A comunidade de gaming ficou em choque quando descobriu há alguns meses atrás que a CD Projekt exigia dinheiro de pessoas que fizeram o download ilegal de “The Witcher 2“. Depois de muita indignação eles decidiram voltar atrás e abandonar esta tática louca de combate à pirataria. Mas agora o pessoal do TorrentFreak adianta que existem mais gigantes a fazerem exatamente o mesmo.
Square Enix, Eidos entre outras, todas exigem dinheiro de pessoas que realizam os downloads ilegais dos seus jogos. Aliás a investigação da TorrentFreak vai fundo e descobriu que durante anos estas mesmas companhias têm exigido com sucesso dinheiro de utilizadores que fizeram o download ilegal dos seus jogos.
O método de ação é simples, as companhias descobrem através do IP os dados das pessoas que realizaram os download ilegais e enviam cartas ameaçadoras onde informam que será necessário pagar uma quantia, caso contrário a vida pode tornar-se muito complicada. De acordo com as informações do website, companhias como a Atari; a Codemasters; Ubisoft; Kalypso Media; Koch Media entre outras, todas recorrem a este sistema.
O sistema apelidado de “pay-up-or-else” tem sido muito criticado pelo mundo inteiro e por boas razões, primeiro porque os alvos são utilizadores particulares que na maior parte das vezes não são sequer a origem da disseminação da cópia ilegal e segundo porque todas estas companhias ganham MUITO dinheiro com a venda de videojogos o que torna desnecessário uma tática tão vergonhosa de extorsão.
É sabido que muitas destas companhias iniciaram uma luta feroz contra a pirataria, todavia também ficou claro há muito tempo que a sua abordagem ao problema é completamente disparatada.
Fonte: TorrentFreak
Última atualização: Janeiro 18, 2012 às 20:20