Notícias PC PS4

PS4 Mais Poderosa Do Que um PC?

PS4 Mais Poderosa Do Que um PC?

Jonathan Blow que é conhecido pelo seu trabalho no premiado Braid, está bastante entusiasmado com a nova PS4 e especificamente os seus 8GB GDDR5 de RAM. Jonathan afirmou em entrevista à Edge que um jogo equivalente irá mesmo correr mais rápido na PS4 do que num PC.

Embora as suas declarações sejam, digamos, um pouco suspeitas ou não estivesse ele a desenvolver um jogo que será exclusivo da PS4 chamado “The Witness”. De qualquer maneira ele não é o primeiro a afirmar que a PS4 será de certa forma mais potente do que o computador comum, já a Avalanche (companhia responsável por Just Cause) defendeu o mesmo recentemente e embora sejam afirmações controversas há um pouco de verdade nelas.

Tudo se resume a números, a realidade é que sim, de facto quando a PS4 for lançada ela será mais potente que a maior parte dos computadores. Ora isto acontece porque a maior parte dos computadores não são computadores de gaming ou não estão convenientemente preparados para gaming.

Vêem a diferença?

O computador comum serve para muitas coisas e pelo meio até se pode jogar videojogos nele, mas a realidade é que na sua base ele não é uma máquina de gaming. Por exemplo, quando a PS3 foi lançada ela conseguia ser superior a muitos computadores na altura, é claro que passado pouco tempo isso mudou mas durante esse período ela foi tida como uma máquina verdadeiramente poderosa e daí o seu preço astronómico de lançamento. Por outro lado, mesmo quando foi lançada a PS3 não conseguia superar um PC de gaming e provavelmente o mesmo vai acontecer com a PS4.

Depois existem também os jogos que são criados principalmente para consolas e convertidos para o PC, muitos deles mesmo em PC’s de gaming de qualidade por vezes têm uma performance longe da ideal. Ora isso não acontece por deficiências ou incapacidade do computador mas sim devido a uma conversão mal feita.

Obviamente tudo isto acaba por transmitir a ideia de que uma consola que está no início do seu ciclo de vida é mais poderosa do que um PC de gaming, o que é uma visão errada porque ela é apenas mais poderosa do que um computador comum e entre um PC de gaming e um PC comum existem diferenças consideráveis.

  • A PS4 será mais poderosa do que um PC de gaming quando for lançadaerrado!
  • A PS4 será mais poderosa do que o PC comum quando for lançada. – certo!

Eu bem sei que a imprensa gosta de alimentar a célebre luta “Consolas Vs. PC“, contudo muitos esquecem-se de esclarecer convenientemente os leitores. Por outro lado as companhias estão muito entusiasmadas com a PS4, acredito que para muitos delas a nova consola da Sony parece ser a “galinha dos ovos de ouro“, apesar disso as declarações recentes quer do Jonathan Blow e da Avalanche Studios não devem ser deturpadas.

Objetivamente a PS4 será mais poderosa que o PC comum e com jogos criados especificamente para ela não restam dúvidas que inicialmente um grande número deles vai correr melhor na consola da Sony do que num computador. No entanto e tal como tem acontecido no passado, o PC e principalmente os seus componentes, vão continuar a evoluir a um ritmo desconcertante. No dia de lançamento da PS4 existirão seguramente PC’s de gaming bastante mais poderosos do que ela e verdade seja dita, eles já existem.

Desenganem-se aqueles que acreditam que devem escolher uma plataforma em detrimento de outra, muito pelo contrário, as consolas e o PC sempre coexistiram e vão continuar a fazê-lo. A imprensa, as próprias companhias que desenvolvem videojogos e outros “players” na indústria por vezes confundem os gamers deliberadamente, talvez seja uma vontade desmesurada de ganhar dinheiro ou resultado de como a nossa sociedade está “programada“.

Seja qual for a resposta, fica desde já a saber que devias estar tão entusiasmado para jogar Playstation 4 como para jogar num PC de gaming moderno, até porque ambos serão plataformas de gaming extraordinárias.

Obrigado, PC Gamer, Edge e Gaming Bolt

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota
Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.