PC Previews

Marvel Heroes: Cheira a Diablo III

Marvel Heroes: Cheira a Diablo III

Nós tivemos sérios problemas com o Diablo III aqui no Gaming Portugal, o Paulo que estava encarregue de fazer a review simplesmente não conseguiu fazê-la e das suas várias incursões pelo jogo destaca-se uma no qual ele quase adormeceu de aborrecimento. O sentimento foi infelizmente partilhado pelo resto da equipa de editores residentes do GP e Diablo III acabou por ser uma desilusão que nós tentámos esquecer. Hoje tenho uma boa e uma má notícia para vocês, a boa é que provavelmente no próximo ano vamos ter um novo jogo de super-heróis do Universo Marvel, a má notícia é que ele é uma espécie de Diablo III com, lá está, super-heróis.

Chama-se Marvel Heroes, esteve recentemente em BETA fechada e nós tivemos a oportunidade de lhe dar uma vista de olhos. Um jogo de super-heróis e neste caso um MMO de super-heróis é sempre uma notícia interessante e depois do encerramento feito sob protesto do City Of Heroes, parece que o mercado precisava de um grande jogo que nos viesse amenizar a dor.

Marvel Heroes Screen 1
Nesta altura Marvel Heroes está longe de ser um bom jogo…

Marvel Heroes parecia ser esse jogo, afinal de contas estamos a falar do Universo Marvel que junta alguns dos mais famosos super-heróis de todos os tempos. O jogo está a ser desenvolvido pela Gazillion Entertainment e antes mesmo de o jogarmos já tínhamos visto várias imagens e vídeos que prometiam. No entanto e como se sabe, só é possível termos uma ideia quando finalmente metemos as mãos em cima de um videojogo e quando isso aconteceu não pudemos evitar sentir um certo desapontamento.

Eu já tinha mencionado que o Diablo III nos deixou más recordações? Pois bem meus amigos, Marvel Heroes é uma experiência tão repetitiva e semelhante a Diablo III que por exemplo o Paulo Figueiredo (um dos nossos editores) quase teve um chilique quando o jogou.

Desde já é importante esclarecer que nós já esperávamos por problemas e bugs característicos de uma versão BETA, o que não estávamos à espera era de uma espécie de cópia do formato do Diablo III agora num Universo de super-heróis. O problema destes jogos é que eles se baseiam num “frenético festival de cliques“, não há propriamente necessidade de muitas “skills” e a jogabilidade corre o risco de se tornar repetitiva e pouco memorável.

Marvel Heroes Screen 2
Clica aqui, clica ali, clica acolá. Sim, a jogabilidade é isto…

Marvel Heroes foi uma surpresa desagradável, apesar de longe da sua versão final é possível ter um vislumbre sólido do conceito e ele não parece ser nada bom. O próprio grafismo, os modelos das personagens, até os cenários, não houve nada que nos fizesse sorrir, não houve absolutamente nada que nos deixasse entusiasmados.

Eu estava à espera de um MMO, mas Marvel Heroes é tal como o Diablo III uma espécie de RPG de ação com um modo online. É um tanto ou quanto vazio e não traz consigo nada de novo, neste estado chega a ser mesmo um exemplo do caminho a não seguir quando se cria um videojogo.

Marvel Heroes Screen 2
Até por esta imagem se consegue ver que o grafismo não é famoso…

As versões BETA costumam ter muitos problemas, isso é esperado e perfeitamente normal, mas temo que os problemas de Marvel Heroes são de fundo e será necessário uma quantidade de trabalho colossal para dar a volta à situação. Mesmo assim alguns gamers podem dizer:

Mas o Diablo III é um grande jogo!

Eu não sei se iria tão longe ao ponto de considerar o Diablo III um grande jogo, mas aceito que muitos gamers gostem de o jogar e não tenham nada contra o seu formato. Eu, – e já agora os restantes membros da equipa residente do Gaming Portugal – com todo o respeito pelos seus criadores, não sou fã de “festivais de cliques frenéticos” a não ser que eles estejam associados a experiências de jogo curtas, simples e de baixo orçamento.

Nós esperávamos mais e verdade seja dita, tínhamos toda a razão ou não contasse o jogo com super-heróis com os quais muitos de nós crescemos. Mas esta não é a derradeira experiência de gaming da famosa marca, tão pouco o Marvel Heroes com este conceito poderá ser um “player” de sucesso no mercado dos MMO’s.

Marvel Heroes Screen 4
Não há nada para ver aqui…

Não chega, “agarrar” nas personagens da Marvel e colocá-las em cenários pouco inspirados num quase clone de Diablo III, simplesmente não chega. É preciso mais e embora a “pérola” da Blizzard até tenha sido sucesso, não me parece que os gamers se deixem “enganar” por uma segunda vez.

Amigos gamers, façam figas e “rezem” para que a Gazillion Entertainment trabalhe arduamente para transformar o jogo de tal forma que a versão final nada tenha a ver com a BETA que nós jogámos.

Para já não há nada para ver por aqui, podem seguir…

Diogo Mota
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.

Também poderás gostar de: