Jogos Indie PC

Orbitron Revolution: Disparos, Ação e Naves Espaciais

Orbitron Revolution: Disparos, Ação e Naves Espaciais
[toggle title=”Informação Geral Sobre o Jogo”]

NOME DO JOGO: Orbitron: Revolution

CRIADORES: Firebase Industries

Preço: €1.99 (Gamersgate)

Campanha Steam Greenlight :

[/toggle] Orbitron: Revolution é um jogo que possui um formato base simples e conhecido por todos, contudo adiciona-lhe novidades suficientes que ajudam a que não passe despercebido por todos aqueles que procuram também eles experiências simples, frenéticas e às vezes bastante confusas.

Orbitron: Revolution joga-se como qualquer outro “shooter” apesar da sua mecânica de jogo ir um pouco mais além do que isso. À nossa disposição temos duas naves, podemos escolher uma delas para participar num jogo que se inspira nos clássicos arcade e coloca-nos a defender os vários sectores da estação especial Orbitron.

É exatamente isso que vamos fazer durante o jogo, proteger os sectores da estação espacial de inúmeros ataques e preparem-se para momentos de ação explosiva e frenética de onde só se conseguirão safar os jogadores com os reflexos mais rápidos.

Orbitron Revolution Screen 2
Orbitron: Revolution é um shooter 2D com cenários 3D…

Quando comecei a jogar Orbitron: Revolution de imediato dois aspectos saltaram-me à vista, o primeiro é que o jogo é um regalo para os olhos. O grafismo tem uma boa qualidade e o facto da versão do PC suportar as resoluções mais altas é sempre uma boa notícia. O segundo aspecto foi o ritmo intenso, chegando por vezes a ser frenético ao ponto de eu me perder sem saber o que estava a fazer.

A questão é que neste jogo nós não progredimos apenas para o lado direito como costuma ser hábito, ele é um jogo em 2.5d e tanto a esquerda como a direita são lados válidos de progressão. O que acontece é que a estação é circular e nós basicamente andamos à roda num ambiente 3D. Podemos por exemplo chegar a um determinado sector progredindo pelo lado direito ou esquerdo, sendo que qualquer um dos caminhos será válido apesar de haver sempre um mais rápido dependendo da nossa posição.

A mim pessoalmente isto gerou-me uma confusão porque digamos que a minha mente de gamer não estava propriamente preparada para isso. Eu até gosto de “shooters2d que misturam cenários 3D, é uma fórmula que pode ser bem sucedida mas é preciso algum cuidado porque corre o risco de baralhar um pouco os jogadores tal como me aconteceu a mim.

Orbitron: Revolution Screen 3
É pena ser um jogo tão curto, um pouco mais de variedade não lhe faria mal nenhum…

De qualquer maneira o ritmo frenético e por vezes confuso são características deste género de jogos e apesar disso Orbitron: Revolution ainda consegue ser divertido. Como já deu para perceber na fase inicial preparem-se para morrerem algumas vezes e ficarem um pouco frustrados, mas à medida que o tempo for passando as coisas vão melhorar.

Existem três modos de jogo, sendo que apenas 2 estão desbloqueados no principio. O “Guardian” é o tal modo que nos coloca a defender a estação espacial, o “Countdown” que é um modo de sobrevivência onde enfrentamos vagas de inimigos e finalmente o “Extra” que está bloqueado de início e incorpora os dois modos de jogo que acabei de mencionar.

A falta de diversidade pode ser um problema, ou seja, não será difícil ficarmos fartos de jogar passado muito pouco tempo. O “shooter” é por definição um tipo de jogo que assenta muito em movimentos de repetição, junte-se a isso pouca variedade e é inegável que a longevidade sai prejudicada.

Orbitron Revolution Screen 1
No final podemos ver uma repetição do nosso jogo…

Mesmo assim Orbitron: Revolution não é um daqueles jogos do qual devemos esperar horas infinitas de divertimento, pelo contrário é uma experiência sólida e divertida mas de curta duração. De resto o seu preço bastante baixo dá a entender isso mesmo, ninguém deverá ter razões para ficar desiludido com a compra a não ser que a faça sem sequer procurar informação sobre o jogo.

Divertido, simples, belo e curto, tenho a impressão de que esta é a melhor forma de descrever Orbitron: Revolution. A sua mecânica de jogo interessante vai garantir pelo menos algumas horas de divertimento para os fãs do género e por apenas €1.99 pode-se considerar um bom negócio.

[sws_grey_box box_size=”595″] Se estás a desenvolver um jogo independente ou se achas que nós deveríamos dar destaque no Gaming Portugal a um determinado videojogo, então envia-nos um email em geral [arroba] gamingportugal.com ou visita o nosso fórum oficial e deixa-nos lá a tua sugestão. [/sws_grey_box]
Helder Sousa
Adepto do ar livre e dos desportos radicais, nós nunca sabemos se no próximo fim-de-semana ele não irá longe demais, levando a equipa a ficar com um elemento a menos. Quer dizer, o exercício é uma coisa boa, mas quando isso envolve quedas de grandes alturas ou escaladas perigosas, talvez seja melhor ficar em casa a jogar videojogos.

Também poderás gostar de: