Jogos Indie PC Previews

Planetbase: Coloniza e Sobrevive

Planetbase: Coloniza e Sobrevive

planetbasePlanetbase é um jogo de estratégia no qual tu deves guiar um grupo de colonos espaciais com o objetivo de estabelecer um posto avançado num planeta remoto. O jogo é da autoria da Madruga Works, um pequeno estúdio composto por apenas cinco elementos que já têm alguma experiência no desenvolvimento de videojogos. Planetbase tem o seu lançamento agendado para amanhã e é um título que merece uma atenção especial.

O jogo coloca-nos num planeta distante e o objetivo é bastante simples: estabelecer uma colónia auto-sustentável. Para fazermos isso vamos precisar de construir estruturas, juntar recursos e basicamente encontrar maneira de sobrevivermos muito longe do nosso planeta Terra.

planetbase1
Tornar uma colónia auto-sustentável não será uma tarefa fácil…

A mecânica de jogo é simples e os veteranos de jogos de estratégia não terão quaisquer problemas para começarem de imediato a darem forma à sua colónia. Existem quatro recursos fundamentais a ter em conta para criarmos uma colónia bem sucedida neste jogo, são eles: o oxigénio, a água, a comida e a energia. Para que exista uma progressão mínima, é absolutamente necessário ter uma base com um bom fluxo de oxigénio; de água porque os colonos trabalham muito e têm muita sede; obviamente de comida para que eles recuperem as suas forças e claro de energia porque as estruturas não funcionariam sem ela.

Não te assustes se achares a tarefa muito complicada, pois existe um tutorial bastante completo que te ensina quais os passos necessários para criares uma colónia auto-sustentável. Mas basicamente nós temos de oferecer aos colonos as melhores condições de trabalho possíveis. Se não existem áreas para dormir então nós temos um problema; se faltar água eles podem morrer de de sede e já estás a perceber a coisa não é?

planetbase2
Os biólogos são importantíssimos e muita comidinha da boa só existe graças a eles…

Mas a aventura não começa aqui, pelo contrário ela só está a começar. Parte do desafio de tentar sobreviver num planeta remoto prende-se com a alimentação e com a produção de novos recursos. Em Planetbase os biólogos certificam-se de que os vegetais são cultivados; os mineiros buscam incansavelmente por novos materiais; os engenheiros reparam material danificado e os médicos zelam pela saúde de todos.

Os desafios que vais encontrar neste jogo, são de certa forma os que irias encontrar se um dia fizesses parte do primeiro grupo de colonos com a missão de se estabelecerem num planeta distante.O jogo possui a sua dose de realismo apesar de ela não ser exagerada ao ponto de um pequeno erro nos levar à tragédia.

planetbase3
Dá gosto ver uma colónia grande mas a sua gestão pode tornar-se num pesadelo de um momento para o outro…

A jogabilidade é simples e isso ajuda a que a nossa mente não se disperse, mas tal como em qualquer outro jogo de estratégia, um bom gestor deve ser multifacetado sem nunca esquecer o que é mais importante. Depois de termos a colónia estabelecida vamos poder começar a aceitar novos colonos, é aqui que o verdadeiro desafio começa, porque quantos mais colonos formos recebendo mais difícil será gerir a colónia.

Planetbase é divertido e inteligente, é verdade que possui elementos já vistos noutros títulos do género, mas ele faz-se valer da simplicidade para se distinguir e fá-lo com sucesso, o que em jogos de estratégia não é nada fácil de se conseguir.

Este jogo também não é um colosso dentro do género nem nada que se pareça. Planetbase é um título modesto, ele possui limitações gráficas, a jogabilidade simplista poderia levar uns ajustes e os menus também poderiam ser melhores. Por exemplo algo que me fez confusão foi o facto de não podemos utilizar o rato para rodarmos a câmera (fazemos isso com o teclado apenas) mas reconheço também que após alguns minutos de jogo é algo com o qual me habituei rapidamente.

Embora existam alguns pequenos problemas, até agora nenhum deles afeta a experiência ao ponto de a tornar desagradável. Pelo contrário Planetbase é divertido e colonizar um planeta pode ser por vezes um grande desafio mas também consegue ser altamente recompensador quando somos bem sucedidos e a nossa base funciona na perfeição.

planetbase4
Planetbase é inteligente, divertido e “bafejado” com uma simplicidade que o torna viciante…

Acima de tudo eu acho que estamos perante um jogo sólido de estratégia, que não é pesado do ponto de vista dos requisitos (uma boa notícia para quem não possui computadores muito poderosos) e que se faz valer de uma certa simplicidade permitindo-nos entrar quase de imediato na aventura da colonização. Eu acredito que o jogo possui características capazes de atrair quer novatos ou veteranos do género e se isso acontecer ele poderá ser bem sucedido.

Compra-o amanhã se estiveres interessado, ou espera pela minha review na próxima semana caso não estejas disposto a arriscar.

Marcio Olival

Marcio Olival

Editor em Gaming Portugal
O Márcio é uma das forças editoriais da Gaming Portugal, ele também faz um pouco de tudo mas a sua preferência reside nos artigos de opinião. Regra geral ele não é comedido nas palavras, porém em vez de optar pela dureza extrema ele opta quase sempre pelo sentido de humor.
Marcio Olival

Últimos posts por Marcio Olival (exibir todos)

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.