Opiniões PC Software VPNs

Surfshark: Opinião

A Surfshark é uma referência incontornável no mercado e nem o facto de ser relativamente recente (só tem 3 anos de existência) a impede de ocupar um dos lugares cimeiros no top das melhores VPNs do planeta.

A busca por privacidade, segurança e velocidade levou-nos hoje à Surfshark, um nome que tem vindo a ganhar um enorme reconhecimento na indústria.

Com apenas 3 anos de existência esta VPN com base nas Ilhas Virgens Britânicas teve um crescimento assinalável e não demorou muito até se tornar uma alternativa válida de preço acessível.

Mas o que faz desta VPN uma boa alternativa? Será que vale a pena apostar no seu serviço?

Para respondermos a estas e outras perguntas nós estivemos a testar a Surfshark e a tentar perceber se ela tem o que é preciso para satisfazer as necessidades dos sempre exigentes gamers.

A Surfshark é parceira oficial da Gaming Portugal. Durante os últimos tempos nós estivemos a testar várias VPN’s e no final estabelecemos parcerias com aquelas que tiveram a melhor prestação. Neste artigo de opinião nós vamos partilhar informações gerais sobre o serviço bem como a nossa própria opinião sobre o mesmo.

Um jogador é em média um utilizador intensivo da Internet

Nós acreditamos que por esta altura a maior parte dos jogadores de PC deve saber muito bem o porquê da importância das VPNs.

Em média nós somos todos utilizadores intensivos da Internet porque um gamer não se limita apenas a jogar videojogos, pelo contrário ele desfruta de toda uma panóplia de serviços e produtos que dependem da Internet.

Download de jogos; Netflix; Spotify; jogos online e a lista continua. Para além disso junte-se ao computador de gaming outros aparelhos que necessitam de uma ligação à Internet como o smartphone; tablet ou até consolas e é fácil perceber a razão pela qual a Internet é tão importante no Universo gamer.

É sem surpresas que uma utilização mais intensiva da Internet faz com que nós jogadores sejamos muito mais exigentes do que o utilizador comum.

Sendo a VPN uma extensão natural do nosso serviço de Internet, faz todo o sentido tentar recorrer aquela que for capaz de oferecer mais garantias de velocidade e estabilidade de serviço.

A Surfshark é referenciada muitas vezes como uma boa escolha atendendo à relação qualidade/preço e o seu sucesso em tão pouco tempo de existência parece validar esse argumento.

Se já conheces a Surfshark e estás apenas à procura de um desconto, então aproveita esta oferta fruto da nossa parceria.

O sucesso da Surfshark em tão pouco tempo é um bom indicador

O sucesso da Surfshark é inegável, três anos depois do seu nascimento e ela é uma marca reconhecida globalmente. Tem sido uma jornada no mínimo auspiciosa e impressionante se tivermos em conta que estamos a falar de um mercado dominado por grandes companhias.

O sucesso desta VPN é um claro indicador de que os consumidores estão a gostar da experiência e depositam a sua confiança nos serviços desta companhia.

Com base nas lhas Virgens Britânicas estamos perante mais uma VPN que não regista endereços de IP; histórico de navegação; informações sobre sessões; bandwidth utilizada; tráfego de rede ou outro tipo de dados semelhantes.

A privacidade, ou melhor, até que ponto uma VPN está disposta a proteger a privacidade dos seus clientes é muito importante e a Surfshark faz um bom trabalho com uma encriptação de topo e servidores que usam apenas e exclusivamente memória ram.

Isto garante uma maior protecção porque os servidores não escrevem nada num disco e nenhuma informação pode ser retirada fisicamente deles. Para além disso os dados são apagados frequentemente (e podem ser apagados de forma remota) de acordo com protocolos de segurança da companhia.

Aliás a Surfshark foi mesmo uma das primeiras VPNs a actualizar a segurança da sua infraestrutura com uma rede sem discos rígidos e que é um dos seus pontos mais fortes.

Sem limites para o número de aparelhos conectados simultaneamente

Uma das grandes vantagens da Surfshark reside no facto de ser possível ligar um número ilimitado de aparelhos simultaneamente numa só conta. Ou seja, se tiveres em casa um desktop; vários smartphones; tablets ou até uma smart tv, vais poder ligar todos os aparelhos mesmo tempo à sua conta Surfshark.

Regra geral as VPNs colocam um limite ao número de aparelhos que se pode ligar simultaneamente, mas no caso da Surfshark esse limite não existe. É seguramente uma vantagem quando o objectivo é “blindar” todos os aparelhos que usam Internet em casa.

Para conseguirem fazer isso eles disponibilizam aplicações para praticamente todas as grandes plataformas:

  1. Windows
  2. Mac
  3. Linux
  4. iOS
  5. Android
  6. Chrome
  7. Firefox
  8. Fire TV
  9. Android TV
  10. Smart DNS para a Apple TV
  11. Outras TVs
  12. Xbox
  13. PlayStation

MultiHop adiciona mais uma camada extra de segurança e privacidade

A funcionalidade MultiHop permite que um cliente da Surfshark se possa conectar através de dois servidores diferentes localizados em países diferentes. Esta camada extra de segurança permite esconder ainda mais os detalhes como a localização e o tipo de tráfego realizado.

Se procuras por segurança adicional então vais encontrá-la se te ligares em MultiHop, no entanto para uso regular da Internet como fazer downloads, navegar ou assistir filmes em serviços de streaming é recomendada a ligação VPN normal porque em Multihop poderá ter um impacto negativo na velocidade.

A alternativa é uma mais valia para quem valoriza a privacidade e com um futuro cinzento no qual se advinham cada vez mais bloqueios na Internet, esta funcionalidade pode ganhar relevância mais rápido do que se julga.

