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Minishoot Adventures – Análise

Minishoot Adventures foi buscar a sua inspiração ao primeiro “The Legend of Zelda” e mistura os géneros “metroidvania” e “bullet hell”, mas será que este pequeno RPG independente tem o que é preciso para se destacar?

Desenvolvido por apenas duas pessoas, Minishoot Adventures chegou ao mercado no passado dia 02 de abril. Ele é sem dúvida alguma um jogo peculiar, começando pela personagem principal ser uma, imagine-se, mini-nave espacial.

Para além disso ele mistura dois géneros que hoje em dia são bastante populares, o “metroidvania” e o “bullet hell”. Mas sendo a personagem principal uma mini-nave é difícil imaginar de que maneira é que ele poderia ser assim tão inspirado no “Legend of Zelda”?

Foi uma pergunta que nós próprios fizemos antes de começarmos a jogá-lo, mas que durante os primeiros minutos ficou esclarecida. De facto Minishoot Adventures é mais parecido com Zelda do que se poderia pensar e, por detrás da sua aparente simplicidade, esconde-se uma experiência robusta, divertida e cheia de potencial.

A história

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No início do jogo ficamos a saber que a nossa vila foi atacada e destruída pelos “Não Escolhidos” e, como consequência, todos os nossos amigos foram capturados e colocados no interior de cristais corrompidos.

É isto.

A história é simples e no fundo talvez exista para justificar o facto de controlarmos uma mini-nave e não uma personagem tradicional. Não que isso seja um grande problema porque Minishoot Adventures não é, digamos, um “RPG de história” por mais estranho que isso possa parecer.

Quer dizer, não é que o jogo seja desprovido de história, porque não é. Aliás com a progressão a história vai-nos sendo revelada, quer seja através de pequenos textos ou até mesmo nas interações sem diálogo entre a nossa mini-nave e as outras naves.

Ou seja, até há história e ela é interessante só que é pouco elaborada. Por outras palavras, se estás à procura de um RPG tradicional muito rico em história, este não é definitivamente o jogo que procuras.

Minishoot Adventures é muito mais focado na experiência de jogabilidade e incorpora os tais elementos de RPG. Mais do que qualquer outra coisa, ele é “shooter” com elementos de RPG.

O grafismo e a arte

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Olhando apenas para o grafismo e sabendo de antemão que este jogo foi inteiramente desenhado à mão, é surreal imaginar como uma equipa composta por apenas duas pessoas o desenvolveu.

Mas foi exatamente isso que aconteceu ao longo de quatro anos. Durante esse tempo Kuho, no departamento artístico e Argl, na parte do código, criaram o colorido mundo de Minishoot Adventures.

O resultado final não poderia ser melhor, o jogo está francamente bom nos departamentos gráfico e artístico. A inspiração em Zelda está presente em todos os cantos, quer seja pelas suas cores vivas, no design dos mapas que estão cheios de segredos e convidam à exploração, e até aos vasos que podemos quebrar pelo caminho.

Parece que desde do primeiro momento que tiveram a ideia até ao dia de lançamento do jogo, a equipa de desenvolvimento sempre teve uma ideia muito clara do visual que pretendia.

Isso faz com que Minishoot Adventures seja um jogo polido no departamento visual. Os cenários são de uma simplicidade colorida atrativa, a nave protagonista e todas as outras naves estão bem desenhadas e os efeitos visuais também não desiludem.

É claro que estamos a falar de um jogo 2D desenvolvido por uma equipa com recursos muito mais limitados do que os disponíveis para um jogo AAA. Nestas condições é de facto um trabalho notável e os criadores têm razões para estarem satisfeitos.

A jogabilidade a experiência

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A jogabilidade é simples e fácil de se perceber. Passamos a maior parte do tempo a dispararmos e a movermos a mini-nave para fora de zonas de perigo. Com a progressão vamos subindo de nível, fazendo upgrades e a nossa pequena nave vai-se tornando mais poderosa.

Podemos jogar com um comando recorrendo à jogabilidade “Twin Stick” ou o modelo clássico de “teclado+rato”. Na nossa opinião o setup “teclado+rato” é aquele que oferece maior controlo sobre a jogabilidade. Mas tudo vai depender das preferências pessoais de cada jogador.

A movimentação é super-fluída e sem dúvida um dos pontos fortes de toda a experiência. Está aqui a razão pela qual eles escolheram uma nave e não um protagonista humano. De outra forma seria difícil justificar uma movimentação tão rápida e fluída através do mapa.

E que gosto dá jogar este jogo, especialmente quando começamos a melhorar a nave e ganhamos velocidade e armamento mais poderoso.

Os combates são divertidos, por vezes caóticos quando defrontamos ou grandes grupos de inimigos, ou apenas inimigos mais poderosos e que disparam para todas as direções. Mas mesmo nestes momentos dá um prazer especial quando finalmente conseguimos com habilidade derrotar aquele inimigo mais persistente.

É claro que nem “tudo são rosas”, Minishoot Adventures pode ser um jogo simples mas não é daquelas experiências que te “estende a mão”. Pelo contrário, se avançares impreparado contra um inimigo mais poderoso, o mais certo é não escapares à derrota.

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A exploração é absolutamente necessária para a progressão. Aliás este é outro dos seus pontos fortes, ele “convida” à exploração.

É necessário vasculhar o mapa e visitar todas as “dungeons” para subir de nível, desbloquear habilidades e realizar “upgrades”. Só depois poderás defrontar inimigos mais poderosos e derrotá-los com sucesso.

Inicialmente existem várias áreas bloqueadas, mas à medida que fores jogando, ganhando habilidades e salvando amigos, o mapa abre-se com muitas áreas para explorar.

É claro que é possível fazer o mínimo de exploração necessária e depois avançar contra os inimigos mais poderosos como os “bosses”. No entanto isso só vai tornar o jogo ainda mais difícil e talvez só faça sentido para quem procura bater recordes como os “speedrunners”.

O problema é que ignorar a maior parte da exploração é contrariar um dos principais propósitos desta aventura. Para além disso a exploração não só é divertida como recompensadora.

Às vezes vais encontrar uma sala escondida com um item valioso, mas o habitual é encontrares esse um item valioso e teres de enfrentar forte oposição para lhe meteres as mãos em cima.

Minishoot Adventures é acima de tudo um jogo de exploração, quem não gostar de a fazer vai encontrar problemas para progredir porque a mini-nave não estará à altura até dos inimigos medianos.

No geral a jogabilidade é uma experiência excelente com a exceção para uma espécie de mini-jogo de corridas que até pode ser divertido, mas que no nosso caso, ambos considerámos um incómodo.

Banda sonora e efeitos sonoros

A banda sonora e os efeitos de som estão recheados de nostalgia. O jogo inspira-se nos grandes RPG’s de um passado cada vez mais distante e em estilo de homenagem, as músicas refletem essa era.

Para os “old school gamers” será um pequeno vislumbre da sua infância. A banda sonora inclui composições simples, até o som dos disparos são uma clara referência ao passado e ao longo de todo o jogo o departamento de som reflete na perfeição o que Minishoot Adventures pretende ser: um pequeno jogo com “ecos” de um passado glorioso.

Um jogo para todos os gostos

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Minishoot Adventures é uma aventura com muita qualidade e que conjuga muito bem os elementos “metroidvania” com a ação estilo “bullet helll”. É fiel ao género RPG na medida em que baseia grande parte da sua experiência na exploração e evolução que conseguimos quando a fazemos. Mas não é o que se pode chamar de de um “RPG robusto”.

Não esperes também dedicar centenas de horas a esta experiência. Com veia mais exploradora nós diríamos que é possível, talvez, estender a experiência até perto das 12 ou 13 horas, mas dependendo da habilidade do jogador e do nível de dificuldade escolhido, poderá ser muito menos.

Embora seja curto em comparação com outros RPG’s, Minishoot Adventures tem a vantagem de ser bastante único da sua abordagem. Um shooter que é um “metroidvania” com elementos de RPG não é algo que se vê todos os dias e a verdade é que não há nada como este jogo no mercado.

Finalmente se considerarmos também o preço, é de facto uma excelente compra.

7.8 NOTA FINAL

Minishoot Adventures é uma pérola indie

COMPRAR AGORA
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Minishoot Adventures é um pequeno RPG que consegue misturar com sucesso elementos "metroidvania" e "bullet hell". O resultado é uma experiência sólida, polvilhada de originalidade e que consegue ser muito divertida. É verdade que a longevidade poderia ser melhor e que está longe de conseguir rivalizar com os jogos de grande orçamento, mas apesar disso pelo seu preço é difícil encontrar melhor.


História 7
Grafismo 8
Jogabilidade 9
Longevidade 7
POSITIVOS
  • Experiência única
  • Jogabilidade excelente
  • Convida à exploração
NEGATIVOS
  • Longevidade podia ser melhor
  • Corridas tornam-se um incómodo

Última atualização: Abril 8, 2024 às 15:20

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Paulo Figueiredo

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