Opiniões Retrogaming Software

Antstream: Jogos retro grátis na cloud

Antstream é uma plataforma dedicada ao retrogaming que já conta com um catálogo composto por milhares de jogos e que é gratuita mas suportada por anúncios. A plataforma recorre à tecnologia de “cloudgaming” que permite aos jogadores desfrutarem destes títulos a partir de consolas de jogos; computadores; tablets ou até um smartphone.

A tecnologia de “cloud gaming” está longe de ser uma novidade e nos últimos anos têm sido várias as companhias a apostarem nela. Essencialmente isto significa que não necessitas de ser proprietário de uma plataforma de gaming poderosa como um computador ou uma consola. Pelo contrário basta que tenhas um tablet ou um smartphone e uma ligação à Internet para conseguires jogar videojogos.

Com o Antstream é precisamente isso que acontece, só precisas de criar a tua conta no serviço para passares a teres acesso aos milhares de videojogos disponíveis. O serviço é gratuito e suportado por anúncios mas possui uma versão premium.

A tecnologia de “cloud gaming” permite-nos essencialmente correr os videojogos alojados em máquinas remotas numa espécie de “streaming” em oposição à experiência normal que consiste na instalação do videojogo no nosso aparelho local. É verdade que ainda é uma tecnologia que está em pleno desenvolvimento e a sofrer melhorias a cada dia que passa, mas também é verdade que muito provavelmente para o “retrogaming” (cujos videojogos não exigem grandes recursos para funcionarem) é talvez a tecnologia perfeita.

Simples, rápido e disponível em múltiplas plataformas

O Antstream Arcade é um serviço bastante simples, a criação de conta é rápida e podemos começar a jogar literalmente numa questão de minutos. No nosso caso particular nós privilegiámos a versão do PC, no entanto e como já referimos, podes instalá-lo em vários aparelhos:

  • PC
  • Mac
  • Android Tablet/Mobile
  • Nvidia Shield
  • Amazon Fire TV
  • Atari VCS

A experiência é a mesma independentemente da plataforma, porém a velocidade e estabilidade da ligação à Internet é que vai determinar a qualidade da experiência. Actualmente o serviço funciona bem até com velocidades relativamente baixas de Internet.

Trocado por miúdos, se tens Netflix instalado e consegues desfrutar dos teus filmes e séries sem problemas, então não terás qualquer problema para usares este serviço.

E por falar em Netflix, o interface do Antstream é bastante semelhante com os jogos a serem separados em diferentes categorias e a possibilidade de podermos adicioná-los à nossa lista de favoritos para um acesso mais rápido.

Rapidez é de resto a uma das características definidoras deste serviço e um videojogo demora meros segundos a ser carregado. Para além disso o Antstream é compatível com um grande número de comandos.

Aqui fica uma lista extensa:

Clicar e começar a jogar

Com simplicidade em mente o Antstream foi criado a pensar no utilizador comum e até no utilizador casual. A sua utilização é tão simples que qualquer um consegue instalar a aplicação e começar a jogar sem obstáculos.

A experiência é surpreendentemente boa não só porque hoje em dia as velocidades de Internet o permitem, mas também porque estamos a falar de títulos antigos que não são nada exigentes no que diz respeito a recursos de hardware.

No serviço encontrámos muitos dos grandes clássicos que fizeram história. Títulos como o inesquecível Pac-Man; o deliciosamente violento Mortal Kombat; o viciante Bubble Bobble; ou até o aclamado Earthworm Jim fazem todos parte do extenso catálogo do serviço.

Todos os jogos são disponibilizados gratuitamente e todos à distância de um pressionar de um botão. E há um pouco de tudo, desde RPG’s; passando pelos inevitáveis jogos de plataformas; jogos de estratégia; aventura; combates e a lista continua!

Achievements; torneios, multijogador, componente social e saves

Para além de podermos desfrutar de videojogos, ainda temos à nossa disposição “achievements”; multijogador; torneios; uma componente social e a possibilidade de guardarmos o nosso progresso num videojogo (saves).

Mais uma vez a simplicidade é a palavra de ordem, não há nada que seja difícil de perceber ou encontrar e podes participar em torneios à escala global com muita facilidade. Em especial o multijogador e a possibilidade de podermos desafiar os nossos amigos oferece uma camada de diversão extra que aliada a milhares de videojogos deverá fazer as delícias de qualquer retrogamer.

O facto de podemos instalar a aplicação em múltiplas plataformas também oferece à Antstream uma portabilidade única porque permite que o jogador leve consigo os seus videojogos e continue a jogar mesmo que esteja num telemóvel, num tablet ou num computador portátil.

A nossa experiência em múltiplas plataformas

O computador foi a nossa plataforma de eleição, no entanto para além dos testes em desktops e laptops também testámos smartphones e tablets. Em ambos a experiência foi excelente, a aplicação é de instalação rápida e bastante leve.

Aqui fica alguma informação:

  • Plataformas testadas: PC desktop; laptop; smartphone; Tablet;
  • Velocidades de Internet: 100 até 500 em múltiplas operadoras (MEO, NOS e Vodafone);
  • Ligação: Cabo de rede e Wireless;
  • Comandos utilizados: Xbox 360 com fio e sem fios, Xbox One com fio e sem fios.

No geral a ligação ao serviço manteve-se sempre muito estável, não registámos períodos de “downtime” mas eles podem naturalmente ocorrer por questões de manutenções do serviço ou algum problema de servidores (como acontece com qualquer outro serviço online).

A experiência de jogo é francamente boa, os comandos são sempre detectados automaticamente mas para muitos jogos a experiência também é excelente recorrendo ao setup teclado+rato. Mesmo quando estávamos conectados à rede sem fios e não tínhamos à disposição o máximo da velocidade da Internet contratada não registámos problemas dignos de registo.

A aplicação seja nas plataformas Android ou em Windows também teve um excelente desempenho, não registámos “crashes” ou outros problemas inesperados durante a sua utilização.

Grátis mas suportado por anúncios / Pago e sem anúncios

No seu formato grátis o Antstream é suportado por anúncios, mas há também disponível uma versão paga na qual todos os anúncios são eliminados. Uma boa sugestão é que experimentes primeiro a versão grátis para veres se gostas, e se porventura achares que é um serviço à tua medida então podes subscrever a versão paga.

A má notícia é que a versão paga é um pouco dispendiosa, estamos a falar de um investimento na ordem dos 111€ anuais no formato mais económico ou 11,62€ por mês caso optes pelo pagamento mensal.

Não é com toda a certeza um preço “amigo da carteira” e talvez só se justifique para quem realmente tem uma grande paixão por retrogaming e pretende jogar os seus jogos preferidos em múltiplas plataformas.

Interessante mas com um longo caminho pela frente

O Antstream é de facto um serviço interessante pela sua simplicidade e facilidade no acesso. Apesar de contar com um catálogo considerável, não é fácil chegar a acordo e obter licenças para os títulos mais apetecíveis de consolas populares como a Mega Drive ou a Super Nintendo. Ainda faltam muitos jogos no serviço que poderiam aumentar muito o interesse dos jogadores.

Ao final do dia tudo vai depender do sucesso deste serviço e de como eles serão capazes de continuarem a atrair novos jogadores. É importante também não esquecermos que os grandes fãs de retrogaming muitas vezes são proprietários das consolas e jogos originais e para além disso recorrem ao mundo da emulação e de uma maneira ou de outra já têm acesso à maioria dos jogos que pretendem jogar.

Felizmente o Antstream tem do seu lado a acessibilidade visto dispensar qualquer trabalho adicional por parte do utilizador que só precisa de instalar a aplicação e começar a jogar.

O tempo dirá o que vai acontecer mas por agora temos de confessar que o serviço foi uma agradável surpresa!

Última atualização: Julho 1, 2021 às 15:23

Simples, fácil e acessível

O Antstream faz uso de todas as potencialidades do "cloud gaming" para proporcionar uma experiência nostálgica e sem barreiras. A experiência é também surpreendentemente estável e muito simples para o utilizador comum, para além disso o facto de podermos instalar a aplicação no computador, telemóvel ou tablet é a "cereja no topo do bolo". A versão "premium" é no entanto muito dispendiosa e o preço deveria ser ajustado.

9.1
Recomendado (para fãs de retrogaming):
9.1

O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.

O Figueiras é um elemento fundamental da Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação na Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Apesar de ser editor, juntamente com o Diogo encarrega-se de gerir toda a equipa, é uma espécie de terceiro “boss” que muitas vezes acaba por ser o primeiro. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

Também poderás gostar de:

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ESTAMOS AGORA AO VIVO!
AO VIVO na Twitch todos os dias!!
0
Partilha tua opinião, comenta.x
()
x