Cloud Gaming Reviews

Hogwarts Legacy na Boosteroid: Análise (cloud gaming)

Hogwarts Legacy Boosteroid review

Como é a experiência de jogar um título de mundo aberto massivo num serviço de cloud gaming? Eu fui jogar o Hogwarts Legacy do princípio ao fim para responder a essa questão.

Hogwarts Legacy é uma daquelas experiências que qualquer jogador, que também leu os livros da saga Harry Potter, deve jogar.

Ele é, com uma larga margem, o videojogo que melhor representa o fantástico mundo de ficção criado por J. K. Rowling.

À tua espera está um mundo aberto de grande escala e uma história original na qual a tua personagem é a principal protagonista.

Se leste e gostaste da literatura e também gostas de jogos de mundo aberto, então Hogwarts Legacy é um jogo que deverias jogar.

A boa notícia é que ele é um dos jogos disponíveis na Boosteroid, um dos serviços de referência no mundo do “cloud gaming”.

Pois bem, eu dediquei dezenas de horas a esta experiência de jogo na Boosteroid. Desde a minha chegada a Hogwarts até ao final da aventura a Boosteroid foi a minha plataforma de gaming, mas será que a experiência foi positiva?

Continua a ler esta análise e descobre a resposta…


Análise de cloud gaming
Uma análise de “cloud gaming” é essencialmente a análise da experiência de jogar um determinado videojogo na cloud. O seu objetivo é determinar se a versão na “cloud” de um videojogo pode ser uma alternativa sólida à sua versão local

A plataforma utilizada

Em todas as análises de “cloud gaming” ficou estabelecido que a plataforma utilizada será sempre um PC de gaming. Neste caso particular eu usei o meu próprio computador pessoal.

A razão pela qual optámos pelo PC de gaming prende-se com o facto de querermos aproximar o máximo possível a experiência de jogar na “cloud” à de jogar localmente um videojogo.

Neste caso, embora o meu computador preenchesse os requisitos para correr este jogo localmente, eu não o instalei no meu computador e joguei-o exclusivamente na “cloud”.

Os requisitos neste caso são:

  • Ser proprietário do jogo na Steam
  • Ser cliente do Boosteroid

Começar a jogar

Já tinha ficado claro na nossa análise à Boosteroid, que começar a jogar um videojogo consiste apenas na realização de alguns cliques.

O Hogwarts Legacy tem no entanto uma particularidade, ele é um jogo de “instalar” e não um jogo que faz parte da lista oficial de jogos disponíveis na plataforma.

Neste caso “instalar” significa que o processo poderá não ser tão rápido e instantâneo como nos jogos oficialmente suportados.

No entanto, e no que diz respeito ao Hogwarts Legacy, tudo decorreu como se de qualquer outro jogo suportado se tratasse.

Essencialmente é fazer login na Steam, esperar pelo loading do jogo e começar a jogar. Nas mais de 45 horas que coloquei no jogo nunca me deparei com nenhum problema que me impedisse de começar a jogar.

O que eu joguei

Completei a história principal do Hogwarts Legacy e fiz inúmeras missões secundárias num total de 45 horas de jogo.

Não apressei o processo, pelo contrário houve alturas em que apenas me dediquei a missões secundárias. Ou seja, utilizei o Boosteroid como faria se estivesse a jogar localmente, sem pressas e a desfrutar da experiência.

Durante essas 45 horas fiz um pouco de tudo, explorei extensivamente o mundo aberto; participei em batalhas com todo o tipo de inimigos; resolvi puzzles; fiz a grande maioria das missões secundárias e muito mais.

A experiência

A experiência de jogar Hogwarts Legacy via Boosteroid foi boa. Foram raros os momentos em que tive problemas de ligação ou instabilidade e quando eles aconteceram, na maior parte das vezes, bastou reiniciar a plataforma, o PC ou o “router”.

Numa ocasião perdi a ligação e julgava que o software tinha ido abaixo, contudo ele voltou a recarregar e a aceder à máquina onde o jogo continuava a correr.

Visualmente a experiência esteve, na sua grande generalidade, entre o bom e o muito bom. Mas houve alguns momentos em que reparei num decréscimo mais acentuado de qualidade visual.

  1. A primeira vez que tive este problema descobri que estava relacionado com a minha ISP e optei por continuar a jogar mais tarde. Algumas horas depois estava resolvido;
  2. Numa segunda vez não consegui perceber o que foi. Tentei reiniciar o software; o computador e o “router” e ainda andei alguns minutos naquilo, porém subitamente ficou a funcionar novamente às mil maravilhas.

Mas lá está, serviços online simplesmente não podem ser perfeitos em todos os momentos.

No entanto a 1080p o serviço tem mais do que capacidade para correr o jogo com uma qualidade visual acima da média e isso foi uma constante ao longo das 45 horas de jogo independentemente de alguns pequenos problemas.

Embora tenha perfeita noção do que a Boosteroid consegue oferecer, confesso que estava à espera dos mais problemas técnicas ou que uma sessão de jogo mais longa de várias horas eventualmente desse problemas. Mas não foi isso que aconteceu.

Quer tivesse feito uma sessão de 40 minutos ou de 2 ou 3 horas, a ligação manteve-se surpreendentemente estável sem impacto visual negativo que fosse percetível a olho nu.

Também não registei muitos casos de “delays” nos controlos ou falta de fluidez no “streaming” do jogo.

Devido à natureza do combate, que se processa muito à distância com feitiços, qualquer tipo de “delay” teria sido ruinoso para a experiência de jogo mas felizmente isso não aconteceu.

Não tive problemas com “saves” e apenas me certifiquei sempre que, antes de sair do serviço, a Steam sincronizava as gravações na sua “cloud” (isto é muito importante).

E se é verdade que o Hogwarts Legacy não é um jogo de requisitos extremamente elevados, trata-se na mesma de um jogo de mundo aberto com uma escala considerável que representa sempre um desafio a correr na nuvem.

Mas a sensação que tive ao longo da minha experiência foi a de que estava a jogá-lo localmente e por vezes, imagine-se, até me esquecia que estava a jogar na “cloud”.

Uma grande ajuda foi o facto de nunca me ter deparado com qualquer tipo de problemas técnicos graves do serviço. Na vasta maioria das vezes que joguei a Boosteroid sempre funcionou às mil maravilhas.

Em suma, foi uma experiência surpreendentemente estável desde o primeiro até ao último minuto das 45 horas que dediquei a este jogo e que fazem de Hogwarts Legacy um jogo que pode ser perfeitamente desfrutado na “cloud”.

Breves palavras sobre o jogo

Jogar Hogwarts Legacy foi um enorme prazer. Jogá-lo fazia parte dos meus planos, mas por várias razões ele foi ficando para trás na minha lista até que surgiu a oportunidade de jogá-lo na “cloud”.

Depois das 45 horas que lhe dediquei acredito que ele é uma das experiências mais singulares de mundo aberto atualmente disponíveis no mercado.

É muito forte na narrativa e nas personagens, está cheio de missões secundárias e atividades um pouco por todo o mapa e a temática “magia” realmente distingue-o de todos os outros jogos.

O combate é muito divertido e dinâmico e eu recomendaria esta experiência a todos aqueles que gostaram de ler os livros e ficaram apaixonados pela magia cinematográfica. O videojogo é excelente a captar isso.

Últimas palavras sobre a experiência na Boosteroid

Jogar Hogwarts Legacy na Boosteroid foi uma experiência fascinante. Lidar diariamente com um serviço de “cloud gaming” e dedicar tantas horas a um videojogo nestas condições só me fez dar mais valor a este serviço.

A simplicidade de acesso ao jogo é incrível, a estabilidade da experiência de jogo em todos os momentos foi espantosa e a qualidade dos visuais na “cloud” é, na maior parte das vezes, impressionante.

Boosteroid é sem dúvida alguma um serviço de excelência.

9.0 NOTA FINAL
5 de 5

com 3 votos de leitores

Simplicidade / Acessibilidade 9
Performance 9
Estabilidade 9
Fluidez 9
Positivos
  • estabilidade
  • simplicidade
Negativos
  • fluidez
  • performance
Resumo

Hogwarts Legacy corre lindamente na Boosteroid, é uma experiência simples e acessível com uma estabilidade notável.

Submete a tua nota final para este jogo na cloud
5 (3)

Última atualização: Dezembro 16, 2024 às 19:37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *