Opiniões PC

The Survivalists: Opinião

The Survivalists é um jogo de aventura; sobrevivência; “crafting” e construção que transporta os jogadores para uma ilha deserta e exige que eles utilizem todo o seu engenho para sobreviverem. Com uma forte componente de cooperação será que este novo jogo que vem das mentes criativas do pessoal da Team 17 vale o investimento?

Sim é mais um jogo de sobrevivência e sim é mais um jogo cuja acção decorre numa ilha deserta. Eu sei que muitos jogadores neste momento estão a pensar “been there, done that” e até certa medida isso até pode ser verdade, mas desenganem-se aqueles que julgam que este é apenas “mais um jogo de sobrevivência” até porque quando a Team 17 mete “mãos à obra” raramente a coisa costuma correr mal.

Caça animais; reúne recursos; constrói todo o tipo de armas e equipamentos bem como o teu acampamento e se precisares de ajuda que tal recrutares macaquinhos de imitação? The Survivalists é mais uma abordagem polvilhada de simplicidade ao género de sobrevivência e que se destaca também pelas suas mecânicas originais e pela força da experiência cooperativa.

A apresentação

Este é mais um jogo que se apressa a colocar os jogadores no meio da experiência. Nós vestimos a pele de um náufrago que vai parar a uma ilha e deve usar todo o seu engenho e inteligência para sobreviver.

Por acaso já viste o filme “O Náufrago” com o Tom Hanks?

Pois bem, é mais ou menos isto que acontece neste jogo. Na introdução nós encontramos a nossa personagem exausta numa jangada e a ser transportada pela maré até à tal ilha. Depois de costumizarmos um pouco a nossa personagem a aventura começa de imediato e sem rodeios.

É tudo muito simples e directo ao assunto com foco na experiência deste o primeiro momento. O jogo possui também o charme característico dos trabalhos da Team 17 com um visual muito colorido e com muito sentido de humor à mistura.

A jogabilidade

A aventura começa na praia da ilha e um pequeno tutorial encarrega-se de explicar em formato de “dicas” o jogo à medida que nós vamos jogando. Da jangada na qual fomos transportados é possível recolher alguns recursos valiosos como madeira ou pedra, isso é importante porque nos permite criar as primeiras ferramentas rudimentares para que possamos então proceder à criação do nosso primeiro acampamento.

Tudo desde a jogabilidade propriamente dita até à interacção (com menus de construção, o mapa ou a gestão do inventário etc…) é muito simples, intuitivo e fácil de perceber. As dicas iniciais são a introdução perfeita ao jogo e depois cabe aos jogadores perceberem como podem expandir o acampamento e ir desbloqueando novas construções. É sempre bom quando jogamos algo que não se explica demasiado e obriga os jogadores investigarem as suas possibilidades.

No PC (a nossa versão) “The Survivalists” pode ser jogado com recurso ao “setup” tradicional teclado+rato ou com comando. Nós experimentámos os dois quanto mais não seja para termos uma ideia de como ele poderia ser jogado nas consolas, visto para estas o comando ser a única alternativa.

Em ambos os “setups” não encontrámos problemas na jogabilidade e a escolha vai depender das preferências de cada um. Recorde-se que o jogo está presente não só no PC mas também na PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Este é mais um título que incorpora vários elementos: desde crafting; gestão de recursos; construção de estruturas; cozinhar; exploração e até a ação tradicional. Todos esses elementos encaixam na perfeição com a jogabilidade no comando e embora nós não tenhamos jogado as versões das consolas acreditamos que a jogabilidade deve ser o espelho do que vimos com o comando no PC.

O divertido e hilariante sistema dos macacos de imitação

Um dos mecanismos de jogabilidade mais interessantes deste jogo é o dos macacos de imitação. O que acontece é que nós vamos encontrando macacos ao longo da nossa aventura e esses macacos podem e devem ser recrutados para o nosso acampamento.

Já sob a nossa tutela os macacos podem ajudar em todo o tipo de tarefas, desde carregar baús até imitarem as nossas ações. Criar um macaco de imitação é muito simples, basta activarmos o “modo de imitação” realizarmos a ação que pretendemos que o macaco faça e depois deixar que ele faça o resto.

A mecânica em si não é inédita no mundo dos videojogos embora seja utilizada com mais frequência em títulos de estratégia pura que visam a automatização. Apesar disso ela funciona às mil maravilhas no “The Survivalists” e para além de ser útil é super-divertida especialmente quando o número de macacos que temos à disposição vai aumentando.

De resto os macacos são um elemento importante no jogo e a sua boa utilização permite que os jogadores evitem muitas tarefas aborrecidas.

Jogar com amigos

Na nossa opinião “The Survivalists” foi feito para ser desfrutado com amigos. A experiência cooperativa torna a experiência muito mais divertida e a evolução também decorre com maior rapidez quando jogamos em conjunto.

O jogo suporta co-op online até 4 jogadores, é verdade que existem momentos de alguma confusão com quatro sobreviventes, todavia se forem atribuídas tarefas a cada um deles a experiência acaba por fluir com mais naturalidade e por ser altamente recompensadora.

Outra das vantagens do modo de cooperação é que ele é muito mais benéfico para a exploração, por exemplo enquanto dois sobreviventes encarregam-se do acampamento, os outros dois reúnem recursos e vão explorando o mapa. Eventualmente todos poderão partir em busca do desconhecido e quando isso acontecer o jogo transforma-se para uma experiência com muita ação à  mistura.

O modo de cooperação é inevitavelmente um dos pontos altos deste jogo e se tiveres amigos dispostos a juntarem-se à experiência ela será garantidamente mais divertida. Apesar disso modo a “solo” não fica muito atrás apesar da progressão mais lenta e este jogo pode ser jogado tranquilamente como experiência de um jogador.

Macacos, divertimento e cooperação

Há já muito tempo que “The Survivalists” era um jogo no “nosso radar”. Ele parecia ter qualquer coisa especial e ficámos satisfeitos por descobrir que de facto é uma experiência de sobrevivência e cooperação muito divertida e acima de tudo um jogo sólido em todas as áreas.

Seja a solo ou com amigos, se os jogos de sobrevivência são “a tua praia” então considera dares um olhar mais atento a este título porque não vais ficar desiludido.

Simples, divertido e recomendado

Dificilmente encontrarás por aí um jogo de sobrevivência e construção com uma experiência tão simples e divertida como o "The Survivalists". Seja a solo ou com amigos este é definitivamente um jogo que vais querer jogar.

8.9
Recomendado:
8.9

Apesar de ser editor, juntamente com o Diogo encarrega-se de gerir toda a equipa, é uma espécie de terceiro “boss” que muitas vezes acaba por ser o primeiro. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

Adepto do ar livre e dos desportos radicais, nós nunca sabemos se no próximo fim-de-semana ele não irá longe demais, levando a equipa a ficar com um elemento a menos. Quer dizer, o exercício é uma coisa boa, mas quando isso envolve quedas de grandes alturas ou escaladas perigosas, talvez seja melhor ficar em casa a jogar videojogos.

Também poderás gostar de:

 
Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Partilha tua opinião, comenta.x
()
x