PC Reviews

Everspace 2: Opinião

blank

Everspace 2 é um “looter shooter” de exploração espacial que possui também elementos de RPG. O segundo jogo da série chegou finalmente e veio com o objetivo de expandir a experiência do seu antecessor.

Everspace 2 foi um jogo esperado com entusiasmo e isso deve-se grande parte ao sucesso do primeiro jogo. Esta sequela é no entanto uma experiência completamente diferente porque segue muito o caminho do RPG.

Ele é essencialmente um RPG no espaço, mas em vez de controlarmos a nossa personagem, controlamos antes as naves espaciais. É claro que ele não esquece as suas raízes no combate espacial intenso, divertido e de controlos acessíveis, mas é um jogo que explora a temática da exploração espacial como poucos conseguem.

Se isso é suficiente para ser um bom jogo?

Continua a ler a análise para saberes a resposta.

Uma experiência robusta

blank

Everspace 2 soube utilizar o período em que esteve em “acesso antecipado” e continuou a evoluir após o lançamento com melhorias e um DLC. Hoje ele é uma das experiências de exploração e ação espaciais mais robustas do mercado.

Há muito para explorar, uma história extensa e acima de tudo dezenas e dezenas de horas de entretenimento. Existe também muito “loot” uma evolução recompensadora e combates dinâmicos e desafiantes acompanhados por uma jogabilidade muito boa.

Quando comparado com o seu antecessor, a evolução é tão grande que os dois jogos nem se encontram na mesma “liga”. Everspace 2 é realmente massivo e especialmente indicado para os apreciadores de combates espaciais com muitos elementos de RPG à mistura.

Uma história interessante e envolvente

blank

No jogo nós vestimos a pele de Adam, um dos “pilotos clones” sobreviventes no primeiro jogo e basicamente a nossa existência é ilegal desde que o programa de clones cessou a sua atividade. Como consequência nós assumimos uma nova identidade e tentamos sobreviver e proliferar mesmo com as autoridades sempre por perto.

Ou seja, no que diz respeito à história este jogo é uma sequela direta do “Everspace” no entanto está alguns patamares acima do seu antecessor neste departamento. Everspace 2 tem a estrutura de um RPG de ação tradicional com uma campanha principal e várias missões secundárias que nos ajudam a progredir e a subir de nível.

Nesta versão de acesso antecipado o jogo possui “voice acting” (em inglês apenas) durante as primeiras 12 horas da história principal e nas muitas missões secundárias que vão surgindo no caminho.

Tal como já referimos anteriormente, não é habitual um jogo de “acesso antecipado” oferecer este volume de conteúdo, sobretudo quando estamos a falar da história principal, mas Everspace 2 foi uma surpresa agradável nesse sentido. Os diálogos são frequentes e a qualidade do “voice acting” é um bom contributo para a imersão.

Não existem “cutscenes” elaboradas é verdade, e não sabemos se está nos planos da ROCKFISH Games a adição de algo nesse sentido no futuro.

Sem deslumbrar a história cumpre bem o seu papel.

Everspace 2 é um “regalo para os olhos”

blank

O primeiro Everspace foi muito elogiado no departamento gráfico e Everspace 2 não é exceção. Mesmo em acesso antecipado este jogo é um verdadeiro “regalo para os olhos” e a continuação do trabalho notável que tem vindo a ser desenvolvido pela ROCKFISH Games com orçamentos bem inferiores aos dos grandes gigantes da indústria.

A campanha no Kickstarter deve ter sido uma ajuda preciosa e o resultado é um jogo que impressiona no departamento visual e que não obstante de ter recebido uma melhoria de “performance” nesta versão de acesso antecipado, ainda exige uma máquina relativamente moderna para correr sem grandes problemas.

Os cenários espaciais são belíssimos e os feitos de luz, que tanto importam neste tipo de cenário, são igualmente notáveis. Mas Everspace 2 não se fica apenas pelos combates no espaço, nada disso, também visitámos planetas durante a nossa experiência e a qualidade visual mantém-se intacta.

blank

Estamos perante um trabalho excelente que revela toda a capacidade do “Unreal Engine 4” e sobretudo numa máquina de gaming moderna Everspace 2 é capaz de deixar qualquer um boquiaberto.

Apesar disso e mesmo com a melhoria de “performance” que o jogo recebeu nesta versão, é recomendado a todos os jogadores interessados que dêem uma vista de olhos pelos requisitos e certifiquem-se que têm um computador capaz de cumprir os requisitos recomendados deste jogo.

Em adição e pelo menos para quem procura loadings mais rápidos e uma ligeira melhoria de “performance” é recomendada também a utilização de um SSD. Não é de forma alguma um requisito obrigatório até porque nós testamos o jogo num disco normal e não registamos perdas assim tão significativas.

A jogabilidade, o “loot” e os elementos de RPG

No Everspace 2 toda a jogabilidade é processada na nossa nave e tal como acontece com o seu antecessor, também este jogo não se foca demasiado na simulação. Pelo contrário Everspace 2 quer proporcionar o prazer da exploração espacial como ela é imaginada por exemplo num grande clássico de ficção científica, como muita ação pelo meio.

A jogabilidade é do melhor que nós já vimos neste género de jogos. A ação é intensa, os controles bastante precisos e dá um enorme gozo quando conseguimos abater as forças inimigas. Aliás mesmo quando não temos inimigos pela frente, só o acto voarmos com a nossa nave espacial é uma experiência fantástica.

No início um pequeno tutorial misturado com a apresentação da história encarrega-se de nos explicar as mecânicas de jogo. Everspace 2 é um jogo de grande escala quando comparado com o seu antecessor, mas conserva a mesma simplicidade que os jogadores apreciaram no primeiro jogo.

Tudo é simples e intuitivo e em poucos minutos qualquer jogador consegue familiarizar-se com as mecânicas de jogo.

blank

Tudo se processa de forma simples; nós pilotamos uma nave espacial e vamos realizando missões com ela; pelo caminho vamos adquirindo novas armas e componentes que nos permitem melhorar a nave e vamos também subindo de nível e melhorando as habilidades da nossa personagem.

Como qualquer outro RPG de ação há muito “loot” que pode ser usado para “crafting”; melhorias; como objectivo de missões ou simplesmente vendido nas estações de troca por créditos. Como se isto não bastasse existe ainda um sistema de costumização da nave que nos permite dar-lhe o nosso próprio estilo pessoal.

Existem várias câmaras disponíveis, desde a tradicional na qual vemos toda a nave, até à mais imersiva na primeira pessoa (do interior do “cockpit”). Na nossa experiência pessoal, a última apesar de ser mais desafiante nos combates, é que a permite a maior precisão no voo especialmente nos espaços mais apertados.

blank

Uma coisa é certa, seja qual for a câmara utilizada a jogabilidade é excelente em todas elas e talvez isso seja resultado de o jogo não ser um simulador. Ao contrário de jogos complexos como o “Star Citizen” ou o “Elite Dangerous“, Everspace 2” não necessita de grande aprendizagem e mesmo o “crafting” ou os “upgrades” são muito fáceis de se perceber.

Mas desenganem-se aqueles que julgam que facilidade na aprendizagem é sinónimo de facilidade na experiência. Everspace 2 não possui uma dificuldade tremenda mas se enfrentares inimigos acima do teu nível e com equipamentos inadequados prepara-te para seres dizimado vezes sem conta.

As derrotas ocorrem com alguma frequência e por vezes é necessário explorar na procura por novas armas e equipamentos. Os elementos RPG destacam-se nestes momentos porque permitem a progressão necessária para ficarmos mais poderosos.

Se uma batalha se revela particularmente difícil não há problema, existem muitas missões secundárias com as quais podemos ganhar experiência e subirmos de nível para mais tarde voltarmos à batalha e realizarmos uma deliciosa vingança.

É fantástico que um jogo de “acesso antecipado” seja capaz de proporcionar uma experiência tão polida e diversificada e simultaneamente tão simples e divertida em “acesso antecipado”.

NOTA: nota final foi atualizada

8.5 NOTA FINAL
0 de 5

com 0 votos de leitores

blank
Apresentação 8
Grafismo 9
Jogabilidade 9
Banda Sonora 8
positivos
  • jogabilidade
  • grafismo
  • imersão
negativos
  • dificuldade
  • história
Resumo

Everspace 2 é uma experiência surpreendente que impressiona pela sua escala, a excelente jogabilidade e visuais imponentes que transportam o jogador para um Universo fascinante e altamente imersivo.

Submete a tua nota final para este jogo
0 (0)

Última atualização: Abril 5, 2025 às 19:43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *