Notícias PC

Steam: Mais Detalhes Sobre Intrusão Revelados

Steam: Mais Detalhes Sobre Intrusão Revelados

Em Novembro do ano passado a Steam sofreu um ataque que comprometeu as passwords e dados pessoais dos utilizadores. Hoje Gabe Newell lançou um novo comunicado onde não só revelou o estado em que se encontra a investigação como informou que terá sido copiado um ficheiro com informação sobre as transações da Steam durante os anos de 2004 e 2008.

A situação é incómoda para qualquer companhia com um serviço com a dimensão da Steam e o ataque expôs falhas na segurança do que levou os clientes a “torcerem o nariz“. A Valve apressou-se a resolver o problema e a afirmar que a Steam continua tão segura como nunca, contudo o mais recente comunicado alerta mais uma vez para que os seus clientes estejam atentos aos seus extratos bancários.

Nós continuamos a investigar a intrusão de que fomos alvo no ano passado com a ajuda de especialistas de segurança. No meu último comunicado eu revelei que os intrusos tinham acedido à base de dados da Steam, mas não encontrámos qualquer evidência de que eles retiraram informação de lá. Este continua a ser o caso.

Recentemente descobrimos que é provável que os intrusos tenham obtido uma cópia de um ficheiro que continha informação sobre transações da Steam durante os anos de 2004 e 2008. Este ficheiro continha nomes de utilizadores; endereços de email; moradas encriptadas e informação encriptada de cartões de crédito. Não estavam incluídas passwords da Steam.

Não há qualquer evidência de que a informação encriptada tenha sido comprometida. No entanto tal como eu referi em Novembro, é uma boa ideia estarem atentos aos movimentos das vossas contas. Utilizar o Steam Guard é também uma boa ideia.

Ainda estamos a investigar e a trabalhar com várias agências de autoridade. Algumas leis estaduais exigem um comunicado mais formal sobre o incidente, por isso alguns de vocês vão recebê-lo, porém nos decidimos revelar já estas novas informações para que todos estejam devidamente informados.

Em Portugal nós recomendados todos os clientes da Steam que realizem as suas compras com recurso ao MB NET, todavia é importante esclarecer que até à data não houve relatos de problemas diretamente relacionados com esta intrusão.

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota
Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixe um comentário

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.