O título escolhido na realidade ainda não é um jogo mas sim um “mod” que está a caminho de se tornar um videojogo. Detalhes à parte, trata-se de uma experiência de gaming tão singular e maravilhosa que eu senti-me na obrigação de a relembrar não vá alguém a ter deixado “escapar“.
The Stanley Parable é mais uma experiência do que um jogo propriamente dito, aliás é uma experiência de gaming guiada pela narrativa. É uma história sobre um homem e as suas rotinas, é um videojogo de exploração inesperado, curto mas memorável.
Tentar explicar The Stanley Parable é o mesmo que tentar explicar a qualidade de uma determinada obra literária, ou seja, é algo que nós só conseguimos perceber na perfeição depois de experimentarmos.
The Stanley Parable conta-nos a história de Stanley, um simples empregado de uma grande companhia a quem foi atribuído um número, um insignificante número. Stanley é um homem que está habituado a receber ordens até que um dia….bom, um dia ele deixa de as receber.
Toda a história é-nos contada por um narrador carismático e com um sentido de humor apurado. Na realidade há muito pouco para fazermos neste “mod” para além de caminharmos enquanto desfrutamos da história. Mas como ela é brilhantemente contada, nós não precisamos de mais nada.
Última atualização: Outubro 22, 2012 às 17:51