PC Tutoriais / Dicas 13

O Guia: Como e Onde Comprar Jogos para PC?

PC Master Race

Os jogos para o PC são bem mais baratos que os das consolas, mesmo assim alguns gamers ainda não sabem onde comprar os seus jogos de computador. As alternativas são muitas,  desde as cópias físicas para os gamers que preferem uma caixa com DVD’s até às cópias digitais para quem procura mais rapidez e comodidade.

Para o gamer português a compra ao preço mais baixo é cada vez mais importante e felizmente com o aumento da concorrência no mercado digital de videojogos há muito por onde escolher. Dito isto também é verdade que existem tantas lojas que por vezes torna-se complicado para o gamer encontrar a melhor compra possível.

É por isso que decidimos publicar este pequeno guia que conta não só com uma tabela de comparação como também com algumas dicas valiosas e especialmente úteis para os gamers mais desatentos.


Tabela de Comparação Do Mercado de Distribuição Digital de Videojogos

 QualidadeSuporteComunidadePromoçõesDRMReembolsoBónus
SteamBomFracoSimSimSimSimSim
OriginBomRazoávelSimSimSimSimNão
UplayBomRazoávelSimSimSimNãoNão
Humble StoreBomRazoávelRedes SociaisSimMistoSimNão
Bundle StarsBomRazoávelRedes SociaisSimSimSimNão
GOG.comMuito BomMuito BomSimSimNãoSimSim
GamesplanetRazoávelRazoávelSimSimSimSimNão
Green Man GamingRazoávelRazoávelSimSimSimSimNão
GamersgateRazoávelRazoávelRedes SociaisSimSimSimNão
Direct2DriveRazoávelRazoávelRedes SociaisSimSimPré-comprasNão
DL GamerRazoávelRazoávelRedes SociaisSimSimSimNão
Indie GalaRazoávelRazoávelSimSimSimSimNão
Sila GamesRazoávelRazoávelRedes SociaisSimSimSimNão

Informação adicional:

  • DRM: o chamado sistema de gestão de direitos digitais ou GDD (em inglês Digital Rights Management ou DRM) consiste em restringir a difusão por cópia de conteúdos digitais ao mesmo tempo em que se assegura e administra os direitos autorais e suas marcas registadas, pelo ângulo do proprietário dos direitos autorais;
  • Bónus: refere-se à existência de conteúdo adicional como bandas sonoras, wallpapers etc.

Dicas:

  • 1. Compra Cópias físicas em Portugal

O mercado de gaming no PC tem crescido nos últimos anos, hoje já é possível encontrar bons jogos de PC a preços de feira nas lojas portuguesas. Lojas como a MediaMarkt realizam promoções constantes e competem não só com lojas no mercado nacional como também no internacional. Brevemente teremos também uma tabela dedicada às lojas físicas.

  • 2. Antes de realizares uma compra compara preços de todas as lojas que conheces

Tal como em qualquer outra compra é importante que só a realizes depois de te certificares que estás a pagar o preço mais baixo possível.

  • 3. Mercado Digital é o que está a dar!

Chegámos ao ponto em que as plataformas de distribuição digital com as suas lojas online são uma excelente alternativa não só no que diz respeito a comodidade e rapidez dos serviços como também a nível de preços. A compra da cópia digital de um jogo é barata e recomenda-se!

  • 4. Fica atento às promoções

Mais do que nunca todas as lojas realizam promoções, no mercado digital por exemplo existem promoções todos os dias por isso fica atento!

  • 5. Utiliza o Enhanced Steam

Esta pequena extensão para browsers é muito importante para todos os gamers que recorrem à Steam com frequência. Fica a saber sobre ela aqui.

nota: Esta lista é atualizada periodicamente, as lojas referenciadas nesta lista foram testadas por membros da equipa da Gaming Portugal, bem como por membros da comunidade. O nosso objetivo é apenas o de “munir” o gamer de PC com informação relevante, de modo a que no futuro ele realize as melhores compras aos preços mais baixos.

Contamos também com a participação dos nossos leitores, por isso mesmo se tiveres sugestões ou dicas que consideres importantes e que aches que merecem integrar este guia, basta que as deixes através de comentário no final.

Também poderás gostar de:

  • INS0MNI4CK

    So acrescentar algo que ainda mais vai ajudar antes de tomar aquela decisao melhor e dar um salto pelo site allkeyshop e depois sim seguir para a compra do artigo …

    • Gaming Portugal

      Olá INS0MNI4CK e obrigado pela tua participação,

      Devido a mudanças recentes nas políticas na Gaming Portugal, nós deixámos de referenciar revendedores não autorizados de chaves de jogos. Como o website allkeyshop possui nas suas listas estes mesmos revendedores, ele não foi referenciado no artigo.

      No entanto o gamer informado deve sempre pesquisar pela Internet à procura dos melhores preços, apenas advertimos para que tenham cuidado e comprem apenas em locais fidedignos.

    • Pedro Queirós

      Pois é.. esqueceu-se foi de referir que a compra digital não é propriamente a compra dum jogo. No caso da Steam pelo menos o que estamos a comprar é uma lincença de uso ao qual ficamos impossibilitados de vender o jogo e a politica de reembolso é extremamente apertada. Por mim voltavamos aos jogos físicos. Compras online certo, mas com envio do respetivo jogo em formato fisico.

      • Olá Pedro e obrigado pela tua participação.

        No que diz respeito à questão das compras digitais, de facto a Steam possui uma política única que resulta em restrições para os seus clientes. No entanto existem alternativas livres de DRM como é o caso da GOG.com ou da Humble Store. No caso da GOG.com por exemplo, todos os jogos disponíveis são livres de DRM o que significa que compramos, fazemos o download do jogo e de seguida ficamos com ele para sempre.

        Isto não significa que somos contra os jogos físicos, pelo contrário recomendamos a compra de jogos físicos em território nacional e apenas alertámos no artigo que de facto o mercado digital neste momento consegue ser mais atractivo.

      • Miguel Baptista

        Obrigado Gaming Portugal pela Lista.

        Apenas um forte reparo:
        “No caso da GOG.com por exemplo, todos os jogos disponíveis são livres de DRM o que significa que compramos, fazemos o download do jogo e de seguida podemos fazer o que quisermos com ele (oferecer o jogo a um amigo ou a vários amigos, realizar trocas etc…).”

        “Podemos fazer o que se quisermos com ele.”
        O DRM não dá permissão legal à cópia para quantas pessoas se quiser apenas com um download.
        É possível fazê-lo, e quebrar a lei, ao contrário do STEAM, precisamente por não haver controlo digital.
        Segundo essa lógica, se 20 amigos quiserem comprar um jogo para jogar online, apenas um teria de o fazer.

      • Miguel Baptista

        Desculpem o duplo comment. Fiz de propósito para responder ao user certo, e pensei que o anterior desse para apagar… mas não.

      • Gaming Portugal

        Reposta em baixo.

      • Gaming Portugal

        Olá Miguel e obrigado pelo teu reparo,

        O nosso sistema de comentários andou com problemas, mas neste momento deve estar tudo resolvido.

        Relativamente à afirmação, realmente a ideia que foi transmitida pode ser mal interpretada. Tens toda a razão quando dizes: “O DRM não dá permissão legal à cópia para quantas pessoas se quiser” e a nossa intervenção foi mais no sentido de esclarecer que ao comprar no GOG.com estamos livres de restrições existentes por exemplo na Steam.

        Obviamente deve existir bom senso por parte de quem compra jogos livres de DRM.

      • Miguel Baptista

        Obrigado pela Lista.

        Apenas um forte reparo:
        “No caso da GOG.com por exemplo, todos os jogos disponíveis são livres de DRM o que significa que compramos, fazemos o download do jogo e de seguida podemos fazer o que quisermos com ele (oferecer o jogo a um amigo ou a vários amigos, realizar trocas etc…).”

        “Podemos fazer o que se quisermos com ele.”
        O DRM não dá permissão legal à cópia para quantas pessoas se quiser apenas com um download.
        É possível fazê-lo, e quebrar a lei, ao contrário do STEAM, precisamente por não haver controlo digital.
        Segundo essa lógica, se 20 amigos quiserem comprar um jogo para jogar online, apenas um teria de o fazer.

  • Helder Costa

    Gostaria de mencionar a loja MMOGA, também fantástica!

  • Symbiosys

    Gostaria de mencionar também a Go2Arena que também tem preços muito acessíveis, mas é um pouco restrita em quantidade e diversidade de jogos, mantendo-se mais direccionada a MMOs e às respectivas micro-transacções, distribuindo pacotes de moeda do jogo e até cartões pré-pagos de tempo.

  • Queria agrader-te por este “tutorial”.
    O artigo é verdadeiro, puxa um pouco para a parceira oficial mas não se esquece restante mercado 😀

    • Obrigado e nós esperamos que este artigo ajude muitos gamers.