Notícias PC 2

GOG Galaxy: Uma Plataforma Livre de DRM

GOG Galaxy: Uma Plataforma Livre de DRM

Quando a Valve lançou a Steam no agora distante ano de 2003, poucos conseguiriam prever o sucesso da sua plataforma. Agora quase 10 anos depois esse sucesso não só é estrondoso como outras companhias tentam fazer o mesmo. Com a Origin a Electronic Arts posicionou-se como a primeira grande plataforma capaz de rivalizar com a Steam, a própria Ubisoft renovou à pouco tempo a sua Uplay, mas até este momento nada parece ameaçar a posição de liderança da Steam.

Pois bem, o mercado pode estar prestes a mudar com a adição de uma nova plataforma de gaming que faz da negação a sistemas de DRM o seu ponto forte. A GOG.com que é sobejamente conhecida por oferecer aos seus clientes títulos livres de DRM, anunciou a GOG Galaxy, uma plataforma de distribuição digital que promete agitar o mercado.

A GOG Galaxy vai respeitar os princípios da GOG.com e é por isso que parece ser tão interessante, basicamente uma plataforma sem DRM vem resolver inúmeros problemas. Por exemplo é muito habitual ouvirmos clientes Steam reclamarem porque no fundo os jogos que eles adquirem nunca chegam a ser seus e a prova disso é que basta que uma conta seja desativada para que o cliente deixe de ter acesso a todos os jogos da sua biblioteca.

Em defesa da Valve, têm sido realizados esforços no sentido de tornar a desativação de uma conta Steam uma punição de último caso, todavia as restrições do serviço são uma realidade e existem gamers que gostariam de uma maior flexibilidade. No mercado de distribuição digital são poucas as lojas que possuem a audácia suficiente para “abraçarem” o modelo que recusa sistemas de DRM, mas a GOG.com não teve receio de o fazer e até à data esta parece ter sido uma das suas melhores decisões.

Ver a filosofia da GOG.com estender-se para uma plataforma é sem dúvida uma excelente notícia para os gamers, pois a GOG Galaxy promete ser a primeira verdadeiramente livre de restrições. O tempo dirá se ela funcionará como todos nós esperamos, mas para já ela promete e isso já é alguma coisa.

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota

Últimos posts por Diogo Mota (exibir todos)

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

2 Comentários

  • Responder
    Igor avatar
    8 de Junho de 2014

    Típico texto tendencioso, assim como os demais deste site.

    • Gaming Portugal
      Responder
      Diogo Mota
      8 de Junho de 2014

      Tendencioso? Como é que um artigo desta natureza pode ser tendencioso? Com certeza enganou-se no website.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.