Home » Artigos » Jogos Indie » Preview: Heroes & Generals

 

Preview: Heroes & Generals

Preview: Heroes And Generals

Imagina uma experiência de guerra que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, que possui vários modos de jogo e é acessível de diversas plataformas. Imagina que podes ser um herói diretamente no campo de batalha ou apenas alguém que toma decisões estratégicas para alcançar a vitória. Imagina finalmente que jogadores espalhados por todo todo o mundo vão poder participar na experiência e já conseguirás ter uma noção do que é Heroes & Generals, o resultado de uma ideia ambiciosa que mistura estratégia com ação e que apesar de ainda se encontrar na fase beta é um dos títulos mais promissores que eu tive a oportunidade de experimentar este ano.

Heroes & Generals está a ser desenvolvido pela Reto-Moto, uma compania dinamarquesa que foi formada em 1997 por membros fundadores da IO Interactive que foram responsáveis por vários jogos dos quais se destacam os da mítica série Hitman. Entretanto a IO Interactive acabaria por ser vendida à Eidos, bem como os direitos do Hitman, mas posteriormente esses mesmos elementos fundadores saíram da Eidos , optaram por reformular a Reto-Moto e dedicam-se agora principalmente à criação de experiências inovadoras online.

heroes-&-generals-art

Sejas um herói ou um general a Segunda Guerra Mundial começa aqui…

Ora se existe uma frase que descreve com alguma exatidão o Heroes & Generals é exatamente “experiência inovadora online“, estamos a falar de um MMOFPS que é “free-to-play” e possui uma campanha estratégica de multijogador. Toda a ação ocorre na Europa durante a Segunda Guerra Mundial e coloca duas fações a lutar pelo controle, os “Axis” e os “Allies” que são basicamente os alemães e os americanos.

Os jogadores podem escolher jogar como heróis e participar na ação ou como generais onde vão ter de gerir os recursos no campo de batalha numa experiência mais estratégica. A batalha é travada continuamente através do Windows, iOS e aparelhos Android e o resultado de cada batalha influencia diretamente o destino da grande guerra.

heroes-&-generals-screen1

A qualidade gráfica de Heroes & Generals é surpreendente…

Digamos que Heroes & Generals é o chamado “jogo de browser” porque todo ele é gerido através do browser, a realidade é no entanto que ele é muito mais do que isso, algo que percebemos assim que o começamos a jogar. Desenvolvido num motor gráfico chamado Retox que é da autoria da própria Reto-Moto, a parte de ação que se joga como qualquer outro FPS é no mínimo impressionante.

Sinceramente eu não esperava um jogo tão bom no departamento gráfico, desde as armas, passando pelos edifícios, cenários e veículos há qualidade para dar e vender neste jogo. Quando o jogamos sentimos que estamos a jogar um FPS moderno e que não fica muito atrás das grandes referências do género. Recorde-se que eu estou a falar de uma fase beta, ou seja, até ao lançamento Heroes & Generals vai ser alvo de muitas melhorias o que significa que será ainda melhor.

heroes-&-generals-screen2

Heroes & Generals tem potencial para ser qualquer coisa de especial…

A jogabilidade é também idêntica a qualquer outro FPS e nenhum gamer terá grandes dificuldades para compreender a mecânica. Mesmo nos momentos de ação a estratégia e o movimento tático são fundamentais, é importante que a equipa saiba trabalhar em conjunto até porque não basta abater os inimigos, será também necessário atacar e defender pontos estratégicos à semelhança do que acontece numa guerra real.

À nossa disposição estarão vários tipos de classes, podemos ser um simples soldado da frente de combate hábil com a metralhadora; um letal sniper que aniquila as forças inimigas à distância; um comandante de um tanque e por aí fora. Existem vários tipos de armas e elas podem ser costumizadas à medida que vamos progredido. Como se isso não bastasse existem também veículos, carros de combate; bicicletas; aviões e tanques vão ajudar-nos a abordar um combate com maior confiança e circular pelos mapas que costumam ser grandes.

Heroes & Generals Screen

Esta é uma guerra em larga escala que envolve muitos veículos…

Se jogarmos como generais as coisas mudam um pouco de figura, vamos poder desfrutar da parte estratégica da experiência, organizar os planos de ataque, gerir as unidades de suporte, os reforços e a logística. Os generais podem movimentar unidades para determinados campos de batalha, suponhamos que num determinado local as nossas forças estão em desvantagem, o general procede então ao reforço dessa área com novas unidades e os heróis podem entrar na ação assim que tenham luz verde.

O mais interessante em tudo isto é que Heroes & Generals é um jogo de estratégia jogado no browser e isso permite-nos continuar a jogar em outras plataformas para além do PC. Os generais podem estar literalmente em cima do acontecimento e tomar decisões mesmo quando não estão em casa, uma funcionalidade que eu pessoalmente considero brilhante.

Heroes & Generals

Ohhh sim, vai ser possível jogar no iPad…

Nas minhas aventuras pela versão beta – que recordo ainda não se encontra aberta ao público mas já é possível enviarem a vossa candidatura para fazerem parte dela – fiquei muito impressionado com aquilo que este jogo tem para oferecer, que é uma das experiências de guerra num videojogo mais completas que andam por aí. Certamente que a qualidade do grafismo no jogo de ação ajuda e será capaz de atrair muitos gamers casuais que procuram fazer parte de uma guerra virtual, mas é no pacote que Heroes & Generals se destaca.

Os mapas são grandes e detalhados, existe muito para explorar e condições para que as batalhas atinjam proporções épicas pouco habituais neste tipo de jogos.

No geral as minhas impressões da versão beta são as melhores, acredito que estamos perante mais um título especial e com um enorme potencial. Ainda não existe uma data de início da beta aberta, por agora a equipa parece estar concentrada a melhorar a performance, resolver bugs e polir ao máximo este título. Apesar disso eles costumam enviar periodicamente convites para participação na beta fechada, por isso a minha recomendação é que todos os interessados se registem o mais rápido possível e esperem ansiosamente pelo convite via email.

Aqui fica um vídeo muito bom sobre tudo o que o jogo tem para oferecer:

Última atualização Julho 1, 2012 às 1:08

Partilha este artigo nas redes sociais:

 

Artigos Relacionados:

  • Olien patrik

    jogo massa

  • João Fernandes

    Jogo muito bom, resta saber se o meu pc tem “paciencia” para deixar-me jogar.
    quais são os requesitos ?