Jogos Grátis Tutoriais / Dicas

Warframe Guia: Parte 4 (Ganhar Platina Gratuitamente)

A “platina” é a moeda premium do Warframe com a qual os jogadores podem fazer compras ingame. Ela pode ser obtida de tuas maneiras: através da compra de pacotes de platina com dinheiro real ou gratuitamente com recurso ao sistema de trocas do jogo. Obviamente é o método gratuito de obtenção de platina que mais interessa.


Considera dares uma vista de olhos pelas outras partes do guia:

Sim, no Warframe qualquer jogador pode conseguir platina gratuitamente, porém será necessário trabalho, muita persistência e alguma paciência. Para facilitar a digestão deste artigo vou mais uma vez recorrer a tópicos e partilhar algumas informações e dicas importantes para a manutenção de um fluxo de platina gratuito no Warframe.

1. Comprar Platina Com Dinheiro Real

As micro-transações são a principal fonte de financiamento do Warframe.

“Mas o que é que isto significa?”

Significa que se de um dia para o outro todos os jogadores deixassem de comprar platina e outros itens com dinheiro real, o desenvolvimento continuo deste jogo bem como a sua evolução que tem progredindo a um ritmo galopante até agora, poderiam ser colocados em causa.

Neste momento talvez alguém algures possa estar a pensar:

“Mas eu não posso andar a comprar sempre pacotes de platina porque eles são dispendiosos”.

Eu concordo totalmente com esta afirmação mas se por um lado é absolutamente verdade que os pacotes de platina não são nada “amigos da carteira”, pelo outro é isso que dá valor à moeda e torna-a tão importante e útil no jogo.

Tal como já escrevi na primeira parte do guia, eu só recomendo a compra de platina com dinheiro real quando a Digital Extremes oferece descontos significativos. Felizmente esses descontos são oferecidos com bastante frequência através de recompensas de login.

Se tiveres paciência então vai chegar o dia em que fazes login no jogo e é-te oferecido um desconto na compra de platina. Eu pessoalmente só recomendo que se aproveite estes descontos quando eles são iguais ou superiores a 75% e tudo o que foi abaixo deste valor, na minha opinião, não compensa.

Dito isto é importante realçar mais uma vez que a compra de platina e outros itens com dinheiro real é uma forma de apoiar o desenvolvimento continuo deste jogo e consequentemente contribuir para a sua evolução. No entanto ninguém pode censurar o jogador que tenta minimizar os seus gastos e é por isso que eu considero tão importante alertar os novos jogadores para que não se precipitem nas suas compras no Warframe.

 !! atenção !!  O Warframe é uma experiência jogada por pequenos e graúdos. Escusado será dizer que no caso de jogadores menores de idade, é importante que os pais controlem os gastos dos seus filhos no jogo e que não lhes facilitem demasiado o acesso a fundos sob pena de um dia apanharem uma surpresa.

2. Platina Grátis? Sim Obrigado!

Novamente e repetindo o que escrevi na primeira parte do guia (onde já ofereço alguns esclarecimentos sobre a platina), a realidade é que grande parte dos jogadores mais experientes no Warframe não gasta muito dinheiro real na compra de platina. Pelo contrário uma grande percentagem da platina que têm costuma ser obtida através do sistema de trocas.

  • Mas é fácil conseguir platina grátis?

A resposta a esta pergunta tem muito a ver com a experiência pessoal de cada um com o jogo. Eu diria que não é propriamente fácil, mas também não é assim tão difícil.

Como em praticamente tudo no Warframe, também a possibilidade de conseguires obter platina gratuita vai depender do teu nível de dedicação ao jogo, aliás é por esta razão que os jogadores mais veteranos não têm qualquer dificuldade em conseguir platina sem pagarem um tostão. As suas inúmeras horas passadas a jogar Warframe deram-lhes conhecimentos valiosos e com meia dezena de trocas eles facilmente aumentam as suas reservas de platina.

O truque é simples: ter uma noção dos valores dos itens que podem ser vendidos no jogo; saber aproveitar quando a procura aumenta e praticar preços acessíveis e que podem ser suportados pelos outros jogadores.

A parte da dedicação é que é um pouco mais complicada…

Tu vais precisar de atingir o nível 2 de maestria para poderes começar a trocar, porém o número de trocas está directamente interligado com esse nível. Isso significa que a nível 2 possuis 2 trocas diárias, a nível 3 já tens 3 e assim sucessivamente.

O nível de maestria vai subindo à medida que fores explorando o jogo e subi-lo só começa a ser um desafio em “endgame” quando já desbloqueámos todos os planetas, temos praticamente todas as warframes existentes no jogo e já levámos ao nível máximo um número infindável de armas.

Mesmo assim a nível 16 eu consigo fazer 16 trocas por dia, o que já não é nada mau. Por exemplo no fim-de-semana passado fiz algumas trocas e consegui acumular com facilidade cerca de 250 de platina. Esta quantidade de platina foi adquirida sem grande esforço, apenas recorri ao Warframe Market, coloquei alguns itens à venda bem como abordei alguns jogadores que pretendiam comprar itens que eu tinha no inventário. As trocas são simples, incrivelmente rápidas e por vezes extremamente rentáveis.

É mesmo assim tão simples?

Sim e não.

Eu sei que é uma resposta um tanto ou quanto ambígua mas o que ela significa é:

  • Sim é relativamente simples para um jogador que conhece bem o jogo e já o explorou durante centenas e por vezes milhares de horas;
  • Já para quem hoje dá os seus primeiros passos no Warframe provavelmente vai ficar com a sensação de que tem pela frente uma tarefa hercúlea.

Numa experiência focada em “grind” e onde há muito para aprender como é o caso do Warframe, as verdadeiras recompensas só começam a surgir após muitas horas e dedicação ao jogo.

Não te esqueças também da aprendizagem, porque quanto mais souberes sobre este jogo, mais facilidade terás a jogá-lo e a conseguir atingir objectivos como por exemplo: conseguir ganhar platina gratuitamente.


Considera dares uma vista de olhos pelas outras partes do guia:

Também poderás gostar de:

 

Deixa um comentário

avatar
  Subscrever  
Notificações de