PC Reviews

Super Mombo Quest: Opinião

blank

Plataformas 2D, simplicidade, divertimento e a promessa de uma jogabilidade precisa e viciante é o que promete o Super Mombo Quest. Mas será que este jogo tem o que é preciso para se destacar dentro do género?

Super Mombo Quest é a clássica abordagem ao jogo de plataformas 2D adaptada aos tempos modernos. Ele vai buscar inspiração às grandes referências dentro do género e tenta proporcionar uma experiência fresca, divertida e cheia de personalidade.

Desenganem-se aqueles que julgam que desenvolver um bom jogo de plataformas 2D é uma tarefa fácil. Sim, o conceito pode ser relativamente simples e também é verdade que é utilizado ao longo de várias gerações, no entanto por essa mesma razão os jogadores estão super-familiarizados com o género e não lhes escapa o mínimo deslize.

Super Mombo Quest, à semelhança de tantos outros jogos de plataformas 2D, não “reinventa a roda” mas tenta “fazê-la girar rápido e de forma consistente” e o resultado final tem qualidade e muito estilo.

Jogabilidade, jogabilidade e jogabilidade

blank

Se a jogabilidade já é um departamento importante em qualquer videojogo, numa experiência de plataformas 2D ela é ainda mais importante. Uma jogabilidade simples mas precisa é fundamental e a sensação de controle da personagem em todos os momentos também é um requerimento.

A partir do primeiro momento que começámos a jogar Super Mombo Quest percebemos que felizmente ele não desilude neste departamento. A jogabilidade é simples, rápida e bastante precisa,  o que por sua vez resulta numa experiência recompensadora.

Embora as bases da jogabilidade sejam simples este é um jogo que exige “skills” por parte dos jogadores de forma a que o consigam jogar rápido e bem. Parte da experiência envolve também a realização de “combos” para os quais é necessária também velocidade e precisão.

Há repetição envolvida sobretudo para o jogador que procura a perfeição e com um pouco de prática é possível começar a explorar o verdadeiro potencial deste jogo. A movimentação rápida e precisa resulta em momentos memoráveis e nós sentimos um prazer enorme sempre que conseguimos avançar à mais alta velocidade dizimando inimigos pelo caminho e também colectando tudo sem falhas.

Foi necessário algum tempo, repetição e habituação à jogabilidade até dominarmos os movimentos básicos, porém o jogo adiciona também transformações que adicionam novas habilidades à nossa personagem e trazem consigo novos desafios de jogabilidade.

Essas transformações refrescam a jogabilidade e acima de tudo oferecem novos caminhos para ultrapassarmos os obstáculos ou atingirmos locais que antes eram inacessíveis. Se a jogabilidade sem as transformações já tem qualidade, com as transformações torna-se ainda mais dinâmica, divertida e desafiante.

No que diz respeito à precisão da jogabilidade também estamos muito satisfeitos. Super Mombo Quest encontra-se ao nível das grandes referências do mercado neste departamento, a personagem corresponde a todos os nossos movimentos, não há qualquer atraso visível na resposta ao carregamento no botão e isso é excelente para quem pretende atingir a perfeição.

Uma jogabilidade sólida, divertida e recompensadora é meio caminho andando para uma boa experiência de plataformas 2D e não temos dúvidas, este preenche todos os requisitos.

Excelente trabalho artístico

blank

Se a jogabilidade é talvez o ponto mais forte de toda a experiência, Super Mombo Quest também se destaca pelo excelente trabalho artístico. Novamente o jogo encontra-se ao nível das grandes referências do género e embora se tenha inspirado nelas, possui também a sua própria identidade.

As personagens estão bem desenhadas e sobretudo “Mombo“, o herói, com a língua sempre para fora é hilariante. Os cenários são coloridos e detalhados e os efeitos visuais vibrantes e energéticos. Visualmente Super Mombo Quest é um “regalo para os olhos” que parece ter sido desenvolvido com uma enorme paixão e carinho.

Foi sem dúvida uma surpresa agradável e não estávamos à espera de um jogo tão polido neste departamento.

Mas artistas talentosos fazem de facto a diferença, aliás basta dares uma vista de olhos pelo “merchandise” para veres tu próprio como a arte deste jogo fica absolutamente fantástica em canecas, cadernos e quadros.

A Orube Game Studio está de parabéns não só pela jogabilidade muito boa, como também por não ter descurado o departamento visual que é muito importante na construção de uma boa identidade.

