PC Reviews

Atomic Heart: Enchantment Under the Sea – Análise (DLC)

Atomic Heart: Enchantment Under the Sea

Atomic Heart continua a ser um dos FPS mais divertidos e intensos no mercado e o novo DLC “Enchantment Under the Sea” traz consigo algumas novidades.

Se ainda não jogaste Atomic Heart, fica a saber que é um surpreendente FPS cuja ação decorre num mundo durante uns anos 50 utópicos, numa era marcada pelo avanço tecnológico e que pode ser profundamente violenta.

Enchantment Under the Sea transporta a ação para um complexo subaquático e traz consigo novas armas, inimigos, novas personagens e a qualidade da narrativa que o jogo já nos habituou.

Primeiro é importante realçar que faz sentido jogar todo o jogo e os seus DLC’s até este Enchantment Under the Sea porque de facto a história está interligada.


Aviso
Para jogares o DLC “Enchantment Under the Sea” precisas de ter o jogo Atomic Heart.

A história

Atomic Heart sempre se destacou pela sua narrativa bem construída e recheada de diálogos e personagens interessantes.

Embora não seja o melhor que eu já vi dentro do género, é uma qualidade que está claramente acima da média para o género e em Enchantment Under the Sea isso, em grande parte, mantém-se.

É uma história sólida com diálogos de qualidade e que contribuem para a imersão. Se é verdade que, tal como no jogo original, algumas personagens secundárias podem ser um tanto ou quanto genéricas e pouco inspiradoras, no que diz respeito ao P-3, ele permanece na mesma e sobretudo a dinâmica com a sua mulher funciona muito bem no DLC.

No geral é mais um trabalho bastante bom nesta área e muito ajuda o facto do mundo ter sido devidamente estabelecido por um fantástico jogo original.

Não vou fazer “spoilers” visto tratar-se de um DLC que desvenda a história do jogo original e para quem for ler esta análise e não tiver jogado este jogo, isso não seria agradável.

O que é importante saber é que a narrativa de Enchantment Under the Sea não desilude, pelo contrário é bem vinda por todos aqueles que têm gostando bastante do que este jogo tem oferecendo ao longo do tempo.

Dito isto, é importante referir que, embora seja mais conteúdo, mais história e mais Atomic Heart, não é um grande volume de conteúdo. Aliás, é mesmo demasiado curto para quem já jogou o jogo original e todos os DLC’s até ao momento.

Já para quem ainda não jogou este jogo e pretende adquiri-lo com todos os DLC’s até à data, trata-se de bastante conteúdo.

O grafismo

Enchantment Under the Sea é o DLC mais recente de um jogo que continua a ser até hoje um dos trabalhos visuais mais impressionantes dentro do seu género.

Atomic Heart impressiona não só pela sua potência gráfica mas sobretudo pelo genial trabalho artístico e, como seria de esperar, o mesmo também acontece com Enchantment Under the Sea.

O DLC conta com visuais belíssimos, arte de grande qualidade e naturalmente a temática subaquática consegue ser ainda mais atmosférica.

A ação do jogo decorre durante os anos 50 numa realidade alternativa e dominada pelos avanços tecnológicos. Esta mistura peculiar resulta em visuais absolutamente espantosos que continuam a ser explorados e potenciados neste DLC.

Atomic Heart é muitas vezes equiparado aos jogos do franchise “Bioshock”, mas na minha opinião a sua identidade visual é única e no fundo não há nada que se pareça assim tanto com ele no mercado.

A jogabilidade

A jogabilidade traz algumas novidades com duas novas armas e principalmente com uma mecânica de gancho (grappling hook) que ajuda bastante na mobilidade e contribui para que os combates sejam mais dinâmicos.

Atomic Heart mistura combate corpo-a-corpo com combate tradicional de FPS e este gancho torna todos os confrontos, especialmente aqueles com “bosses”, muito mais divertidos.

De resto todas as qualidades que tornaram o jogo original bem sucedido mantém-se intactas, aliás a mobilidade foi mesmo alvo de uma melhoria, o que é sempre uma excelente notícia.

Ele pode não ser o FPS com a movimentação mais precisa e recompensadora que eu já joguei, mas apesar disso é uma jogabilidade polida de um jogo que já se estabeleceu e foi sendo melhorando com o passar dos anos.

Enchantment Under the Sea é o culminar dessas melhorias sob a forma de um DLC e, apesar da sua curta duração, eu desfrutei de cada momento a ludibriar os meus inimigos com movimentações rápidas e ataques devastadores.

O som

Os efeitos sonoros já eram bons no jogo original e a sua qualidade permanece muito boa ao longo deste DLC.

Mas o grande destaque vai mesmo para a banda sonora. Foram adicionadas muitas músicas novas que contribuem muito para a experiência atmosférica do DLC.

Em Enchantment Under the Sea a banda sonora mistura um pouco de tudo, desde melodias com ritmos techno mais intensos, passando por rock puro e até melodias mais calmas mas épicas e dignas de um grande clássico de ficção cientifica.

Quando estamos a falar de um DLC que tem apenas algumas horas de longevidade, não há como não ficar surpreendido com a atenção dada à banda sonora que acrescenta muito a toda à experiência e torna-a mais memorável.

A longevidade

É talvez um dos grandes problemas deste DLC. Ele é curto, é demasiado curto para o seu bem e creio que isso significa que teremos, pelo menos mais um DLC, num futuro próximo.

Escusado será dizer que eu não sou nada a favor de diluir o conteúdo ao longo de vários DLC’s. Prefiro antes que um videojogo opte por lançar menos DLC’s mas que sejam capaz de oferecer mais horas de entretenimento.

Enchantment Under the Sea traz consigo cerca de 4 a 6 horas de entretenimento, um pouco mais para quem estiver disposto a jogá-lo no modo mais difícil.

Não é o DLC mais curto que eu já joguei, mas não deixa de ser mais um daqueles DLC’s que “sabe a pouco”. Atendendo ao facto do jogo original ter uma longevidade bastante respeitável, eu esperava sinceramente que este DLC tivesse uma duração maior.

É claro que para um novo jogador, se somarmos o jogo base com os DLC’s, isso já não será um problema porque nessas condições terá muitas horas de entretenimento pela frente.

Últimas palavras

No geral Enchantment Under the Sea é um bom DLC. Ele consegue expandir a experiência em praticamente todas as áreas e há momentos em que até consegue elevá-la.

Embora eu gostasse que ele tivesse sido mais longo, não posso dizer que estou desiludido. Pelo contrário, a oportunidade de jogar mais Atomic Heart é sempre algo positivo ou não fosse ele um dos melhores jogos dentro do seu género.

Não me surpreenderá se no futuro for lançado mais um DLC e desconfio que esse seja o plano. Mais uma vez repito: isso não me agrada, mas se a qualidade da experiência continuar neste nível confesso que não me posso queixar.

Ao longo da minha análise escrevi várias vezes que Atomic Heart, juntamente com os DLC’s que foram lançados até à data, é uma compra fantástica para quem nunca jogou o jogo.

Eu recomendo a compra numa promoção!

Depois de Enchantment Under the Sea é mesmo tempo de esperar pelo próximo DLC e desta vez espero que ele chegue mais rápido!

8.0 NOTA FINAL
4.5 de 5

com 2 votos de leitores

Apresentação 8
Grafismo 8
Jogabilidade 8
Banda Sonora 8
Positivos
  • jogabilidade
  • arte
  • bosses
Negativos
  • longevidade
Resumo

Enchantment Under the Sea é um bom DLC que expande a experiência mas gostava que tivesse sido mais longo.

Submete a tua nota final para este jogo
4.5 (2)

Última atualização: Fevereiro 13, 2025 às 17:03

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *