Artigos Mods PC 3

DayZ: A Evolução De Um Mod (Parte 1)

DayZ: A Evolução De Um Mod (Parte 1)

A explosão de popularidade do “modDayZ para o Arma 2 é inegável, matar zombies nunca foi tão divertido e à medida que o tempo passa mais gamers juntam-se à festa. Este será o primeiro artigo da série “A Evolução De Um Mod” na qual eu vou acompanhar de perto a evolução do DayZ.

Nos últimos dias DayZ tem ocupado a maior parte das minhas horas dedicadas ao gaming e nem o Diablo III consegue contrariar isso. Mas desenganem-se aqueles que julgam que eu sou o único, pelo contrário todos os dias novos jogadores aventuram-se pelo mundo de DayZ e no final todos eles têm histórias fantásticas para contar.

Esta é de resto uma das grandes qualidades deste “mod“, nós não só somos os protagonistas como também nos é dada a oportunidade de construirmos a nossa própria história. Neste momento posso dizer com toda a certeza que não existe jogador que não tenha uma história emocionante para contar, aliás basta visitar o fórum oficial e vamos encontrar centenas de argumentos dignos de um “blockbuster” de Hollywood. Traição; amizade; sorte; sofrimento; preserverança ou desespero, há um pouco de tudo no mundo de DayZ e no meio de tantas histórias apenas uma característica é comum em todas elas, a imprevisibilidade.

O “mod” ainda se encontra numa fase “alpha“, ora isto significa que ele dá agora os seus primeiros passos e ainda falta algum tempo até que estejamos perante a versão final. Vamos por partes, se tu pretendes jogar este “mod” então precisas obrigatoriamente de instalar o ARMA II: Combined Operations, que como deu para perceber é um pack especial que engloba dois jogos. Depois de instalados é importante que corras o Arma 2 e a expansão Operation Arrowhead pelo menos uma vez antes de instalares o DayZ.

No que diz respeito à instalação ela é muito simples, podes optar pela instalação automática que é mais fácil ou pela manual que também não é complicada:

  • 1. Instalação Automática

Visita este website, lê as instruções e faz download do instalador. Não há que saber, o instalador deve detetar a pasta onde se encontra o jogo e fazer tudo sozinho. Não se esqueçam que depois do DayZ estar instalado, é preciso editar o arranque do Operation Arrowhead no Steam e adicionar [highlight color=”yellow”][email protected] -nosplash[/highlight]

  • 2. Instalação Manual

Basta seguires o seguinte vídeo:

Depois de teres lido as instruções com cuidado e realizado a instalação perfeita, só falta mesmo começares a jogar. Chernarus está à tua espera, bem como verdadeiras hordas de zombies que vagueiam pelas ruas à procura da sua próxima vitima. Sobreviver não é fácil neste território hostil no qual não só os zombies são um problema como também os outros jogadores.

A equipa do DayZ tem trabalhado incansavelmente e lidou bem com o aumento exponencial da população online. Hoje já é mais fácil conseguir ligação num dos muitos servidores existentes e embora o processo ainda não seja perfeito, na maior parte das vezes já não ficamos 10 ou 15 minutos à espera para entrar. Se tudo correr bem dentro de poucos minutos vais estar a jogar e como tal será importante teres alguma noção sobre o que te espera.

DayZ é principalmente um jogo de sobrevivência “hardcore“, ou seja, não existem grandes ajudas. Tu vais passar a maior parte do tempo à procura de mantimentos, a matar zombies e lidar com os outros jogadores que fores encontrando pelo caminho. Aqui ficam algumas dicas que te podem ajudar:

  • 1. Tu começas a jogar com algum equipamento, mas o mapa não faz parte dele. É preciso conhecer o território e nada melhor do que estudar o mapa antes de começares a jogar. Aqui está ele em formato gigante:

[sws_picture_frame98 src=”http://i.imgur.com/cavrL.jpg” title=”DayZ Mapa” alt=”DayZ Mapa” align=”sws_frame_center” lightbox=”1″ album=”album” video=””] [/sws_picture_frame98]

Download do mapa

  • 2. O jogo tem o seu início sempre na costa e perto de uma cidade. Assim que entras “ingame” vai aparecer uma descrição sobre o local onde te encontras, são umas letras rápidas acompanhadas de um som. Fica atento a elas porque ao saberes mais ou menos a tua localização será mais fácil decidires para onde queres ir.
  • 3. A melhor estratégia para sobreviver é evitar ao máximo o confronto com os zombies. Sempre que estiveres a entrar num edifício certifica-te que o fazes pelo local mais seguro;
  • 4. Anda sempre de cabeça baixa, desta forma será mais difícil os zombies e jogadores hostis encontrarem-te;
  • 5. Quando estiveres muito perto de zombies pára de correr e começa a andar;
  • 6. Se fores perseguido por um ou dois zombies tenta fugir para um local onde não se encontrem outros por perto e abate-os aí. Se matares um zombie numa área cheia deles, o mais provável é que os alertes a todos e aí os teus problemas serão maiores;
  • 7. Minimiza o barulho que fazes, tenta sempre andar em zonas de erva nas quais os sons dos teus passos são menores;
  • 8. Não circules nas estradas a não ser que estejas de carro. Os bandidos andam à espreita e um jogador sozinho numa estrada é uma presa fácil;
  • 9. Progride utilizando cobertura, no meio das árvores, das ervas e por aí fora;
  • 10. Desconfia de outros jogadores que encontrares, não te aproximes em velocidade ou podes assustá-lo e levá-lo a disparar mesmo que ele seja amigável. Mantém a distância até que ele te veja, se por acaso ele fizer um “salute” então pode ser amigável, responde da mesma forma mas toma cuidado não vá ele abater-te pelas costas à primeira oportunidade que tenha;
  • 11. Tenta encontrar amigos para formar um grupo. O jogo é infinitamente mais divertido quando se joga em grupo, 5 ou 6 pessoas a sobreviverem em Chernarus é uma experiência de facto muito divertida e recomendada;
  • 12. Podes encher o teu cantil com água em lagos e no mar. Escusado será dizer, não deites fora o teu cantil;
  • 13. De noite os “flares“, lanternas ou “chemlights” são fundamentais para a tua progressão, mas convêm não estares demasiado perto da luz porque ela atrai zombies e bandidos;
  • 14. Cuidado com os bandidos, eles vivem da morte de sobreviventes e não têm piedade, sempre que possível antecipa-te e “limpa-lhes o sebo” antes que eles façam o mesmo a ti;
  • 15. Headshot, headshot, headshot. Tenta disparar para a cabeça para uma morte rápida e conservares balas.

Estas são apenas algumas dicas importantes, outras podem e devem ser consultadas no guia disponibilizado no fórum oficial.

Tal como eu referi em cima, a equipa de desenvolvimento do DayZ tem trabalhado diligentemente para resolver os problemas de ligação, posso-vos dizer que neste momento apesar de eles ainda acontecerem, são em muito menor número. Por exemplo eu não tenho registado grandes problemas e regra geral a ligação processa-se de forma rápida.

É recomendado que os gamers NÃO se liguem e desliguem sucessivamente dos servidores, aliás muitos problemas de ligação acontecem devido a pessoas impacientes que estão sempre a fazer isso na esperança de conseguirem entrar mais rápido. Pelo contrário elas só acabam por sobrecarregar desnecessariamente os servidores e dificultam a vida a todos nós.

Os updates também serão uma constante durante os próximos tempos, pelo que sei neste momento existe um que já se encontra na calha, no entanto a equipa está a estudar a melhor forma de o implementar visto os servidores andarem cheios e não ser o seu desejo prejudicar a experiência aos gamers. Só para teres uma noção, ainda há poucos minutos foi superada a marca dos 7 mil utilizadores simultâneos!

DayZ promete e o Gaming Portugal estará em cima do acontecimento para acompanhar a sua evolução. Para já a minha opinião continua a ser a melhor, DayZ é uma ideia fantástica com uma aplicação muito boa e merece ser jogado até à exaustão. Se gostas de jogos de sobrevivência; se não perdes um episódio do “The Walking Dead” e se procuras por experiências novas e envolventes, então este “mod” é um “no-brainer“.

Marcio Olival

O Márcio é uma das forças editoriais da Gaming Portugal, ele também faz um pouco de tudo mas a sua preferência reside nos artigos de opinião. Regra geral ele não é comedido nas palavras, porém em vez de optar pela dureza extrema ele opta quase sempre pelo sentido de humor.

Também poderás gostar de:

  • André Perdigão

    Decidi reunir alguma informação e criar um mini-website sobre este Mod em Portugal. Caso sejam novatos e precisem de alguma informação sobre o mod em geral, consultem a página 
    http://dayz-portugal.andrepcg.me/

    Tem informação desde a instalação, mapas, servidores de jogo e voz (TS3), muitas das coisas que precisas para começar a jogar este mod. Espero q apreciem

    • Obrigado André, o website possui de facto informação muito boa e organizada. Faremos questão de o mencionar nos próximos artigos sobre o DayZ.

    • Gonçalinho Moreira

      ando á procura de malta pra jogar dayz , mas ta dificil encontrar uma “comunidade” portuguesa …. kem kiser jogar adicione me ao steam …. notourist.pt é o meu nick ….

%d bloggers like this: