Crise Mundial Prejudica Jogos Pay-To-Play

O mundo dos videojogos está em constante mutação e recentemente nós temos assistido ao abandono do formato pay-to-play por parte dos MMO’s. Recentemente foi a vez da SOE confirmar que o DC Universe Online também vai adoptar o modelo free-to-play e apesar das subscrições continuarem a existir, elas serão opcionais. Mas o presidente da Sony Online Entertainment foi mais longe e afirmou que tudo isto é resultado da grave crise económica que se faz sentir.

Nós sabemos por exemplo que o popular World Of Warcraft perde subscritores a um ritmo considerável e que cada vez menos os gamers estão dispostos a pagar uma mensalidade para jogar um videojogo. John Smedley – presidente da SOE – compreende o que se passa no mercado e acredita que mais MMO’s vão passar para free-to-play:

“Os tempos são difíceis e um sistema recorrente de subscrições é algo que pesa nas contas ao final do mês”

“Para algumas pessoas, poupar dinheiro começa por se livrarem de pequenas mensalidades cobradas no cartão de crédito todos  os meses.”

Até os novos MMO’s que surgem no mercado já começam logo à partida com o free-to-play e a maior parte com mini-transações suportadas ingame. O gamer até pode gastar dinheiro, contudo não sente o peso de um pagamento mensal e a longo prazo este parece ser o caminho a seguir.

MMO’s como o Firefall ou o muito esperado Star War: The Old Republic poderão ser desfrutados de forma gratuita. O tempo dirá se os jogadores vão receber estes jogos bem, ou até se eles serão tão lucrativos como se espera que sejam.

Opinião do GP:

Os tempos estão mudar, os MMO’s não são tão populares como já foram e as subscrições não são vistas com bons olhos pelos gamers. O formato free-to-play é uma última tentativa para atrair novos jogadores, mas temo que no geral os gamers se comecem a afastar das experiências massivas dos MMO’s. Hoje em dia qualquer jogo tem uma forte componente online, há uma vasta oferta de jogos grátis e talvez por isso os MMO’s comecem a perder alguma força.

Share

Este website utiliza cookies.

Ler Mais