Notícias PC

Nvidia Diz Que Receitas De PC Vão Superar As De Consolas

Nvidia Diz Que Receitas De PC São Superar As De Consolas

Há quem diga que o gaming na sua forma mais pura começou no PC e é verdade que a dada altura o computador chegou a ser a plataforma de eleição. Todavia hoje em dia o mercado é diferente, o PC foi perdendo terreno para as consolas que passaram a ocupar uma posição dominante no mercado. Apesar disso nos últimos anos o PC tem ganho terreno e a Nvidia afirma mesmo que em 2014 as receitas provenientes dos jogos de computador devem superar as das consolas.

Segundo a Techgage a afirmação foi proferida numa chamada em conferência com analistas. Estamos naturalmente a falar de uma marca para quem as vendas de computadores são relevantes, contudo a gigante famosa pelas suas placas gráficas realçou que o aumento de receitas não significa necessariamente um crescimento massivo do gaming no PC, pelo contrário isso irá acontecer graças à ajuda do formato “free-to-play” e micro-transações que ocorrem em serviços extremamente populares como o Facebook.

A conclusão é baseada num estudo da DFC Intelligence e apenas direcionado ao mercado dos Estados Unidos, apesar de ser possível a partir dele retirar alguns indicadores do que poderá acontecer globalmente.

Opinião Do GP:

O crescimento do mercado de gaming no PC é já uma realidade e as prespetivas para que o mesmo se acentue não são de todo surpreendentes. É importante realçar contudo que hoje em dia a dimensão do mercado do PC é bastante inferior à das consolas, apesar disso o computador beneficia de pontos fortes como a versatilidade e preços mais baixos de componentes e de jogos.

Esta tendência de crescimento deverá também estar relacionada a situação económica mundial, com os gamers a procurarem alternativas mais económicas às consolas. A distribuição digital, bem como a chegada do “cloud gaming” devem igualmente contribuir para que o gaming no PC continue de boa saúde e a crescer durante os próximos tempos, sendo certo também que as consolas estão melhor do que nunca e a próxima geração deve, mais uma vez, atrair a atenção dos gamers.

Fontes: PC Gamer, PCPer.com, Techgage

Paulo Figueiredo

O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Também poderás gostar de: