Cloud Gaming Reviews

Boosteroid Cloud Gaming – Análise

Boosteroid é a terceira maior plataforma de “cloud gaming” com mais de 6 milhões de utilizadores em toda a Europa. Mas será que toda a sua boa reputação é merecida?

Durante os últimos meses nós dedicámos uma grande parte do nosso tempo a testar aquelas que são consideradas as melhores plataformas de “cloud gaming” no mercado e a Boosteroid Cloud Gaming é uma das mais elogiadas no mercado.

Estamos perante mais uma plataforma que, muito ao estilo da Geforce Now, necessita que os jogadores já sejam proprietários dos videojogos antes de poderem jogar, através do serviço, as suas respetivas versões na “cloud”.

Também é necessário ligar as contas das plataformas de distribuição digital onde se adquire os videojogos (Steam, Epic Games etc…) à Boosteroid.

A Boosteroid foi-nos referenciada não só pela qualidade como também pelo seu preço competitivo e pelo facto de incluir no seu catálogo alguns jogos que não estão disponíveis nas outras plataformas.

E como aqui por terras portuguesas nós andamos sempre à procura dos melhores serviços aos melhores preços, fez todo o sentido tentar perceber se este serviço é uma boa alternativa no mundo do “cloud gaming”.

Como começar a usar o serviço no PC e outros aparelhos?

Tal como todos os outros serviços de “cloud gaming”,a Boosteroid Cloud Gaming funciona como um serviço de subscrição. Existem planos mensais e semestrais, sendo que todos dão acesso a 4K e 120 FPS.

O 4K tornou-se o padrão da indústria e também a Gforce Now disponibiliza essa oferta mas a um preço mais elevado.

Porém à luz da recentemente anunciada limitação às 100 horas mensais, pelo menos para os jogadores mais “hardcore”, talvez ela tenha perdido algum do seu………chamemos-lhe:“charme”.

A experiência de acesso ao Boosteroid Cloud Gaming

Acessibilidade e rapidez de acesso descrevem bem a indústria do “cloud gaming” e sendo a Boosteroid uma plataforma de referência, ela encontra-se na linha do que vimos nos outros serviços já analisados aqui no website.

A utilização do serviço limita-se a alguns cliques e logins nas plataformas de distribuição digital e claro, ele é compatível com uma multiplicidade de aparelhos.

Ou seja, se tiveres um aparelho compatível, é só instalares a aplicação, fazeres login e começares a jogar sem grandes problemas.

A experiência de acesso é semelhante ao que vimos no Xbox Cloud Gaming e GeForce Now.

Sobre a ligação à Internet

Uma ligação à internet estável é fundamental para que se possa desfrutar de um serviço de “cloud gaming”. Isso significa que ligar o computador por cabo Ethernet ou Wi-Fi 5GHz faz toda a diferença.

Escusado será dizer que quando se joga em “cloud gaming” é importantíssimo que a ligação aí de casa não esteja sobrecarregada com utilização mais intensa como “Netflix”, downloads ou qualquer outro tipo de atividade que puxe recursos.

A qualidade da experiência de jogo

A Boosteroid é uma das referências do mercado do “cloud gaming” e com mais de 6 milhões de clientes nós sabíamos que alguma coisa boa eles deviam estar a fazer.

E de facto confessamos que não estávamos à espera de ser surpreendidos com a qualidade da experiência desta plataforma, mas foi o que aconteceu.

Quer seja na resolução gráfica, na fluidez, qualidade geral da imagem e framerate, estamos perante um serviço que não anda assim tão distante do grande gigante da indústria, a GeForce Now.

Aliás nós vamos mais longe e diríamos mesmo:

Boosteroid Cloud Gaming é, juntamente com a GeForce Now, a experiência na cloud que mais se aproxima da experiência local.

E se é verdade que a GeForce Now leva vantagem em departamentos como o “hardware” e a tecnologia de “streaming”, a Boosteroid compensa esse desequilibro com um preço mais competitivo e alguns jogos que só estão disponíveis na sua plataforma.

O teste

Seguindo exatamente o mesmo teste que realizámos para o Xbox Cloud Gaming e GeForce Now, colocámos mais uma vez a equipa da Gaming Portugal à prova.

O objetivo tem sido sempre o mesmo.

Perceber se o serviço em questão tem qualidade suficiente para poder ser considerado uma alternativa à experiência de jogar localmente um videojogo num PC de gaming.

Para retirarmos conclusões colocámos os membros da nossa equipa, que são jogadores experientes, à prova.

Foi-lhes novamente exigido que assistissem a jogabilidade em tempo real e distinguissem se o jogo que estão a ver no ecrã está a correr na “cloud” ou a correr localmente no PC de Gaming que se encontra noutra divisão.

Neste teste não foram colocados no ecrã indicadores de performance (framerate, bitrate etc…), o alvo do teste apenas sabe que o jogo vai correr a 1080p e limita-se a ver jogabilidade no ecrã e responde à pergunta no final.

Este teste foi restringido ao 1080p pelas seguintes razões:

  1. Ela é a resolução mais comum em Portugal;
  2. Acreditamos também que a experiência em 1080p é a mais desafiante para distinguir entre experiência na “cloud” e local;
  3. Os testes das análises ao Xbox Cloud Gaming e GeForce Now também foram realizados nessa resolução e se decidíssemos passar agora para 4k no Boosteroid isso invalidaria qualquer comparação.
  4. Para um serviço de “cloud gaming” atingir qualidade nesta resolução significa que ele pode ser visto como uma alternativa viável à experiência local;
  5. Quisemos dar margem às velocidades de Internet. O 1080p é a resolução na qual é possível obter os melhores resultados até com velocidades de Internet que não sejam muito rápidas.

Os Parâmetros

  1. Pacote testado: Ultra
  2. Plataforma de testes: Vários computadores de gaming modernos e antigos, incluindo máquinas que não cumpriam requisitos mínimos para correrem os jogos mais exigentes.
  3. Número de jogos testados: 5
  4. Número de sessões por jogo: 2 sessões por jogo (uma local|uma na “cloud”)
  5. Tempo de duração de sessão: cada sessão (uma local|uma na “cloud”) teve a duração de 20 minutos.
  6. Tempo de duração total das sessões por jogador: no total, cada um de nós foi exposto a 200 minutos de jogabilidade ao longo de várias semanas, alternando sessões de jogabilidade local e na “cloud” sem ordem pré-definida
  7. Tempo de duração total das sessões: 1200 minutos com todas as sessões contabilizadas
  8. Jogos testados: The Callisto Protocol, Days Gone; Hogwarts Legacy; Red Dead Redemption 2; Starfield
  9. Condições: Mesma resolução, mesmas definições gráficas. Torre do PC local foi colocada numa divisão diferente e router ocultado do olhar da pessoa testada.
  10. Resposta: após cada sessão o alvo do teste responde à pergunta: “Este jogo foi corrido localmente ou na “cloud?

Resultado dos testes Boosteroid

NomeTotal de jogos testadosBem identificados
Ary (editor-sénior)53
Hélio (editor-chefe)52
Gualter (editor)53
Hélder (editor)53
Márcio (editor)52
Paulo (editor)52

Sabíamos que era muito difícil igualar o teste da GeForce Now, mas o facto da Boosteroid conseguir, em vários momentos, rivalizar um pouco com uma gigante como a Nvidia é impressionante.

Apesar da GeForce Now ser superior, a Boosteroid consegue aproximar-se o suficiente para que, a olho nu, a diferença não seja assim tão gritante.

Para o jogador casual e mais inexperiente nós acreditamos mesmo que, dependendo do videojogo e das condições gerais de acesso (Internet, servidor a que está ligado etc…), essa diferença visual entre os dois serviços será impercetível.

E sim, é um facto que os resultados dos testes da Boosteroid são inferiores aos da GeForce, mas a realidade é que, mesmo quando conseguimos distinguir com facilidade entre um “jogo a correr na cloud” de um “jogo a correr localmente”, nunca houve um decréscimo significativo da qualidade da experiência de jogo.

É importante referir que, considerando o seu preço, a Boosteroid oferece uma qualidade tremenda.

Estabilidade do serviço

Não estávamos também à espera que a Boosteroid fosse capaz de rivalizar com a GeForce Now no que diz respeito à estabilidade mas, mais uma vez, fomos surpreendidos.

A Boosteroid raramente deu problemas seja em sessões curtas de alguns minutos ou longas com várias horas e revelou-se um serviço com uma estabilidade notável.

Apesar da nossa experiência ter sido francamente positiva, temos plena consciência de que estamos a falar sobre uma tecnologia de “streaming” e que este tipo de serviços podem funcionar lindamente para um utilizador e muito mal para outro.

Isso é algo expectável quando se trata de “cloud gaming” e comum em qualquer serviço que funcione online.

No entanto não encontrámos na Boosteroid nenhum problema que não fosse prontamente resolvido com um simples reinicio do jogo ou até mesmo do serviço, o que são excelentes notícias.

Últimas palavras

A Boosteroid é um excelente serviço de “cloud gaming” que, na nossa experiência pessoal, só é superado em qualidade pela GeForce Now, que no entanto tem a enorme vantagem de ter o financiamento da companhia mais valiosa do planeta.

Hoje a Boosteroid pode ser vista como uma boa alternativa à GeForce Now especialmente por aqueles que procuram por um preço mais baixo e pela inexistência de limite de horas mensais.

Como se isso não bastasse, ainda existem vários títulos de referência que só estão disponíveis na Boosteroid e ocasionalmente eles levam a cabo iniciativas fantásticas como uma mega-promoção ou a oferta de 1 mês de PC Game Pass.

8.8 NOTA FINAL
5 de 5

com 3 votos de leitores

Simplicidade / Acessibilidade 9
Performance 8
Estabilidade 9
Catálogo de jogos 9
Positivos
  • Acessibilidade
  • Preço
  • Estabilidade
Negativos
  • performance
Resumo

A Boosteroid consegue oferecer uma experiência de qualidade ao preço mais competitivo no mercado e é, neste momento, uma escolha acertada.

Submete a tua nota final para este serviço
5 (3)

Última atualização: Novembro 20, 2024 às 15:56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *