual dos anos 90. Basicamente temos sprites bidimensionais que se movem em cenários tridimensionais de baixa resolução. Ou seja, não é o jogo indicado para quem procura por visuais desta geração.

A jogabilidade é muito simples, tu corres, saltas e disparas contra inimigos que vão aparecendo por todos os lados e à tua disposição tens um arsenal extremamente devastador. O ritmo da jogabilidade é intenso e culmina numa experiência que recompensa a habilidade e agressividade do jogador. Há também muito sangue e violência, por isso talvez não seja a prenda ideal para os mais novos aí em casa.

Escusado será dizer que os “old school gamers” vão adorar Boltgun porque ele tem tudo aquilo que os colou aos ecrãs dos seus computadores durante os anos 90. Naturalmente a experiência está adaptada aos nossos tempos e como tal a jogabilidade é francamente boa e muito superior aos clássicos que o inspiraram. Mas mais do que isso, a jogabilidade é simples e muito divertida.

Boltgun está longe de ser revolucionário, mas é acima de tudo uma abordagem refrescante de um “franchise” que regra geral costuma escolher outros caminhos. E os resultados estão à vista, Boltgun custa menos de 20€ e em menos de 24 horas tem acumulado uma média de críticas extremamente positiva na Steam.

Se estás à procura de um FPS com um pouco de nostalgia à mistura, então Warhammer 40,000 Boltgun é um jogo que vais querer conhecer.

Share

Este website utiliza cookies.

Ler Mais