Heroes & Generals está a ser desenvolvido pela Reto-Moto, uma compania dinamarquesa que foi formada em 1997 por membros fundadores da IO Interactive que foram responsáveis por vários jogos dos quais se destacam os da mítica série Hitman. Entretanto a IO Interactive acabaria por ser vendida à Eidos, bem como os direitos do Hitman, mas posteriormente esses mesmos elementos fundadores saíram da Eidos , optaram por reformular a Reto-Moto e dedicam-se agora principalmente à criação de experiências inovadoras online.

Ora se existe uma frase que descreve com alguma exatidão o Heroes & Generals é exatamente “experiência inovadora online“, estamos a falar de um MMOFPS que é “free-to-play” e possui uma campanha estratégica de multijogador. Toda a ação ocorre na Europa durante a Segunda Guerra Mundial e coloca duas fações a lutar pelo controle, os “Axis” e os “Allies” que são basicamente os alemães e os americanos.
Os jogadores podem escolher jogar como heróis e participar na ação ou como generais onde vão ter de gerir os recursos no campo de batalha numa experiência mais estratégica. A batalha é travada continuamente através do Windows, iOS e aparelhos Android e o resultado de cada batalha influencia diretamente o destino da grande guerra.

Digamos que Heroes & Generals é o chamado “jogo de browser” porque todo ele é gerido através do browser, a realidade é no entanto que ele é muito mais do que isso, algo que percebemos assim que o começamos a jogar. Desenvolvido num motor gráfico chamado Retox que é da autoria da própria Reto-Moto, a parte de ação que se joga como qualquer outro FPS é no mínimo impressionante.
Sinceramente eu não esperava um jogo tão bom no departamento gráfico, desde as armas, passando pelos edifícios, cenários e veículos há qualidade para dar e vender neste jogo. Quando o jogamos sentimos que estamos a jogar um FPS moderno e que não fica muito atrás das grandes referências do género. Recorde-se que eu estou a falar de uma fase beta, ou seja, até ao lançamento Heroes & Generals vai ser alvo de muitas melhorias o que significa que será ainda melhor.

A jogabilidade é também idêntica a qualquer outro FPS e nenhum gamer terá grandes dificuldades para compreender a mecânica. Mesmo nos momentos de ação a estratégia e o movimento tático são fundamentais, é importante que a equipa saiba trabalhar em conjunto até porque não basta abater os inimigos, será também necessário atacar e defender pontos estratégicos à semelhança do que acontece numa guerra real.
À nossa disposição estarão vários tipos de classes, podemos ser um simples soldado da frente de combate hábil com a metralhadora; um letal sniper que aniquila as forças inimigas à distância; um comandante de um tanque e por aí fora. Existem vários tipos de armas e elas podem ser costumizadas à medida que vamos progredido. Como se isso não bastasse existem também veículos, carros de combate; bicicletas; aviões e tanques vão ajudar-nos a abordar um combate com maior confiança e circular pelos mapas que costumam ser grandes.

Se jogarmos como generais as coisas mudam um pouco de figura, vamos poder desfrutar da parte estratégica da experiência, organizar os planos de ataque, gerir as unidades de suporte, os reforços e a logística. Os generais podem movimentar unidades para determinados campos de batalha, suponhamos que num determinado local as nossas forças estão em desvantagem, o general procede então ao reforço dessa área com novas unidades e os heróis podem entrar na ação assim que tenham luz verde.
O mais interessante em tudo isto é que Heroes & Generals é um jogo de estratégia jogado no browser e isso permite-nos continuar a jogar em outras plataformas para além do PC. Os generais podem estar literalmente em cima do acontecimento e tomar decisões mesmo quando não estão em casa, uma funcionalidade que eu pessoalmente considero brilhante.

Nas minhas aventuras pela versão beta – que recordo ainda não se encontra aberta ao público mas já é possível enviarem a vossa candidatura para fazerem parte dela – fiquei muito impressionado com aquilo que este jogo tem para oferecer, que é uma das experiências de guerra num videojogo mais completas que andam por aí. Certamente que a qualidade do grafismo no jogo de ação ajuda e será capaz de atrair muitos gamers casuais que procuram fazer parte de uma guerra virtual, mas é no pacote que Heroes & Generals se destaca.
Os mapas são grandes e detalhados, existe muito para explorar e condições para que as batalhas atinjam proporções épicas pouco habituais neste tipo de jogos.
No geral as minhas impressões da versão beta são as melhores, acredito que estamos perante mais um título especial e com um enorme potencial. Ainda não existe uma data de início da beta aberta, por agora a equipa parece estar concentrada a melhorar a performance, resolver bugs e polir ao máximo este título. Apesar disso eles costumam enviar periodicamente convites para participação na beta fechada, por isso a minha recomendação é que todos os interessados se registem o mais rápido possível e esperem ansiosamente pelo convite via email.
Aqui fica um vídeo muito bom sobre tudo o que o jogo tem para oferecer:
Última atualização: Julho 1, 2012 às 01:08
3 Comentários
Olien patrik
10 de Março de 2013jogo massa
João Fernandes
4 de Julho de 2012Jogo muito bom, resta saber se o meu pc tem “paciencia” para deixar-me jogar.
quais são os requesitos ?
Diogo Mota
4 de Julho de 2012Para já só os mínimos. Podem ser consultados aqui: http://wiki.heroesandgenerals.com/wiki/Hardware_Requirements mas não se trata de um jogo excessivamente exigente.