Vamos à velocidade

Todos os testes de velocidade foram realizados no Speedtest by Ookla

A utilização de uma VPN implica sempre uma perda de velocidade e chamemos-lhe “o preço a pagar pela maior privacidade e segurança”. Essa perda de velocidade é inevitável e não importa qual VPN utilizes, a grande diferença é que nas VPNs de qualidade essa perda costuma ser mínima.

Dito isto existem outros factores que podem aumentar ou minimizar as perdas de velocidade quando estamos ligados a uma VPN.

Aqui ficam algumas informações importantes sobre as conclusões da nossa análise:

  1. Realizamos o primeiro teste em território nacional no servidor mais próximo de nós e só depois os outros testes;
  2. Consideramos problemáticas e dignas de registo apenas as perdas consistentes a partir dos 40% (por exemplo se com 100MB de download só conseguíssemos 60MB);
  3. Atendendo a que as perdas significativas de velocidades estão muitas vezes relacionadas também com o servidor utilizado (excesso de carga, qualidade da ligação do nosso ISP ao servidor da VPN etc…), só as consideramos perdas efectivas quando elas persistem através de múltiplos servidores na mesma localização geográfica;
  4. As flutuações de velocidade equivalentes às flutuações já existentes sem a utilização de uma VPN não são consideradas perdas.

E como foi a nossa experiência?

Sem grandes surpresas a experiência foi muito boa.

  1. A Surfshark consegue garantir velocidades equivalentes às obtidas sem utilização da VPN quando nos conectamos a servidores geograficamente próximos de Portugal e mesmo em muitos servidores distantes ela surpreendeu-nos com ligações rápidas e estáveis;
  2. Sempre que nos deparámos com velocidades abaixo do esperado a mudança de servidor resolveu por completo o problema;
  3. As perdas registadas foram mínimas, nunca persistentes e sem influência na experiência.

Em suma e no que diz respeito à velocidade a prestação da Surfshark está na mesma linha que a prestação das outras grandes referências no mercado. Qualquer instabilidade na ligação ou queda de velocidade é resolvida com uma mudança de servidor e existem mais de 3 mil à disposição dos clientes.

Nos testes de velocidade não encontrámos problemas dignos de registo e em utilização intensiva (downloads, streaming, jogos online etc…) a velocidade manteve-se sempre estável. A experiência permaneceu semelhante à obtida sem a utilização de uma VPN e isso é uma excelente notícia.

Preços competitivos são sempre bem vindos

A Surfshark posiciona-se no mercado também como uma das VPNs que disponibilizam os seus serviços aos preços mais acessíveis e para nós jogadores, que procuramos sempre pelos melhores negócios, isso é uma excelente notícia.

É impressionante se tivermos em conta que não só a Surfshark consegue equiparar-se aos grandes colossos no mercado, como também oferece uma ligação ilimitada de aparelhos e conta ainda com uma infraestrutura composta por servidores que usam apenas e exclusivamente memória ram.

Para além disso a sua utilização é tão simples como o “carregar num botão” independentemente da plataforma em que seja utilizada o que faz dela uma excelente ferramenta para toda a família independentemente do nível de conhecimento dos seus membros.

A Surfshark é parceira oficial da Gaming Portugal

A Surfshark foi uma surpresa agradável e correspondeu às nossas elevadas expectativas enquanto boa escolha para um gamer. Mais uma vez oferecemos aos nossos leitores a oportunidade de adquirirem os serviços de uma boa VPN a preço de feira.

Nós acreditamos que a Surfshark é uma excelente escolha para VPN que não fica nada atrás das grandes referências no mercado. Aliás muitas vezes até consegue praticar preços mais competitivos e juntamente com a sua qualidade não é de estranhar que em tão pouco tempo de existência a sua ascensão tenha sido meteórica.

É com enorme prazer que estabelecemos mais uma parceria estratégica feita a pensar no futuro. Com o acesso livre à Internet, ao qual todos estamos tão habituados, a ser ameaçado a cada ano que passa é uma questão de tempo até que os bloqueios só possam ser ultrapassados com recurso a VPNs.

O acesso livre a conteúdos promete ser ainda mais restringido num futuro próximo e como nós por cá gostamos de “jogar por antecipação” não há nada melhor do que contribuir para que todos os nossos leitores tenham acesso aos maiores descontos nas melhores VPNs do planeta.

Se estiveres interessado em adquirir esta VPN aproveita hoje esta promoção especial fruto da nossa parceria.

Última atualização: Março 5, 2021 às 08:14

O crescimento e a notoriedade são compreensíveis

O que a Surfshark conseguiu fazer no mercado das VPNs em tão pouco tempo é um testemunho da sua qualidade e do esforço que a companhia tem feito para se manter na vanguarda. Sem perdas significativa de velocidade esta VPN rivaliza com os grandes colossos no mercado e para além disso consegue fazê-lo a um preço acessível.

9.2
Recomendada:
9.2

Apesar de ser editor, juntamente com o Diogo encarrega-se de gerir toda a equipa, é uma espécie de terceiro “boss” que muitas vezes acaba por ser o primeiro. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.

Adepto do ar livre e dos desportos radicais, nós nunca sabemos se no próximo fim-de-semana ele não irá longe demais, levando a equipa a ficar com um elemento a menos. Quer dizer, o exercício é uma coisa boa, mas quando isso envolve quedas de grandes alturas ou escaladas perigosas, talvez seja melhor ficar em casa a jogar videojogos.

Também poderás gostar de:

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ESTAMOS AGORA AO VIVO!
AO VIVO na Twitch todos os dias!!
0
Partilha tua opinião, comenta.x
()
x