PC Reviews

PES 2021 com mods e Football Life: O melhor simulador de futebol

blank

Se os jogos de futebol são a tua praia então existem dois nomes incontornáveis no mercado: FIFA e PES (agora chamado eFootball). Embora ambos sejam “franchises” que se estendem ao longo de gerações, num deles os jogadores de PC foram mais longe do que alguma vez tinham ido na procura pela derradeira experiência de simulação futebolística. Anos na criação de modificações culminam naquele que é, sem margem para dúvidas, um dos melhores simuladores de futebol no mercado.

Por esta altura muitos leitores podem estar a perguntar: “Mas este maluco está mesmo a escrever sobre o PES 2021?”.Ary Costa

Eu aceito a reticência mas a realidade é que eu não vou escrever propriamente sobre o PES 2021 mas sim no jogo em que ele se transforma com a aplicação de “mods”. E esse jogo, meus amigos, é um autêntico colosso dentro do género da simulação do desporto rei.

O conceito de “PES 2021 com mods” ou o nome “Football Life” não são uma novidade para os jogadores de PC. Quando eu escrevo “mods” estou a referir-me a “modificações” que é como quem diz, alterações ao jogo base. Por exemplo, o “eFootball PES 2021 SEASON UPDATE” – que até já nem se encontra à venda – tem uma experiência base no seu formato sem modificações. Ou seja, se tiveres o jogo na tua biblioteca Steam, podes instalá-lo e desfrutar dessa mesma experiência criada pela Konami.

Porém, a realidade é que a experiência base do PES 2021, mesmo na sua altura de maior relevância, sempre esteve longe de ser completa. Faltavam-lhe equipas; jogadores; muitas faces reais e um sem número de problemas que tinham origem sobretudo em questões de licenciamento.  Apesar disso ele foi capaz de conquistar fãs um pouco por todo o mundo.

A jogabilidade base manteve-se fiel ao “estilo PES” e os fãs gostaram muito do que viram. No meio dessa popularidade um grupo de fãs especiais emergiu e decidiu que a vida do PES 2021 não acabaria com o seu último update oficial por parte da Konami. Pelo contrário a comunidade de “modders” reconheceu o seu enorme potencial do jogo e acabaria por lhe dar uma nova e longa vida.

Hoje o valor do PES 2021 reside na possibilidade de os jogadores poderem realizar alterações profundas que não só modificam por completo a experiência de jogo, como a atualizam até aos nossos dias e à temporada corrente 2023-24.

informação importante
A partir deste ponto quando mencionar “PES 2021” estarei a referir-me ao jogo com “mods” e também ao Football Life 24 que é essencialmente uma versão desse jogo já com algumas modificações essenciais aplicadas. Todas as modificações realizadas à versão do PES que eu utilizo são gratuitas, estão disponíveis no Evo-Web e têm como base o “patch” EvoWebPatch 2024 – 2023-24 Season Patch (com muitas modificações adicionais por cima). Se foste um dos jogadores que comprou o “eFootball PES 2021 SEASON UPDATE” (PC apenas) fica a saber que podes modificar e atualizar o teu jogo tal como eu fiz. No entanto se nunca compraste esta versão, poderás descarregar gratuitamente o Football Life 24 e desfrutar da mesma experiência. Escusado será dizer que a aplicação de “mods” exige alguns conhecimentos básicos que poderás adquirir no Evo-Web (o domínio da língua inglesa é obrigatório).

Um novo jogo, uma nova experiência

Estamos em plena época 2023-24 e grande parte da magia dos “mods” reside no facto de ser possível atualizar plantéis; adicionar ligas; equipas; estádios; equipamentos; chuteiras; bolas e tudo o que possas imaginar. O resultado é um videojogo robusto que nos coloca diretamente nos relvados mais famosos do planeta. A experiência deste novo e atualizado PES 2021 é tão diferente da experiência base que a melhor forma de o descrever seria chamá-lo de “PES 2024“.

Nada é mais impressionante para um jogador quando ele “pisa” virtualmente o estádio da sua equipa preferida. A minha é o Benfica e a entrada no Estádio Da Luz com o plantel deste ano ao som do hino do Benfica é sem dúvida um dos momentos mais memoráveis de toda a experiência. O impacto é igual para Porto e Sporting mas o jogo vai ainda mais longe na imersão e conta com este tipo de conteúdo para a maior parte das equipas mais populares do planeta.

Se julgavas que a imersão acabava por aqui estás enganado, é que para além das equipas reais; faces reais dos jogadores; estádios reais; hinos; cânticos; até os anúncios publicitários nos placares  do relvado são reais e mesmo elementos visuais, como os grafismos dos resultados dos jogos ou uma pequena animação aquando de uma repetição, também são reais. Seja na liga portuguesa, inglesa, espanhola entre outras, a sensação é a de que estamos a assistir à transmissão de um jogo de futebol da vida real e até pequenos detalhes, como o logótipo das estações televisivas, estão presentes.

blank

Se a liga portuguesa já impressiona, as principais ligas do planeta como é o caso da Premier League; La Liga; Série A ou Bundesliga são ainda mais impressionantes. Todas um espelho da sua versão real e capazes de deixar boquiaberto qualquer fã do desporto rei. Também as competições europeias marcam presença em peso e se quiseres começar a desfrutar do Europeu 2024, existe um “mod” em desenvolvimento que já te oferece essa experiência.

A grande vantagem dos “mods” é que eles são desenvolvidos por jogadores que gostam de jogar PES e isso torna-se claro com a atenção dada aos pequenos detalhes. Grandes equipas como o Manchester City; Liverpool; Real Madrid; Barcelona; Juventus entre outras, estão impecavelmente representadas no jogo com a ajuda de “mods” e isso é uma contribuição valiosa para a imersão.

O trabalho dos “modders” é também impressionante no departamento gráfico. Eles foram capazes de melhorar relvados; as animações dos jogadores; tornaram as redes das balizas mais reais; aprimoraram os elementos climáticos como a chuva ou a neve. Aliás, alguns “mods” especificamente dedicados ao grafismo quase catapultam o jogo para uma nova geração de grafismo.

blank

Não existe área na qual os “modders” não se tenham “intrometido” na busca pela excelência da simulação futebolística e de uma forma resumida eis o que podes fazer com “mods” neste jogo:

  1. Utilizar “patches” que atualizam o teu jogo para a temporada 2023-24;
  2. Adicionar anúncios reais nos placares no relvado;
  3. Adicionar novas chuteiras; luvas; bolas; equipamentos e acessórios;
  4. Alterar a jogabilidade de forma a torná-la mais realista;
  5. Adicionar faces reais aos jogadores;
  6. Adicionar novos menus e fontes;
  7. Adicionar novos treinadores para a Master League;
  8. Adicionar entradas; hinos das equipas; cânticos e até as músicas de golo das equipas;
  9. Adicionar estádios reais;
  10. Melhorar o grafismo e detalhes como o relvado; as redes das balizas etc…;
  11. Alterar a banda sonora, as músicas dos menus e até o som dos remates ou dos festejos de golo;
  12. Adicionar “scoreboards” que são basicamente elementos visuais de todas as ligas;
  13. E há muito mais…

Talvez agora consigas perceber a razão pela qual alguns amigos teus preferem jogar PES 2021 com mods do que qualquer outro jogo de futebol mais recente. O nível de detalhe que os “modders” atingiram neste jogo é fantástico. Por exemplo, neste momento existem várias centenas de milhares de faces reais de jogadores disponíveis na Internet.

blank

Um jogador da tua equipa preferida tem uma face genérica? Vai à Internet e descarrega uma versão mais realista e atualizada da sua cara. O processo é relativamente simples e alguns “modders” até se dedicam à criação de faces para jogadores menos conhecidos e disponibilizam gratuitamente o seu trabalho.