A progressão

blank

Super Mombo Quest é uma aventura no estilo metroidvania e na qual a personagem principal vai desbloqueando novas transformações à medida que vai avançado. Para além dessas transformações existem ainda atributos que podemos melhorar bem como itens que podemos equipar e que transformam a experiência.

Essas melhorias e itens são adquiridos com os cristais que vamos colectando ao longo da experiência. Como em muitos jogos de plataformas do seu género, a derrota faz parte da experiência mas neste jogo ela é mais um momento de aprendizagem do que de uma punição severa.

Mesmo no início da experiência quando perdemos, conseguimos conservar sempre alguns dos cristais que colectámos. Desta forma conseguimos adquirir melhorias e itens mesmo na derrota, o que acaba por tornar a experiência um pouco mais acessível.

Não é que Super Mombo Quest não seja desafiante, porque ele tem os seus momentos difíceis. No entanto digamos que ele não segue o caminho da “dificuldade imperdoável”.

A boa jogabilidade contribui bastante para a longevidade da experiência. O modo de história tem cerca de 6 horas (um pouco mais rápido para os apressados) o que não é nada mau para um jogo de plataformas 2D. Para além disso há o desafio de repetir para fazer combos mais rápidos e impressionantes bem como procurar pelas transformações secretas que estão escondidas no mapa.

Finalmente nós acreditamos que o jogo tem também potencial para “speedruns” e não seria má ideia um modo mais difícil de jogo ao estilo de um “Super Meat Boy” para aqueles que procuram pelo derradeiro desafio.

A banda sonora e os efeitos sonoros

blank

É sem surpresas que Super Mombo Quest revela também solidez na sua banda sonora e nos efeitos sonoros. Cada área conta com uma música envolvente e muito bem produzida e os efeitos sonoros são fundamentais porque ajudam a experiência a ser mais divertida e transmitem, com precisão, o peso de cada movimento realizado.

O que por vezes acontece neste tipo de jogos é algum descuido nos efeitos sonoros e isso pode ter um impacto bastante profundo na experiência de jogabilidade. Num bom jogo de plataformas 2D o som é sempre um indicador adicional na realização de um movimento e permite acima de tudo aos jogadores mais meticulosos uma movimentação ainda mais ligeira e eficaz.

Super Mombo Quest também utiliza com mestria o som

Mas não há pontos fracos neste jogo?

blank

Tecnicamente falando e na nossa opinião de facto não existem pontos fracos em Super Mombo Quest e o segredo reside na simplicidade da abordagem. A realidade é que este jogo oferece-nos precisamente aquilo que anuncia: uma experiência divertida, dinâmica e desafiante.

Nesta medida ele consegue valer cada cêntimo do seu preço e por 12,49€ é muito provavelmente um dos mais baratos e melhores jogos de plataformas actualmente disponíveis no mercado.

Mas, e porque há sempre um “mas”, ele poderia ser uma experiência ainda mais robusta. A adição de novos modos de jogo que explorem ainda mais o potencial da jogabilidade, mais dificuldade e quem sabe, novas personagens jogáveis poderiam adicionar ainda mais valor a este jogo.

Para além disso talvez uma compatibilidade com a Workshop na qual os jogadores poderiam criar os seus próprios níveis poderia catapultar o jogo para o sucesso à escala global. Mas isto somos nós por cá a escrevermos que somos mais especialistas a jogar videojogos do que propriamente a criá-los.

Dito isto, Super Mombo Quest foi sem dúvida uma das mais agradáveis surpresas nesta recta final deste ano difícil de 2021 e nós só esperamos que mais jogadores lhe dêem uma oportunidade porque não se vão arrepender.

Háaaaaaa é verdade…

Este é altamente recomendado!

Prós
  • Excelente trabalho artístico;
  • Jogabilidade precisa e desafiante;
  • Uma experiência sólida em todas as áreas.
Contras
  • Poucos modos de jogo;
  • No geral não perderia nada se fosse uma experiência um pouco mais robusta e variada.
VEREDICTO
Simples, divertido e viciante
As últimas palavras

Super Mombo Quest foi uma das surpresas mais agradáveis desta recta final de 2021. Ele é simples na abordagem mas faz muito bem aquilo a que se propõe e é talvez uma das melhores compras dentro do género de plataformas 2D.

4.2

Última atualização: Fevereiro 3, 2022 às 09:51

Também poderás gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *