Há pouco tempo atrás eu afirmei que com as Steam Machines “O futuro é aqui, agora!“ e na Gaming Portugal todos partilhamos da mesma opinião e estamos entusiasmados com o que está para chegar. A entrada na Steam na sala de estar promete dar que falar e neste momento já são 13 as companhias que estabeleceram uma parceria com a Valve para criarem as suas “Steam Machines” e tudo indica que isto é só o começo.
As primeiras “Steam Machines” da Valve já foram enviadas para alguns clientes do serviço apenas para testes. Estas máquinas que ainda não são o produto final revelaram-se poderosas e tal como se esperava, são essencialmente PC’s de gaming para a sala de estar que se assemelham a consolas.
Neste início de ano esperava-se que algumas companhias “saltassem para o barco” destas “Steam Machines” e foi precisamente isso que aconteceu. Para já são treze, sendo que algumas como a Alienware ou a Gigabyte são bem conhecidas pela generalidade dos gamers de PC. Aqui fica a lista:
-
iBuyPower
-
Digital Storm
-
Falcon Northwest
-
CyberPowerPC
-
Origin PC
-
Gigabyte
-
Materiel.net
-
Webhallen
-
Alternate
-
Next
-
Zotac
-
Scan Computers
-
Alienware
O ano começa desta forma promissor para a Valve, para todas as companhias que vão construir “Steam Machines” e para os gamers que dentro de algum tempo terão à sua disposição uma panóplia de alternativas para a sala de estar. Pois é, esqueçam as habituais consolas da Sony, Microsoft e Nintendo, porque no futuro a escolha será muito maior.
Eu acredito que nós vamos assistir a um momento único na história do gaming no qual a concorrência ‘à séria‘ vai chegar finalmente à sala de estar. As Steam Machines são no fundo consolas de jogos, embora mais poderosas e quiçá multifacetadas do que as consolas convencionais.
Finalmente a “cereja no topo do bolo” reside na possibilidade de ‘upgrades‘, ou seja, aparentemente as “Steam Machines” vão permitir upgrades de placas gráficas, memórias e por aí fora.
As consolas de nova geração que se preparem, embora elas sejam muito parecidas com um PC, parece que as “Steam Machines” não se ficam pelas parecenças e são mesmo os PC’s de gaming da sala de estar.
Obrigado, Engadget e PCGamesN
Última atualização: Janeiro 6, 2014 às 15:40