Como é óbvio nas equipas mais pequenas por vezes é difícil encontrar a face real de jogadores relativamente desconhecidos, mas vamos ao exemplo da liga portuguesa.

Benfica, Porto e Sporting e Braga têm praticamente todas as faces reais mesmo sem qualquer necessidade de irmos buscá-las à Internet. Já no que diz respeito às outras equipas, os seus jogadores mais conhecidos geralmente até têm faces reais, há casos em que as poderás descarregar da Internet, mas em jogadores muito desconhecidos terás mesmo de solicitar à comunidade de “modders” que a faça. Ou, quem sabe, tu próprio poderás tentar fazê-las.

Como é óbvio nem tudo é perfeito, existem estádios mais bem conseguidos do que outros; faces de jogadores mais perfeitas do que outras; jogadores em falta; transferências de última hora que não foram realizadas; um grafismo que, embora possa ser melhorado, tem limitações.

Para além disso jogar online já não é uma possibilidade restando apenas os modos “offline”.

Uma jogabilidade intensa, desafiante e realista

blank

PES sempre foi um “franchise” considerado um dos melhores muito por força da sua jogabilidade. Na minha opinião a jogabilidade do PES 2021 original sem alterações pode estar longe de ser perfeita mas já é bastante boa. Aliás a jogabilidade é a principal razão que me leva a optar pelo PES 2021 com mods em detrimento de outros jogos.

Durante os últimos anos alguns “modders” têm dedicado grande parte do seu tempo à melhoria da jogabilidade do PES 2021 e existem “mods” para todos os gostos e feitios. O objetivo é sempre o de tornar as movimentações dos jogadores mais reais bem como os seus remates e passes.

Existe um nome que é mencionado vezes sem conta quando se fala sobre “mods” de jogabilidade para o PES: Holland. O seu trabalho é absolutamente notável e consegue transformar por completo a experiência de jogo no relvado. O seu “mod” mais recente (ele já se encontre a trabalhar numa evolução) chama-se “Real PES” e é o meu “mod” de jogabilidade preferido, porque apesar de trazer consigo inúmeras alterações, não transfigura por completo a jogabilidade original. Eu sempre gostei da jogabilidade do PES 2021 e este “mod” adiciona-lhe a dose de realismo ideal para o meu gosto.

Em campo os jogos são bem mais desafiantes do que a jogabilidade do PES 2021 original, contudo o computador não é tão perfeito e até no máximo da dificuldade ele não se livra de cometer erros (ao contrário do jogo original em que ele teima ser quase perfeito durante a maior parte do tempo na dificuldade máxima). Há desta forma maior equilíbrio nas partidas mesmo quando existe um desnível óbvio entre as equipas mas sem que isso resulte em facilitismo. No geral é uma jogabilidade muito mais fluida; realista; divertida e recompensadora.

Uma nota também para o Football Life 24 que vem com uma modificação de jogabilidade já incorporada que também aposta no realismo e está muito boa.

É claro que ao final do dia PES é PES, por isso se nunca gostaste da jogabilidade do “franchise” é provável que, mesmo com “mods”, não vás gostar da experiência deste jogo.

Qualidade de som, imersão áudio e banda sonora

Como já foi referido, com “mods” é possível alterar a banda sonora; adicionar os hinos das equipas; melhorar os sons dos remates; adicionar cânticos reais; adicionar as músicas de golo das equipas (por exemplo a música de golo que toca no Estádio da Luz sempre que o Benfica marca um golo); adicionar hinos de todas as competições e basicamente garantir que o departamento de áudio contribui em pleno para a imersão.

Eu diria mesmo que a aplicação de “mods” de áudio é obrigatória para quem procura por uma experiência mais realista e imersiva. O resultado final após a aplicação destes “mods” é um regalo para os ouvidos que dá ainda mais vontade de jogar.

Já no que diz respeito à banda sonora do jogo, ela também pode ser modificada com a adição das músicas que quisermos. O processo é com recurso à instalação de um “server” – que por questões de simplificação vou considerar que é somente mais uma modificação – e a instalação é simples para quem tem conhecimento sobre a aplicação de “mods” e mesmo para leigos basta seguirem as instruções do criador do “server”. Mais uma vez, todos os “mods”, “servers” e outras utilidades e recursos estão disponíveis gratuitamente no fórum Evo-Web.

A Master League

blank

Com todas as modificações e adições mencionadas previamente a “Master League” ganha uma nova dimensão. Podes escolher entre os treinadores mais populares do planeta e aliás podes instalar “mods” que alteram elementos, como por exemplo os balneários, com as cores e os símbolos do clube com o qual estás a fazer a “Master League”.

As equipas das principais ligas estão todas representadas e há novas adições com frequência. Com uma “Master League” mais costumizada também dá muito mais gozo iniciar uma temporada que inclui todas as competições, os tradicionais jogos amigáveis de pré-época e a compra e venda de jogadores.

Junte-se a isso todos os “mods” previamente mencionados e a “Master League” neste jogo não só é muito mais imersiva como bem mais difícil do que a versão original especialmente se fores daqueles jogadores que não teme a dificuldade máxima do jogo.

Vai melhorando com o tempo

A grande vantagem de jogar PES 2021 com “mods” é que o jogo vai melhorando à medida que são lançadas novas modificações. Hoje o PES 2021 com “mods” é muito melhor do que era há três anos atrás e daqui a mais um ou dois anos – ou até que finalmente a Konami se decida a lançar para o mercado um eFootball digno da sua herança – o PES 2021 com “mods” tem potencial para continuar a evoluir.

Há “patches” novos e gratuitos a serem lançados com frequência, existem também “patches” pagos e que acima de tudo facilitam a vida a quem não está disposto a dar-se ao trabalho de modificar o seu próprio jogo. Claro que a partir de um certo ponto deixa de haver muito mais para se modificar, no entanto novas temporadas, jogadores e equipamentos ajudam a que a experiência se mantenha fresca.

É importante realçar que a opção “Football Life 24” torna possível o acesso a um jogo de futebol gratuito e atualizado para a temporada 2023-24. Algo que é excelente para a carteira!

informação importante
Os vídeos publicados neste artigo são um vislumbre do que é possível fazer com “mods” no PES 2021. Todo o conteúdo está disponível gratuitamente no fórum Evo-Web e por lá poderás encontrar muita informação sobre como podes aplicar “mods” ao teu jogo. Se não tens o PES 2021, a alternativa é descarregares o Football Life 2024 e depois procurares informação sobre como podes aplicar “patches”, “mods” e todo o tipo de modificações ao teu jogo. Em adição no Youtube também poderás encontrar muita informação sobre estes tópicos.

Última atualização: Março 18, 2024 às 12:03

A excelência da simulação futebolística

PES 2021 com "mods" é um jogo absolutamente obrigatório para quem gosta de videojogos sobre futebol. Ele é uma simulação completa, intensa, divertida e desafiante que consegue reproduzir todo o entusiasmo do desporto rei para o teu computador. Pode exigir algum conhecimento e ser até trabalhoso por momentos, mas ao final do dia é altamente recompensador.

9.7
Altamente recomendado:
9.7
blank
Ary Costa

É a força fundadora e o grande líder por detrás da Gaming Portugal. Gosta de trabalhar nos bastidores mas ocasionalmente também publica artigos no website. Já é um veterano na indústria dos videojogos, que é como quem diz, já está a ficar velho.

blank
Paulo Figueiredo

O Figueiras é um elemento fundamental da Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada impede-o de acumular uma posição de maior destaque. A sua participação na Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

blank
Helder Sousa

Adepto do ar livre e dos desportos radicais, nós nunca sabemos se no próximo fim-de-semana ele não irá longe demais, levando a equipa a ficar com um elemento a menos. Quer dizer, o exercício é uma coisa boa, mas quando isso envolve quedas de grandes alturas ou escaladas perigosas, talvez seja melhor ficar em casa a jogar videojogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *