Opiniões Periféricos | Acessórios

8BitDo: Joga com Switch Pro e outros comandos sem fios de consolas no PC

Sabias que podes ligar o comando da tua consola preferida ao PC e jogar sem problemas?

Pouco importa se preferes o Nintendo Switch Pro, se és mais jogador de Joy Con ou talvez te tenhas rendido aos encantos do novíssimo Dualsense da PS5 e até quem sabe, prefiras recuar ao genial Wii U Pro. Seja qual for a tua preferência, poderás desfrutar de todos estes comandos no PC.

Recentemente nós publicámos uma opinião sobre o genial reWASD, um software que permite mapear controladores e é compatível com um grande número de comandos. Nessa opinião apenas abordámos a ligação com fios mas deixámos claro que é possível jogar com o Nintendo Switch Pro e outros comandos de consolas no PC utilizando uma ligação sem fios.

Tudo é possível devido à tecnologia “bluetooth” que é utilizada na maior parte dos comandos sem fios no mercado. Ora o que há mais por aí são adaptadores bluetooth à venda, no entanto um em particular foi criado com os comandos das consolas em mente.

Ele chama-se 8BitDo Wireless USB Adapter e não se limita a ser apenas um adaptador bluetooth, pelo contrário ele é “O” adaptador bluetooth que tu vais querer comprar se quiseres jogar com os comandos das consolas no PC através de uma ligação sem fios.

Da consola para o PC e não só!

Muito embora este artigo seja focado na ligação de comandos de consolas no PC o 8BitDo Wireless USB Adapter faz muito mais do que isso. Para além de permitir a ligação de praticamente todos os comandos sem fios ao computador, ele ainda permite que esses mesmos comandos possam ser utilizados na Nintendo Switch, em Macs e Raspberry Pis.

E sim, se estás neste momento a perguntar se podes ligar por exemplo um comando da Playstation à Nintendo Switch a reposta é: sim, é claro que podes.

As possibilidades são imensas e antes de continuarmos aqui fica a lista de comandos suportados pelo 8BitDo Wireless USB Adapter:

  1. PS5
  2. Xbox One S
  3. Xbox One X
  4. PS4
  5. PS4 Pro
  6. PS3
  7. Switch Pro
  8. Switch Joy-Con
  9. Wii U Pro (botões ZL e ZR não funcionam)
  10. Wiimote

Ou seja, voltamos a repetir, podes jogar com qualquer um destes comandos no PC (Windows); Nintendo Switch; Macs e Raspberry Pis.

Mas é importante informar que não é possível ligar múltiplos comandos simultaneamente ao mesmo adaptador. Pelo contrário se pretenderes ligar dois comandos ao mesmo tempo vais necessitar de dois 8BitDo Wireless USB Adapter.

Ligar, actualizar e começar a jogar

Se o teu objectivo for ligar um dos comandos listados em cima ao teu computador, então fica a saber que o processo é simples e rápido. O 8BitDo Wireless USB Adapter liga-se ao PC via USB como qualquer outro adaptador do género, mas assim que o ligares o primeiro passo é mesmo uma atualização de firmware.

O que precisas de fazer é o seguinte:

  1. Ligas o 8BitDo Wireless USB Adapter ao PC;
  2. Descarregas a ferramenta de atualização do website oficial;
  3. Corres o programa e actualizas o adaptador para a versão de firmware mais recente;
  4. Se ele tiver a versão mais recente instalada (neste momento é a V2.00) nem sequer precisas de fazer nada.

Após meros segundos o adaptador está preparado para receber a ligação do comando. A seguir deves colocar o 8BitDo Wireless USB Adapter em modo de sincronização e fazer o mesmo ao comando respectivo:

  1. Pressionar o botão do 8BitDo Wireless USB Adapter que vai fazer com a luz fique a piscar com maior rapidez;
  2. Pressionar o botão de “sync” do comando compatível que pretendes ligar;
  3. O comando deverá conectar-se como acontece quando o ligas à consola e a sua luz indicadora ficará acesa confirmando que de facto ele está conectado ao adaptador;
  4. No PC o 8BitDo Wireless USB Adapter faz uma emulação automática do comando de Xbox 360, por exemplo, se ligares um Switch Pro com este método, o Windows vai reconhecer que foi ligado um novo comando de Xbox 360 e isso vai garantir que o comando funciona em praticamente tudo o que é videojogo.
  5. Caso o comando não seja detectado como de Xbox 360, então o mais provável é o adaptador não esteja em modo “X-Input” e nesse caso deves pressionar os botões “Select + CIMA” durante 3 segundos para que o adaptador mude para o modo “X-Input Mode” e o comando passe a ser detectado pelo Windows como um comando de Xbox 360.

Se porventura o teu computador já possui uma ligação bluetooth ou se já tens um adaptador genérico, também poderás fazer uma ligação sem fios de um comando (que utilize tecnologia bluethoot) ao PC.

No entanto e no caso de utilizares um adaptador genérico em vez do 8BitDo Wireless USB Adapter, a emulação automática não acontecerá e muito embora o PC até possa reconhecer o comando, terás de realizar uma configuração adicional do comando na Steam. A única desvantagem é que o comando só funcionará em jogos que corram através da Steam.

Simplificando as coisas:

  1. Com o 8BitDo Wireless USB Adapter o computador assume que estás a conectar um comando de Xbox 360 e podes jogar qualquer jogo independentemente de ser ou não da Steam;
  2. Com uma ligação normal bluetooth ou um “Adaptador USB Bluetooth” genérico, o comando terá de ser configurado na Steam e só funcionará em jogos através desta plataforma ou potencialmente com a utilização de um software adicional.

Finalmente e porque nós sabemos que muitos jogadores de PC desfrutam de jogos fora da Steam nomeadamente em experiências de emulação, a nossa recomendação por uma questão de maior compatibilidade é a utilização do 8BitDo Wireless USB Adapter.

Apesar disso e se tu és um daqueles jogadores que joga exclusivamente através da Steam, então só necessitas mesmo de ligar o teu comando sem fios via bluethooth ao PC e tratar do resto dentro da própria Steam.

Ligar comandos de outras plataformas à Nintendo Switch

Vamos supor que tu tens várias consolas e entre elas encontra-se uma Nintendo Switch e a novíssima PS5. Imaginemos que tu gostas tanto do DualSense da PS5 que gostarias de utilizá-lo também na Switch.

Mais uma vez o 8BitDo Wireless USB Adapter faz todo o trabalho e só necessitas de ligar o adaptador (com o firmware mais recente) à Switch para poderes desfrutar do teu comando PS5 na Nintendo Switch.

Se te deparares com o problema comum de o comando não estar a funcionar então muito provavelmente isso poderá estar a acontecer porque o adaptador não está em modo “X-Input“. Nesse caso necessitas de:

  1. Carregar simultaneamente nos botões Share+CIMA durante 3 segundos para colocares o adaptador no modo “X-Input” e verás que o comando da PS5 ficará a funcionar normalmente na Nintendo Switch;
  2. Se por alguma razão o problema persistir faz reset ao adaptador pressionando o botão do mesmo para voltares a realizar o processo de sincronização.

Reconfigurar o comando

O Ultimate Software permite a reconfiguração do comando e é compatível com os comandos da PS4, PS5, Xbox One e o Switch Pro. É uma ferramenta muito útil e para além da clássica alteração de botões permite controlar a sensibilidade dos gatilhos ou dos analógicos, ajustar a vibração e até criar “macros”.

É muito útil especialmente para jogadores de PC que alternam entre jogos modernos, mais antigos e a emulação. O software permite que qualquer utilizador crie uma comando à sua medida contudo o firmware do adaptador necessita de estar actualizado para a versão mais recente de forma a que tudo funcione sem problemas.

O vídeo de cima mostra o nível de costumização que é possível com este software e na nossa opinião é uma excelente adição ao produto.

A experiência é francamente boa

Já há algum tempo que é possível ligar os comandos das consolas ao PC e, por exemplo, a Steam é excelente no suporte a todo o tipo de comandos. No entanto e no que diz respeito à ligação sem fios, o 8BitDo Wireless USB Adapter revela-se muito útil porque elimina por completo problemas de reconhecimento de comandos ao realizar a emulação automática do comando de Xbox 360.

No PC isso é uma ajuda preciosa porque o jogador deixa de estar “preso” à Steam para poder utilizar o seu comando preferido e para além disso o adaptador funciona na Nintendo Switch e também permite a utilização dos comandos na consola híbrida da Nintendo e outras plataformas compatíveis.

A experiência é muito boa graças a uma excelente emulação e nós fizemos questão de testarmos múltiplos comandos no PC e na Nintendo Switch.

Registámos apenas ligeiros momentos de desconexão de comandos que no entanto se conectavam automaticamente poucos segundos depois. Mas sendo este um problema comum na tecnologia “bluetooth” (e que por vezes ocorre também nas consolas) não os considerámos relevantes atendendo à pouca frequência com que ocorreram e porque não afectaram a experiência.

No geral seja no PC ou na Nintendo Switch, conectar um comando com o 8BitDo Wireless USB Adapter é simples, rápido e a forma ideal de ligar comandos sem fios de diferentes consolas ao PC.

Última atualização: Março 19, 2021 às 12:52

Sem problemas, sem fios

O 8BitDo Wireless USB Adapter é um excelente acessório e jogar livremente com um comando de consola no PC é uma sensação fantástica. Para além disso a emulação do comando de Xbox 360 garante que ele funciona praticamente com qualquer jogo no mercado sem necessidade de corrê-los através da Steam.

9.2
Recomendado:
9.2

O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.

Apesar de ser editor, juntamente com o Diogo encarrega-se de gerir toda a equipa, é uma espécie de terceiro “boss” que muitas vezes acaba por ser o primeiro. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

Ele foi a força fundadora por detrás da Gaming Portugal e conseguiu reunir uma equipa competente e muito unida. É principalmente um elemento que trabalha nos bastidores, embora ultimamente vocês o conheçam pelo seu trabalho no podcast juntamente com a NOX e nas transmissões ao vivo.

Também poderás gostar de:

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ESTAMOS AGORA AO VIVO!
AO VIVO na Twitch todos os dias!!
0
Partilha tua opinião, comenta.x
()
x